Programação
-
- Apresentação da disciplina
- CIF – CJ
- AOTA, 2008
- Entrega e discussão de cronograma, tarefas e critérios de avaliação;
- Divisão das duplas, orientações sobre as práticas CIR, relatórios,planejamentos e Portfólio.
-
Aula expositiva dialogada.
Quem é essa criança?
-
Protocolos de Avaliação na clínica de T.O. infanto-juvenil (Knox, PEDI, CHORES, Portage).
Aula expositiva dialogada
-
Breve revisão da história da infância.
Políticas Públicas da Infância e Adolescência
Apresentação locais de práticas do Módulo Social.
Indicação de leitura para 26/03: Panúncio-Pinto, MP. Neoliberalismo e globalização.
-
Sala LERT, prédio da TO, 16 horas.
Aula adiantada do cronograma.
Seria dia 23/04, foi adiantada para contribuir para as práticas no CIR.
-
26/03: • Neoliberalismo e globalização: os cenários onde ocorrem as intervenções terapêutico-ocupacionais com crianças e adolescentes
Aula expositiva dialogada.
Vivência: arte e contexto.
Tarefa para 09/04: apresentar clipe com o tema “Música e contexto”: escolher uma música que fale sobre o contexto atual e produzir um clipe com imagens. Em duplas (10 pontos).
Indicação de leitura para 02/04: GALHEIGO,SM O Social: idas e vindas de um campo de ação em terapia ocupacional
-
Apresentação de conceitos gerais sobre o campo social em Terapia Ocupacional (do geral para o particular => crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social)
-
Apresentação do trabalho "Música e Contexto"
-
Não haverá aula.
Semana Santa.
Feliz chocolate, porque chocolate vem do cacau (que é uma árvore), logo é SALADA.
-
- Adversidade e desenvolvimento. Crianças e adolescentes em situação de risco. (risco, vulnerabilidade e resiliência).
- Retomar Baltes (life span perspective): eventos de vida X desenvolvimento.
Tarefa para 04 e 11/06: seminários sobre "Situações de Risco" (15 pontos).
Formar 04 grupos escolher os temas entre:
(1) Meninos de rua
(2) Exploração do trabalho infantil
(3) Gravidez na Adolescência
(4) Violência doméstica
(5) Pobreza extrema-violência
(6) Abuso de SPA na infância e adolescência
Escolher um filme ligado ao tema do seminário para contextualizar a trajetória de sujeitos cuja infância adversa determinou conseqüências negativas para seu desenvolvimento.
Apresentação: principais conceitos discutidos através do filme escolhido.
-
ATENÇÃO: aula será as 12 horas, na sala de aula do CIR.
Apresentação dos Casos Clínicos Quem é a criança + recursos e estratégias que estão sendo utilizados para atingir os objetivos traçados.
(slides com tempo máximo de apresentação de 10 minutos por dupla)
-
Aula expositiva dialogada. -
Primeiras aproximações à Violência Interpessoal Doméstica.
Discussão sobre o modelo de educação que favorece a violência
Aula expositiva dialogada.
Discussões a partir do video-clipe "Another brick in the wall".
-
Aula expositiva dialogada: ampliando a compreensão pelos indicadores, consequências para o desenvolvimento e tipos.
-
Apresentação dos locais das práticas pelas duplas e discussão de possibilidades de intervenção do Terapeuta Ocupacional.
-
-
Seminário transferido para 18/06.
-
Continuação da apresentação dos seminários.
Para a validação da atividade de 11/06 e consequente presença dos estudantes, é necessário:
1) Fazer a avaliação da disciplina postando texto no forum respectivo;
2) FAzer o trabalho final das práticas no contexto social, postando apresentação até dia 25/06
-
Grupos apresentarão síntese das práticas de contextos sociais.
-