Programação
-
Conceitos em torno da agricultura familiar
-
Quais ajustes ou complementações podem aprimorar este resumo?
Respostas até dia 5 de março às 16h enviadas por um representante de cada grupo com a identificação daqueles que participaram da tarefa.
-
-
Elementos do debate clássico em torno da agricultura
-
O admirável mundo novo de Alexander Chayanov, por Ricardo Abramovay.
-
Quais ajustes no resumo ou quais questões podem ser levantadas a partir da leitura do texto de Nazareth Wanderlei?
Respostas até quarta-feira dia 12/03 ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo (indicando o nome dos componentes).
-
Produtivismo e multifuncionalidade na agricultura francesa
-
Quais ajustes ou complementações podem melhorar este texto?
Respostas até dia 19/03 (quarta-feira) ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo.
-
A emergência da agricultura familiar no Brasil
-
Para a discussão sobre a emergência da agricultura familiar no Brasil
-
Quais ajustes ou complementos podem melhorar este resumo?
Respostas até 26 de março ao meio dia, enviadas por um representante de cada grupo.
-
-
A diversidade da agricultura familiar brasileira.
-
Redigir um parágrafo sintético sobre os aspectos centrais que podem caracterizar cada realidade estudada nos três estados diferentes, considerando sobretudo o modelo de agricultura familiar proposto por Lamarche.
ATENÇÃO: o prazo para o envio desta tarefa foi prorrogado até dia 23 de abril ao meio-dia, por um representante de cada grupo, indicando aqueles participaram da ,elaboração.
-
Concepções concorrentes sobre o papel da agricultura familiar
-
Quais acréscimos ou ajustes podem melhorar este resumo?
Respostas até dia 23 de abril ao meio dia por um representante do grupo, que deverá assinalar todos os nomes daqueles que participaram da elaboração da tarefa.
-
Reforma agrária em questão
-
O grupo responsável pelo resumo deverá elaborar uma síntese das principais ideias abordadas no evento
-
Quais acréscimos ou ajustes podem aperfeiçoar este resumo?
Respostas até dia 7 de maio ao meio-dia, enviadas por um membro de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram do trabalho.
-
-
1º Exercício de Redação
ATENÇÃO: o tema "Inovações nas políticas públicas de apoio à agricultura familiar" será desenvolvido na semana 10.
-
As diferentes atividades dos agricultores familiares
-
Por que diferenciar pluriatividade de atividade para-agrícola?
Respostas individuais até quarta-feira, dia 14 de maio ao meio-dia.
ATENÇÃO: Prorrogada a data de envio destas respostas para o dia 19 de maio, segunda-feira, até 18h00.
-
Segurança e soberania alimentar
-
Quais acréscimos podem aprimorar este resumo (considerem nossas ideias em sala de aula)?
Respostas até dia 21 de maio (quarta-feira) ao meio dia
-
Ano Internacional da agricultura familiar
-
Quais materiais pertinentes, a partir de pesquisa na internet, podem ser considerados para nossa discussão sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar? Por exemplo: como foi concebido? qual objetivo? quem realizou a proposta ? quais são (e com quais ênfases) os atores (organizações profissionais, órgãos do Estado, ONGs, movimentos sociais...) mais engajados na divulgação e organização de eventos em torno deste ano da agricultura familiar na França e no Brasil?
ATENÇÃO: Prorrogação do prazo para envio de respostas até terça-feira dia 27 de maio ao meio-dia.
As respostas a partir de agora devem procurar complementar ou acrescentar ideias ao texto já elaborado.
-
-
Em razão da greve dos funcionários da USP, não será possível contar no dia 29 de maio com o transporte que nos levaria à Americana. Desta maneira, nossa visita à ACRA está infelizmente cancelada.
Proponho nestas circunstâncias que realizemosno dia 29/05 a avaliação da disciplina e o 2º ER. Desta forma, no caso eventual de retorno ao trabalho nos próximos dias, poderíamos visitar a ACRA no dia 05 de junho.
-
Avaliações finais
Sugestão para a última aula: cada um contribui com um produto alimentar para compormos uma mesa rica em sabores em torno da qual vamos prazeirosamente comer e conversar.
Outra ideia: enviem as receitas daquelas alimentos experimentados nos lanches para serem disponibilizados nesta ferramenta de comunicação da disciplina.
-
Esta ferramenta de tarefa me permite apresentar as notas individualmente. Tal ferramenta permite envio de comentários ou questões.
Boa continuidade em seus estudos.
-