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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES BIOENGENHARIA– EESC/IQSC/FMRP/USP
ROTEIRO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, TEÓRICAS E PRÁTICAS/2017
DISCIPLINA: SRB5025 Tópicos em Funcionalidade, Tecnologia Assistiva e Inovação em Reabilitação
Coordenadoras: Profa Dra Carla da Silva Santana e Profa Dra Valéria Meirelles Carril Elui
TURMA: 1o. Sem/2017 Oferecimento: 17/03/2011 a 28/04/2011
DIA
HORÁRIO
Início Final
ATIVIDADE
REFERÊNCIAS
30/03
09:00
12:00
Apresentação da disciplina
1)MANCINI, M. C.; SAMPAIO, R. F. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 10, n. 4, p. 361-472, out./dez. 2006.
2)PETROIANU, A Critérios para autoria e avaliação de uma publicação científica. Petroianu A/Rev Psiq Clín. 2010;37(1):1-5.
3)WHITESIDES, G. M. Whitesides' Group: Writing a Paper. Adv.Mater. 2004 , 16 , No. 15, August 4
06/04
09:00
12:00
Fundamentos e conceitos de TA e Funcionalidade
13/04
09:00
12:00
Estudo/Trabalho em grupo
Passo 1: Pergunta do estudo, especificando população e intervenção de interesse, identificar as bases de dados e definir palavra chaves e estratégia de busca
20/04
09:00
12:00
Avaliação de Tecnologia
DAVIS, F. D. (1989).Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13(3), 319-340.
DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P. R. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management Science, Catonsville, v. 35, n. 8, p. 982-1002, 1989.
CARVALHO, Karla Emanuelle Cotias de; GOIS JUNIOR, Miburge Bolívar; SA, Katia Nunes. Tradução e validação do Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology (QUEST 2.0) para o idioma português do Brasil. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo , v. 54, n. 4, p. 260-267, Aug. 2014.
Apresentação do passo 1 – Todos os grupos (20 minutos cada grupo)
27/04
09:00
12:00
Estudo/Trabalho em grupo
Passo 2: Buscando a evidência (Chegar até a tabela organizadora da coleta a ser feita)
4/05
09:00
12:00
Apresentação do passo 2 e Discussão
11/05
09:00
12:00
Estudo/Trabalho em grupo
Passo 3: Revisando e selecionando os estudos
18/05
09:00
12:00
Avanços na reabilitação através de tecnologia
Professor convidado
25/05
09:00
12:00
Estudo/Trabalho em grupo
Passo 4: analisando a qualidade metodológica
01/06
09:00
12:00
Prioridades em tecnologia assistiva e engenharia de Reabilitação
RESNA. RESNA's Guidelines and Priorities for Assistive Technology and Rehabilitation Engineering Research. Disponível em: https://www.resna.org/sites/default/files/legacy/resources/position-papers/RESNA%20Research%20Guidelines_022017.pdf
Apresentação do passo 4 – Todos os grupos
08/06
09:00
12:00
Apresentação dos trabalhos finais
(todos os grupos)
Passo 5: Apresentação do seminário do artigo de revisão
Critérios de avaliação:
1) Participação em aula presencial, apresentação dos passos do trabalho de revisão (individual e grupal)
2) Apresentação de seminário sobre a revisão
3) Elaboração de um trabalho científico – Revisão de literatura sistemática sobre os seguintes temas: a)Avaliação de tecnologia assistiva; b)Robótica na reabilitação; c)Tecnologia de Informação e Comunicação aplicada à reabilitação com foco no celular e tablets
4) Entrega do artigo de revisão em 08/7/2017.
Método:
Aula interativa. Estudo de texto e estudo dirigido. Seminários
Critério:
Nota maior ou igual a 5,0 e mínimo de 70% de frequência.
Nomes
Notas
30/03
06/04
20/04
04/05
18/5
01/06
08/06
Rev
Part
Seminário
Final
Alexandre Henrique Macris <ahmacris@usp.br>,
Carla Rosana Gonzaga da Silva Cardoso
carlaengmec@gmail.com> (ALUNO ESPECIAL)
Felipe Carvalho Pellison <felipe@fmrp.usp.br>,
Filipe Andrade Bernardi <filipepaulista12@usp.br>,
Gustavo Casagrande Oliveira <gustavo.oliveira@usp.br>,
Mariana Ferreira Gonçalves <mariana.ferreira.goncalves@usp.br>,
Matheus Calil Faleiros <matheus.faleiros@usp.br>,
Renan Shida Marinho <renan_shida@hotmail.com>,
Victor Francisco <victorfco@aluno.ffclrp.usp.br>,
Vinícius Costa Lima <viniciuslima@usp.br>,
William Dias Ferreira <williamdif@usp.br>,
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São apresentados textos que serão utilizados na disciplina.
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Nesta aula você conhecerá os aspectos principais relacionados à Funcionalidade e conceitos da tecnologia assistiva.
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Neste módulo conheceremos os modelos que fundamentam a avaliação das tecnologias em geral e das tecnologias assistivas, como O Acceptance Technology Model (TAM), O QUEST. MPT.
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Nesta aula você conhecerá o Guideline da RESNA e projetos de inovação em tecnologia assistiva.
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