Aperçu des semaines
-
- Apresentação do programa da disciplina
- Obs.: os vídeos propostos em aula são para dar um panorama do que vem sendo falado, discutido e pensado na área, e não refletem necessariamente a opinião do professor
-
- Apresentação do programa da disciplina (cont.)
- Esclarecimentos sobre os estágios, com os monitores-bolsistas Rafael Alexandre (atual) e Adriana Moraes (nova)
- Agendamento de seminários sobre o livro didático (Fonterrada)
- Leitura do artigo de Thomas Wood Jr
- Monsieur Lazhar (filme/ 95')
-
- Estudo de texto: Fonterrada (livro-texto): Apresentação e Prefácio (pp.9-23). Os estudos de texto serão feitos com consulta, seja o aluno imprimindo o arquivo anexo ou trazendo seu laptop, para ler em classe. Os estudos de texto também devem ser entregues no final da aula e escritos à mão.
- Monsieur Lazhar (filme): todos devem escrever sobre os vídeos assistidos em classe. Podem ser notas, observações, impressões, sensações, reflexões etc, que o filme suscitar. As notas deverão ser entregues ao professor ao final da sessão, escritos à mão.
Horários das oficinas na Casa 4 e no Bloco 34 (atualização):
Segunda (Casa 4)
Quarta (Casa 4)
Quinta (Bloco 34)
Sexta
(Casa 4)
12h-14h: Introdução aos acordes (Harmonia) [Gabriel]
14 h-16h: Monte sua banda-toque sua música (Marin)
19 h: Introdução aos instrumentos de
Sopro (Lígia)
& Prática de Instrumentos de
Metais (Diego)
10h-12h: Apreciação
Musical (Rafael)
-
- Estudo de texto (continuação): Fonterrada (livro-texto): Apresentação e Prefácio (pp.9-23). Os estudos de texto serão feitos com consulta, seja o aluno imprimindo o arquivo anexo ou trazendo seu laptop, para ler em classe. Os estudos de texto também devem ser entregues no final da aula e escritos à mão.
-
1) O poema de Gil Vicente, usado como epígrafe, fala de "consciência". Fale sobre a importância da consciência na educação.
2) Cite algumas consequências da ausência dos currículos escolares, por cerca de trinta anos, no Brasil.
3) Fale sobre a função da filosofia e das concepções estéticas na educação.
4) O que o pensamento filosófico permite em relação ao lugar da profissão na sociedade e na consciência coletiva?
5) O que acontece quando a música não é reconhecida como forma de conhecimento e sua prática não é pedagógica?
6) Explique o que a autora quer dizer com "referencial musical quase único".
7) Qual o principal foco deste livro?
8) Descreva o que será discutido em cada capítulo e na conclusão, segundo a apresentação do livro (caps. 1, 2, 3 e 4, conclusão).
9) Qual o núcleo de investigação da autrora, segundo Gainza (no prefácio)
10) Que caráter de orientação prevalece em nossa época, segundo Gainza?
11) O que é "ecologia acústica"?
12) Como está estruturado o livro, segundo Gainza?
13) Por que, segundo Gainza, a música "não pode continuar sendo considerada como uma atividade de caráter meramente estético"? -
Rafael, pp.25-40
- Adriana (Ermelinda Paz)
- Monsieur Lazhar (continuação)
-
- Gabriel: pp.40-53
- Adriana: Ermelinda Paz - Sá Pereira e Liddy Mignone
- Monsieur Lazhar (comentários sobra as anotações feitas em aula e continuação da exibição)
-
- Fonterrada, pp.53-70: Marin
- Adriana: Ermelinda (Gazzi de Sá)
- Programa Iº Encontro Internacional de Educação Musical (vídeo)
-
- Fonterrada, pp.70-91: Lígia
- Adriana: Cacilda Borges (in Ermelinda)
- Roda sobre as oficinas
- Estudo de texto – Fialho, in Mateiro & Sousa (orgs.), 2009, pp.53-64
- Porque a terminologia vem de uma abordagem positivista?
- Porque o termo "supervisão" possui uma "conotação negativa e autoritária"?
- Que outros termos a autora sugere para "estágio supervisionado"?
- Que papel assumiria o orientador?
- Enumere e explique os seis aspectos a serem levados em conta na prática pedagógica, segundo Souza (2000).
- Fale sobre a "construção do significado de ser professor".
- Explique a diferença entre "racionalidade técnica" e "racionalidade prática".
- Explique os formatos de orientação propostos no texto.
- Qual o papel do professor orientador?
- Porque o orientador deve levar em conta as características, crenças e ideologias do estagiário?
- Quanta Educacional (vídeo)
-
- Palestra de Carmen Ribeiro Costa, ex-aluna, e atualmente no Projeto Guri, que vem falar sobre sua experiência profissional e didática: Vivências em Educação Musical Coletiva Inclusiva
- Adriana (Jurity de Souza Farias)
- Compêndio Aulas de música - Music Education In Brasil (vídeo)
-
Semana santa (não haverá aula)
-
- Juliano de Oliveira (ex-aluno e pós graduando na ECA): O uso de jogos e atividades lúdicas como mediadores no ensino de música
- Adriana (Ermelinda): Esther Scliar e a formação teórico prática do músico vocacional
-
Dia do trabalhador (não haverá aula)
-
- Adriana: na sala do Laboratório de Piano em Grupo da Profa. Simone
- Diego: Fonterrada, pp.91-102
-
- Fonterrada (pp.102-117): Rafael
- Adriana (Scliar)
- Estudo de texto (Romanelli)
Estudo de texto: Romanelli, in Mateiro & Sousa (orgs.), 2009, pp.125-137 (FAVOR TRAZER O TEXTO IMPRESSO PARA CONSULTA)
- Qual a comparação possível entre uma aula de música e um concerto sinfônico?
- Qual a função que destaca no planejamento?
- O que deve apresentar um planejamento?
- Qual a diferença entre plano de ensino e plano de aula?
- Quais os principais problemas e obstáculos enfrentados por um estagiário, ao entrar na escola?
- Quais as peculiaridades decorrentes desses problemas?
- Qual a alternativa para a dificuldade em traçar um planejamento?
- O que o plano de ensino deve ter como ponto de partida? Por que?
- O que o aluno de MEMES deve fazer durante o processo de observação?
- O que o aluno de MEMES deve saber, antes de redigir o seu planejamento?
- Qual a inversão de prioridades que é comum acontecer entre os objetivos e o tempo da aula? Qual a alternativa apontado pelo autor?
- Em que se constitui o plano de aula?
- Qual o papel dos objetivos no plano de aula? Explique.
- Como se determina o conteúdo da aula?
- O que é "plano-pesquisa"?
- Como se dá a definição dos procedimentos metodológicos da aula?
- Sugira algum procedimento metodológico não abordado pelo autor.
- Qual o papel dos recursos didáticos na aula? Cite alguns e explique.
- Proponha outros recursos didáticos não citados pelo autor.
- O que o período de estágio deve privilegiar?
- Novidades na educação musical - Parte 1 (vídeo)
-
- Fonterrada (119-136): Gabriel (Introdução + Dalcroze)
- Fonterrada (137-150): Guilherme (Willems)
- Fonterrada (pp. 150-159): Ligia
- CD-ROM "Bloom" + TVE Música na Educação Infantil (vídeos)
-
- Fonterrada (pp.159-165): Diego
- Fonterrada (pp.165-178): Rafael
- Vídeos do Projeto Piloto de Implantação do Canto Coral nas Escolas Públicas Estaduais de São Paulo, FDE/UNESCO, 2007
-
- Atividade sobre Greve de Augusto de Campos
- Adriana (Joel Barbosa)
- Fonterrada (pp.178-193): Gabriel
- pp.193-200: Rafael
- pp.200-206 (Marin)
- pp.207-219 (Lígia)
- pp.219-233: Diego
-
- Rumo ao Hexa (não haverá aula)
- Ouça abaixo os arquivos de áudio da atividade sobre Greve, de Augusto de Campos, editados pelo Rafael. Obrigado, Rafael!
-
- Feriado Corpus Christi e Aniversário de RP
-
- Conversa sobre as situações das oficinas
- pp. 233-246: Rafael
- pp.246-263: Gabriel
- pp.263-278: Marin
-
- pp.279-302: Ligia
- pp.302-312: Diego
- pp.312-332: Rafael
- pp.333.349: Marcos e Adriana
- ENTREGA DOS PORTFÓLIOS