Programação

  • Programa

    PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES BIOENGENHARIA– EESC/IQSC/FMRP/USP

    ROTEIRO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, TEÓRICAS E PRÁTICAS/2017

    DISCIPLINA: SRB5025  Tópicos em Funcionalidade, Tecnologia Assistiva e Inovação em Reabilitação

    Coordenadoras: Profa Dra Carla da Silva Santana e Profa Dra Valéria Meirelles Carril Elui

    TURMA: 1o. Sem/2017  Oferecimento:  17/03/2011 a 28/04/2011

     

    DIA

    HORÁRIO

    Início   Final

    ATIVIDADE

    REFERÊNCIAS

    30/03

    09:00

    12:00

    Apresentação da disciplina

    1)MANCINI, M. C.; SAMPAIO, R. F. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 10, n. 4, p. 361-472, out./dez. 2006.

    2)PETROIANU, A Critérios para autoria e avaliação de uma publicação científica. Petroianu A/Rev Psiq Clín. 2010;37(1):1-5.

    3)WHITESIDES, G. M. Whitesides' Group: Writing a Paper. Adv.Mater. 2004 , 16 , No. 15, August 4

    06/04

    09:00

    12:00

    Fundamentos e conceitos de TA e Funcionalidade

    13/04

    09:00

    12:00

    Estudo/Trabalho em grupo

    Passo 1: Pergunta do estudo, especificando população e intervenção de interesse, identificar as bases de dados e definir palavra chaves e estratégia de busca

    20/04

    09:00

    12:00

    Avaliação de Tecnologia

     

    DAVIS, F. D. (1989).Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13(3), 319-340.

    DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P. R. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management Science, Catonsville, v. 35, n. 8, p. 982-1002, 1989.

    CARVALHO, Karla Emanuelle Cotias de; GOIS JUNIOR, Miburge Bolívar; SA, Katia Nunes. Tradução e validação do Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology (QUEST 2.0) para o idioma português do Brasil. Rev. Bras. Reumatol.,  São Paulo ,  v. 54, n. 4, p. 260-267,  Aug.  2014.

    Apresentação do passo 1 – Todos os grupos (20 minutos cada grupo)

    27/04

    09:00

    12:00

    Estudo/Trabalho em grupo

    Passo 2: Buscando a evidência (Chegar até a tabela organizadora da coleta a ser feita)

    4/05

    09:00

    12:00

    Apresentação do passo 2 e Discussão

    11/05

    09:00

    12:00

    Estudo/Trabalho em grupo

    Passo 3: Revisando e selecionando os estudos

    18/05

    09:00

    12:00

    Avanços na reabilitação através de tecnologia

    Professor convidado

    25/05

    09:00

    12:00

    Estudo/Trabalho em grupo

    Passo 4: analisando a qualidade metodológica

    01/06

    09:00

    12:00

    Prioridades em tecnologia assistiva e engenharia de Reabilitação

    RESNA. RESNA's Guidelines and Priorities for Assistive Technology and Rehabilitation Engineering Research. Disponível em: https://www.resna.org/sites/default/files/legacy/resources/position-papers/RESNA%20Research%20Guidelines_022017.pdf

    Apresentação do passo 4 – Todos os grupos

    08/06

    09:00

    12:00

    Apresentação dos trabalhos finais

    (todos os grupos)

    Passo 5: Apresentação do seminário do artigo de revisão

     

    Critérios de avaliação:

    1)      Participação em aula presencial, apresentação dos passos do trabalho de  revisão (individual e grupal)

    2)      Apresentação de seminário sobre a revisão

    3)      Elaboração de um trabalho científico – Revisão de literatura sistemática sobre os seguintes temas: a)Avaliação de tecnologia assistiva; b)Robótica na reabilitação; c)Tecnologia de Informação e Comunicação aplicada à reabilitação com foco no celular e tablets

    4)      Entrega do artigo de revisão em 08/7/2017.

    Método:

    Aula interativa. Estudo de texto e estudo dirigido. Seminários

    Critério:

    Nota maior ou igual a 5,0 e mínimo de 70% de frequência.

     

    Nomes

    Notas

     

    30/03

    06/04

    20/04

    04/05

    18/5

    01/06

    08/06

    Rev

    Part

    Seminário

    Final

    Alexandre Henrique Macris <ahmacris@usp.br>,

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Carla Rosana Gonzaga da Silva Cardoso

    carlaengmec@gmail.com> (ALUNO ESPECIAL)

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Felipe Carvalho Pellison <felipe@fmrp.usp.br>,

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Filipe Andrade Bernardi <filipepaulista12@usp.br>,

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Gustavo Casagrande Oliveira <gustavo.oliveira@usp.br>,

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Mariana Ferreira Gonçalves <mariana.ferreira.goncalves@usp.br>,

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Matheus Calil Faleiros <matheus.faleiros@usp.br>,

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Renan Shida Marinho <renan_shida@hotmail.com>,

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Victor Francisco <victorfco@aluno.ffclrp.usp.br>,

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Vinícius Costa Lima <viniciuslima@usp.br>,

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    William Dias Ferreira <williamdif@usp.br>,

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     


  • Fundamentos e conceitos de TA e Funcionalidade

    Nesta aula você conhecerá os aspectos principais relacionados à Funcionalidade e conceitos da tecnologia assistiva.

  • Avaliação de Tecnologia

    Neste módulo conheceremos os modelos que fundamentam a avaliação das tecnologias em geral e das tecnologias assistivas, como O Acceptance Technology Model (TAM), O QUEST. MPT.

  • Prioridades em tecnologia assistiva e engenharia de Reabilitação

    Nesta aula você conhecerá o Guideline da RESNA e projetos de inovação em tecnologia assistiva.