Disciplinas Interdepartamentais da FMRP
Ajuda com Pesquisar cursos

Proporcionar os conhecimentos de fisiologia que permitam aos alunos compreender o funcionamento da membrana celular e da contração muscular, bem como a fisiologia dos sistemas cardiovascular, respiratório, e renal.

Capacitar o aluno a abordar e realizar exame em pacientes neurológicos. Capacitar o aluno a diagnosticar as alterações neurológicas dos mesmos, para posteriormente escolher uma abordagem fisioterápica e/ou terapêutica ocupacional adequada ao caso clínico.

- Introduzir os conceitos relacionados á compreensão do brincar como principal área de ocupação na infância. - Introduzir os conceitos de jogos, brinquedos e brincadeiras. - Propiciar o conhecimento teórico e experimental das principais técnicas de análise de atividades relacionadas ao brincar. - Capacitar o estudante para avaliar o comportamento lúdico infanto-juvenil. - Instrumentalizar o estudante para utilizar o brincar (jogos, brinquedos e brincadeiras) como recurso terapêutico ocupacional. - Favorecer a integração teoria prática através de carga horária supervisionada em campo, em atividades ligadas ao brincar de crianças de desenvolvimento típico.

- introduzir o estudante à práticas de educação e promoção de saúde, educação para a cidadania e direitos e no campo geral das políticas públicas básicas (saúde, educação e assistência social), com crianças e adolescentes de desenvolvimento típico, no território;

- aplicar conhecimentos relativos ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, em situação de normalidade com ênfase ao desempenho ocupacional e ao papel social; - desenvolver as ações do terapeuta ocupacional no território, considerando abordagens da atenção básica, com ênfase em educação e promoção de saúde, educação para a cidadania e direitos.

Introduzir aos alunos de graduação de Fisiterapia e Terapia Ocupacionalk as principais doenças reumáticas, tendo como enfoque principal as doenças mais prevalentes. as doenças reumáticas, de forma geral, ocasionam perda funcional, por vezes definitiva, sendo sempre necessário terapias de reabilitação física e abordagens para tentar reintroduzir o indivíduo em seu ambiente de vida. Desta feita, os alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional receberão todo o enfoque teórico destas doenças que, paralelamente, terão a parte prática ministrada em outro curso no mesmo período letivo (Fisioterapia Aplicada à Reumatologia). A integração entre a parte teórica e a prática possibilitará um maior rendimento de aprendizado ao aluno.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP