Ciências Florestais
Ajuda com Pesquisar cursos

Contribuir para o entendimento da problemática urbana; bem como capacitar o aluno para desenvolver e aplicar metodologias para gestão dos problemas ambientais urbanos. Além disso, pretende-se que o curso seja um espaço aberto para discussão e troca de informações sobre o tema, fomentando uma reflexão e abordagemintegrada do assunto e a busca por soluções para os problemas ambientais urbanos.

Este curso se apoia fortemente em vídeo-aulas e plataformas digitais de ensino. O principal objetivo do curso é proporcionar os meios para aplicação de modernas técnicas de elaboração de planos de manejo florestal. Começando com os tradicionais métodos de ordenamento florestal, evoluindo para técnicas de programação matemática e utilizando métodos de planejamento sob múltiplos objetivos e múltiplos recursos, o curso pretende aumentar a proficiência dos alunos em métodos matemáticos e computacionais de auxílio ao processo de tomada de decisão. Após completo o curso espera-se que o estudante seja capaz de: a) modelar sistemas florestais reais envolvendo não só florestas voltadas para a produção de um único bem como também florestas voltadas para a obtenção de múltiplos resultados, incluindo produtos florestais tradicionais como resinas, madeiras para serraria ou polpa, etc. e outros produtos menos tradicionais como recreação, valor cênico, água de boa qualidade, etc. b) utilizar os devidos recursos computacionais capazes de processar os modelos desenvolvidos no ítem anterior. c) interpretar os resultados obtidos após a análise dos modelos e tomar decisões ponderadas por esses resultados.

Este curso se apoia fortemente em vídeo-aulas e plataformas digitais de ensino. A proposta do curso é desenvolver o domínio de técnicas matemáticas, estatísticas e de processamento de dados para apoiar a análise de processos de tomada de decisão. A partir da aplicação dessas técnicas em estudos de caso, os alunos aprendem a associar e adequar os instrumentos de análise disponíveis aos problemas apresentados. O principal objetivo é saber identificar nos problemas as suas características mais importantes, e a partir dessa identificação construir um modelo analítico que leve a um conjunto adequado de soluções.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP