Programação
Geral
- RECADO
Nossa aula do dia 27 de outubro foi transferida para a sala 2 do DQ, Bloco 8 superior
(o bloco de tijolinho a vista, perto da outra sala).
Cronograma das aulas
Cronograma definido na primeira aula da disciplina no dia 01 de setembro.
Planos de aula
Arquivo contendo slides com informações relevantes para a elaboração dos planos de aula.
Aula de 08 de setembro
Primeira Parte: Modelos de Universidade
ANASTASIOU, Léa G. C. Metodologia de Ensino na Universidade Brasileira: elementos de uma trajetória. In: CASTANHO, Sérgio.; CASTANHO, Maria Eugência. Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001
- Tabela completada por cada aluno a partir do Texto 1 de Léa Anastasiou, de acordo com modelo anexo.
HAYASHI, Marli G. A Universidade brasileira: o caso da USP (1950-1977). Thesis Revista Eletrônica. São Paulo, ano II, n. 4, p. 47-64, 2005.
Insiram aqui uma questão ou um comentário em relação ao texto de Hayashi. Evitem elaborar perguntas cujas respostas possam ser copiadas diretamente do próprio texto.
Insiram aqui a resenha crítica relativa à segunda parte da aula de 08 de setembro.
Metodologias de ensino no contexto do processo de ensino-aprendizagem
LEVINSKI, E.Z.; CORREA, C.T.; MATTOS, M. Docência Universitária: O Planejamento da disciplina e organização da aula. In: FÁVERO, A.A.; TONIETO, C.; ODY, L.C. (Orgs). Docência Universitária: Pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
A partir da leitura do texto 3, discuta como a escolha de uma metodologia de ensino se relaciona com a organização da aula.
Elaborem o mapa conceitual da evolução dos métodos de ensino, segundo o texto da Manfredi (texto 4).
Para a construção do mapa conceitual, pode ser consultado o artigo de Tavares que encontra-se anexo.
Avaliação da aprendizagem
RAYS, Oswaldo A. Avaliação da Aprendizagem: Reabrindo o debate. Vidya, v. 24, nº 42, p. 11-16, jul./dez., 2004.
MENDES, Olenir M. Avaliação Formativa no Ensino Superior: reflexões e alternativas possíveis. In: VEIGA, Ilma P.A.; NAVES, Marisa L. P. (Orgs). Currículo e Avaliação na Educação Superior. p. 175-183. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.
A partir da leitura dos textos, assista ao curta metragem e realize uma reflexão sobre o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem.
Saberes docentes
CARDOSO, Aliana A.; DEL PINO, Mauro A.B.; DORNELES, Caroline L. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauthier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil.
A partir dos vídeos e textos, faça uma reflexão sobre os saberes docentes
Tendências pedagógicas
FARIAS, M.I. et al. Fundamentos da prática docente: elementos quase invisíveis. In: _____ Didática e Docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Liber Livros, 2008. p. 31-51.
A partir da leitura dos textos, discuta qual a tendência pedagógica predominante nas salas de aula das escolas brasileiras.
Diretrizes Curriculares Nacionais e projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação
Compilação de documentos oficiais sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais.
- Escolha uma das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) disponibilizadas e responda:1) Qual a carga horária total exigida pelo MEC para este curso?2) Que elementos (ou blocos) compõem essa carga horária?3) Você concorda com essa distribuição?4) Discorra sobre sua concordância ou discordância.Obs: No mesmo arquivo identifique qual DCN você analisou.
Políticas Públicas de Educação Superior no Brasil: Cotas
- Espaço para inserir a resposta para a questão:
Antes da leitura dos textos, de assistir o documentário proposto e das discussões em sala de aula, discorra brevemente sobre sua opinião em relação às cotas raciais e sociais. Você é favorável ou contrário a estas políticas públicas? Sob quais argumentos você fundamenta sua opinião?
A Universidade no século XXI e a educação a distância
Após a assistir os vídeos e realizar a leitura dos textos base, faça um quadro esquemático (fluxograma, imagens ou o que acharem melhor) mostrando os pontos positivos e negativos das tecnologias no século XXI.
Ética no ensino e na pesquisa
- Dê sua opinião acerca de um dos temas abaixo:- pesquisa com embriões humanos
- pesquisa com animais- plágio
Tópico 16
Caros pós-graduandos,
Nesse espaço vocês podem compartilhar textos, reportagens, vídeos ... sobre as temáticas abordadas em aula.
AVALIAÇÃO
Prezados pós-graduandos,
Respondam, por favor, as questões que se encontram no arquivo anexo.
- Tópico atual