Programação

  • 19/02 Apresentação da Disciplina

    • Apresentação da disciplina
    • CIF – CJ
    • AOTA, 2008
    • Entrega e discussão de cronograma, tarefas e critérios de avaliação;
    • Divisão das duplas, orientações sobre as práticas CIR, relatórios,planejamentos e Portfólio.
  • 26/02: Raciocínio Clínico

    Aula expositiva dialogada.

    Quem é essa criança?

  • 12/03: Protocolos de Avaliação

    Protocolos de Avaliação na clínica de T.O. infanto-juvenil (Knox, PEDI, CHORES, Portage).

    Aula expositiva dialogada

  • 19/03: Infância, adolescência e políticas públicas

    Breve revisão da história da infância.

    Políticas Públicas da Infância e Adolescência

    Apresentação locais de práticas do Módulo Social.

    Indicação de leitura para 26/03: Panúncio-Pinto, MP. Neoliberalismo e globalização.

  • 21/03 Aplicações do PEDI

    Sala LERT, prédio da TO, 16 horas.

    Aula adiantada do cronograma.

    Seria dia 23/04, foi adiantada para contribuir para as práticas no CIR.

  • 26/03: • Neoliberalismo e globalização: os cenários onde ocorrem as intervenções terapêutico-ocupacionais com crianças e adolescentes

    Aula expositiva dialogada.

    Vivência: arte e contexto.

    Tarefa para 09/04: apresentar clipe com o tema “Música e contexto”: escolher uma música que fale sobre o contexto atual e produzir um clipe com imagens. Em duplas (10 pontos).

    Indicação de leitura para 02/04: GALHEIGO,SM O Social: idas e vindas de um campo de ação em terapia ocupacional

  • 02/04: • Campo social na terapia ocupacional – alguns conceitos

    Apresentação de conceitos gerais sobre o campo social em Terapia Ocupacional (do geral para o particular => crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social)

  • 09/04: Avaliação Parcial

    Apresentação do trabalho "Música e Contexto"

  • 16/04 Semana Santa

    Não haverá aula.

    Semana Santa.

    Feliz chocolate, porque chocolate vem do cacau (que é uma árvore), logo é SALADA.

  • 23/04 Adversidade e desenvolvimento

    • Adversidade e desenvolvimento. Crianças e adolescentes em situação de risco. (risco, vulnerabilidade e resiliência).
    • Retomar Baltes (life span perspective): eventos de vida X desenvolvimento.

    Tarefa para 04 e 11/06: seminários sobre "Situações de Risco" (15 pontos). 

    Formar 04 grupos escolher os temas entre:

    (1) Meninos de rua

    (2) Exploração do trabalho infantil

    (3) Gravidez na Adolescência

    (4) Violência doméstica

    (5) Pobreza extrema-violência

    (6) Abuso de SPA na infância e adolescência

    Escolher um filme ligado ao tema do seminário para contextualizar  a trajetória de sujeitos cuja infância adversa determinou conseqüências negativas para seu desenvolvimento.

    Apresentação: principais conceitos discutidos através do filme escolhido.

  • 30/04: Tutoria Práticas CIR

    ATENÇÃO: aula será as 12 horas, na sala de aula do CIR.

    Apresentação dos Casos Clínicos Quem é a criança + recursos e estratégias que estão sendo utilizados para atingir os objetivos traçados.

    (slides com tempo máximo de apresentação de 10 minutos por dupla)

  • 07/05: Situações de Risco


    Aula expositiva dialogada.

  • 14/05: Violência doméstica (definindo o fenômeno)

    Primeiras aproximações à Violência Interpessoal Doméstica.

    Discussão sobre o modelo de educação que favorece a violência

    Aula expositiva dialogada.

    Discussões a partir do video-clipe "Another brick in the wall".

  • 21/05: Tipos de violência doméstica

    Aula expositiva dialogada: ampliando a compreensão pelos indicadores, consequências para o desenvolvimento e tipos.

  • 28/05: Tutoria práticas contexto social

    Apresentação dos locais das práticas pelas duplas e discussão de possibilidades de intervenção do Terapeuta Ocupacional.

  • 04/06: Seminários sobre situações de risco (02 temas)

  • 11/06: Paralisação estudantes

    Seminário transferido para 18/06.

  • 18/06: Seminários Situação de Risco

    Continuação da apresentação dos seminários.

    Para a validação da atividade de 11/06 e consequente presença dos estudantes, é necessário:

    1) Fazer a avaliação da disciplina postando texto no forum respectivo;

    2) FAzer o trabalho final das práticas no contexto social, postando apresentação até dia 25/06

  • 25/06: Apresentação das práticas

    Grupos apresentarão síntese das práticas de contextos sociais.

  • Tópico 20