Topic outline

  • 1ª Aula - 10/03 - Apresentação da disciplina

    1.1. Apresentação da disciplina:

    • Expectativas quanto à disciplina e sua atividade atual?
    • Brainstorming: o que é projeto?


    1.2. O que é projeto?

    • Quais as aplicações?

    • Qual o conteúdo básico?

    • Exemplos de projetos socioambientais (Empresas, ONGs e Governo) – quais as diferenças?


    1.3. Bibliografia

    -

  • 2ª Aula - 17/03 - 2. Roda de conversa: Profa. Graziella Comini

  • 3ª Aula - 24/03 - Roda de conversa: Jonas Lessa

  • 4ª Aula - 31/03 - Escopo do projeto desenvolvido

    4.1. Conteúdo:

    • Dinâmica Design Thinking

    • Brainstorming

    • Justificativa

    • Proposta


    4.2. Atividade extra-classe ():

    Exercício 1 - Pitch do projeto

     

    4.3. Bibliografia

     

    (T) ARMANI, D. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2003.

    (T) CASSIOLATO, M.; GUERESI, S. Como elaborar Modelo Lógico: roteiro para formular programas e organizar avaliação. Nota Técnica n.6. Brasília: IPEA, setembro, 2010.

    (T) MAFRA, N. Gerenciamento de projetos: como utilizar metodologia em projetos socioambientais. Belo Horizonte, junho de 2013.Disponivel em: https://www.academia.edu/3996733/Gerenciamento_de_Projetos_Ambientais.

    (P) Como elaborar um Pitch de sucesso:

           https://endeavor.org.br/como-elaborar-um-pitch-quase-perfeito/

           Harvard Businees Review: https://hbr.org/2003/09/how-to-pitch-a-brilliant-idea

          http://www.entrepreneur.com/article/201826

     

    Legenda: (T) - Teórica / (P) - Prática


  • 5ª Aula - 07/04 - Elaboração de projetos

    • Apresentação e discussão - Pitch do projeto

    • Avaliação de cenários

    • Oportunidades e ameaças

    • Estabelecimento de objetivos e metas

    • Exercício 2 - SWOT


    (T) YANAZE, M.H. Gestão de Marketing e Comunicação – Avanços e Aplicações. São Paulo. Ed Saraiva. 2011. – Cap. 3 – p.299-334

     

    (T) Casos para análise SWOT: http://www.pagina22.com.br/2015/11/09/guia-de-inovacao-para-sustentabilidade-em-mpe/

     

    (P) Como elaborar a matriz SWOT:

     

           SEBRAE. Como elaborar um plano de negócios, 2013. Pág. 108-111. Link: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/COMO%20ELABORAR%20UM%20PLANO_baixa.pdf

     

           NAKAGAWA. M. Ferramenta: Análise SWOT. Sem data. Link: http://cms-empreenda.s3.amazonaws.com/empreenda/files_static/arquivos/2012/06/18/ME_Analise-Swot.PDF

     

          SILVA, A. A. et al. A Utilização da Matriz Swot como Ferramenta Estratégica – um Estudo de Caso em uma Escola de Idioma de São Paulo. VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Link: http://cetir.aedb.br/seget/artigos11/26714255.pdf

     

    Legenda: (T) - Teórica / (P) - Prática


  • 14/04 - Semana Santa

  • 21/04 - Tiradentes


  • 6ª Aula - 28/04 - Elaboração de projetos

    6.1: conteúdo

    • Apresentação e discussão - SWOT do projeto

    • 5W / 2H

    • Matriz de responsabilidade

    • Diagramas de Gannt

    • Fluxo de caixa


    6.2: atividade extraclasse

    • Exercício 3 : Plano de Ação


    6.3: bibliografia


    (P) Como elaborar uma Matriz de Responsabilidades: http://escritoriodeprojetos.com.br/matriz-de-responsabilidades

     

    (P) Como elaborar um Diagrama de Gannt: 

     

    (P) Como realizar o 5W2H:

     

           NAKAGAWA. M. Ferramenta: 5W2H - Plano de ação para empreendedores. Sem data. Link: http://cms-empreenda.s3.amazonaws.com/empreenda/files_static/arquivos/2014/07/01/5W2H.pdf

           LISBÔA, M.G.P. & GODOY, L.P. Aplicação do método 5W2Hno processo produtivo do produto: Jóia. Revista Iteramericana de Engenharia Industrial. 2012. Páginas: 36-45. Link: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/viewFile/1585/pdf

     

    Legenda: (T) - Teórica / (P) - Prática



  • 7a aula . 12/05 - Mentoria dos projetos

    Mentoria sobre os exercícios 1, 2 e 3

  • 8ª Aula - 19/05 - Avaliação parcial 1

    Apresentação e discussão dos exercícios 1, 2 e 3

  • 10ª Aula - 26/05 - Orçamento e Contabilidade de Custos

    7.1. Conteúdo:

    - Custos fixos e variáveis
    - Orçamento de resultados
    - Ciclo PDCA

     

    7.2. Bibliografia

     (P e T)
     (P e T) https://www.youtube.com/watch?v=D-XAnQd705w


    Legenda: (T) - Teórica / (P) - Prática

  • 11ª Aula - 02/06 - Análise financeira de projetos

    9.1. Conteúdo

    - Tempo de retorno (pay-back);

    - Valor presente líquido (VPL);

    - Taxa interna de retorno;


    9.2. Atividade extraclasse: Exercício 4 - Análise Financeira

  • 13ª Aula - 09/06 - Modelo de Negócio Canvas

    11.1. Atividade:

    - Ler a bibliografia sobre o modelo Canvas e o livro  "O Brasil dos negócios sociais" indicado abaixo (para a aula do dia 16/05);

    - Escrever o Canvas do seu projeto na lousa antes do início da aula (dia 16/05);

    - Ajustes finais no modelo Canvas (durante a aula do dia 16/05).


    11.2. Bibliografia:

    (P) Como um modelo de negócios com o Canvas:

           NAKAGAWA. M. Ferramenta: Business Model Canvas (BMC). Sem data. Link: <http://cms-empreenda.s3.amazonaws.com/empreenda/files_static/arquivos/2012/07/27/ME_business-model-canvas.PDF>.

           SERCONEK, F.A.; VITORIANO, P.H. O Brasil dos negócios sociais. Projeto Brasil 27. Disponível em: <http://www.projetobrasil27.com.br/>. - Contém exemplos de Canvas de negócios sociais no Brasil.

           (Complementar) SEBRAE. Como elaborar um Plano de Negócios. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/5f6dba19baaf17a98b4763d4327bfb6c/$File/2021.pdf>.

           Fazendo o Canvas Online (para quem tiver interesse): https://canvanizer.com/
     

     Legenda: (T) - Teórica / (P) - Prática

  • 14ª Aula - 23/06 - Mentoria dos projetos

    12.1 - Conteúdo:

    Resolução de dúvidas - esperamos que os alunos tragam dúvidas pontuais relacionadas ao projeto;
    Feedback da disciplina: 1 integrante de cada grupo deve posicionar-se  e expor as expectativas, os pontos de destaque (+ e -) e as recomendações sobre a disciplina.

    12.2: Atividades extraclasse:

    Reunião dos grupos previamente à aula para:
          - identificar dúvidas relacionadas ao projeto;
          - discutir as expectativas, os pontos de destaque (+ e -) e as recomendações sobre a disciplina;
          - eleger um representante para posicionar-se pelo grupo no feedback.




  • 15ª Aula - Apresentação Final e entrega do trabalho escrito

    12.1. Conteúdo:

    - Apresentação dos grupos de todos os tópicos que vimos

    (40 minutos por grupo)


    - Data limite da entrega do trabalho final escrito