- Docente: Noeli Prestes Padilha Rivas
- Docente: Claudio Marcondes de Castro Filho
- Docente: Deise Maria Antonio Sabbag
Código da disciplina: OPTATIVA ELETIVA - 5962108
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Nome da disciplina: INTRODUÇÃO À ARQUIVOLOGIA E DOCUMENTAÇÃO –
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Professor(es): Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo 2144262
Monitor voluntário: Guilherme Mapelli Venturi 10715649
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É possível prever atividades à distância para a referida disciplina? ( X) sim ( ) não ( X ) parcialmente
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Atividades a serem realizadas remotamente (incluindo CRONOGRAMA de atividades)
1. 1. Cronograma de leitura e apresentação das duplas
Duplas que já apresentaram: Eunice e Cristina - 16/03/2020
Duplas que faltam apresentar: Gabriella e Rafaella - 23/03/2020 Larissa e Giovanna - 30/03/2020 Camila e Hérika - 13/04/2020 Camila e Beatriz - 27/04/2020 Paulo, Paula, Guilherme e Marina - 04/05 /2020 Rodrigo e Wellington - 11/05/2020 Adélia, Paula e Victória - 18/05/2020 Marcelo e Renan - 25/05/2020 Simone e Silmara - 01/06/2020
2. Disponibilização dos slides das aulas no Stoa e na caixa de email da turma
3. Exercício do aluno usuário e pesquisador.
A disciplina optativa foi vinculada ao programa em 2009 e não exclui a disciplina optativa Arquivo e Memória, ainda sem cobertura e pelo corpo docente. Pensar em reorganizar uma disciplina que envolva a Arquivologia exige, antes de tudo, um esforço teórico voltado para a manutenção da grade curricular do Curso Ciência da Informação, vigente na FFCLRP desde 2004. A proposta da criação da disciplina optativa tem o sentido da “introdução” das noções necessárias, ao aluno do BCI, para a elaboração do conceito de Arquivo e que possa explicar as partes das questões muito presentes no ensino da área: o arquivo e a relação com a Biblioteconomia e Ciência da Informação. A rigor, as profissões na área da informação compreendem a realidade arquivística, da instituição Arquivo, com forte correspondência com a área da CI, no sentido da prática.
Programa Resumido
As afirmações e discussões sobre a Ciência da Informação, como definição de ciência e prática, indicam a episteme na ordem do conhecimento e das habilidades bastante abrangentes na área das Ciências Sociais Aplicadas. As abordagens sobre documentação e informação referem-se aos conceitos destinados ao uso da informação por diferentes segmentos da sociedade, à informação registrada em qualquer suporte. Todavia são sempre presentes em campos distintos de trabalho - Arquivos, Bibliotecas, Museus e Centros de Documentação – e exigem especificidades do Tratamento Documental e mediações dos seus acervos. A Arquivologia, é definida pelo dicionário de Arquivologia Brasileira nos seguintes termos: Disciplina que estuda as funções do arquivo (2) arquivo (2) e arquivo (2) os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e preservação utilização dos arquivos (1) arquivos (1). arquivos(1) Também chamada arquivística. idioma DAT 1 DAT 2 DAT 3 alemão Archivverwaltungslehre Archivverwaltungslehre; - (Oes) Archivistik espanhol archivística, archivística, - archivología, archivología, archivonomía archivonomía francês archivistique archivistique - inglês archives archives - administration administration italiano archivistica archivistica, - applicata archiveconomia português (POR) - arquivística
Desta forma, a área é identificada como ação humana e compreende o termo informação, como núcleo de compreensão no século XXI, sob a égide científica. O desenvolvimento do programa da disciplina abordará, durante 15 aulas, o segundo conteúdo:
Programa Dias 02-09-16-23-30 de março
1. Apresentação do Programa
Palestra do Diretor do Arquivo Público de Ribeirão Preto Estabelecer visita técnica ao Arquivo (não foi possível)
Organizar grupos e seminários
Institucionalização do Arquivo: suas origens e história.
2. O arquivo como lugar da memória. Exemplos de Arquivos - Museus - Bibliotecas - Centros de Documentação Museu do Café e trabalho com Educação Ambiental Centro de Documentação: Fazenda Santa Cecília (projeto de implantação)
3. Princípios arquivísticos: fundo, organicidade, proveniência e idades.
Exemplos de Arquivos Municipais, Estaduais, Federais
3.1. Apresentação de Propostas dos seminários
Dias 09 – 16- 23- 30 março
4. Tipos de arquivo: correntes, intermediários e permanentes. Preparar Diagnóstico Institucional e Relatório da Excursão Didática
Dias 06-13- 20-27 abril
5. Tratamento documental: arranjo, classificação, descrição e instrumentos de pesquisa.
– Excursão Didática junto com a disciplina Mediação e Recepção da Informação (não foi possível)
6. Dias 04-11- 18 -25 maio
. O Museu e o Arquivo: diálogo comunitário e planejamento de coleções
7. Trabalhos finais
Junho: seminários
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______________________________________________________ Bibliografia
BASSANEZI, B. (et.all). Roteiro de fontes sobre a imigração em São Paulo 1850-1950. São Paulo: Edit. Unesp, 2008. BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivística: objetos, princípios e rumos. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002. (Scripta, 1) 43p. CAMARGO, Ana Maria de Almeida (coord.). Dicionário de Terminologia Arquivística. São Paulo: AAB-SP, Secretaria de Estado da Cultura, 1996. CAMARGO, Ana Maria de Almeida (coord.). Diagnóstico dos arquivos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo: Departamento de História da FFLCH-USP, Centro de Apoio à Pesquisa em História (CAPH), 1996. DE FILIPPI, Patrícia, LIMA, Solange Ferraz de, CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar coleções de fotografias. São Paulo: Arquivo do Estado, 2000. (Como fazer, 4) FALBEL, Nachman (org.). Arquivo Histórico Judaico Brasileiro: inventário dos fundos das entidades beneficentes. São Paulo: Humanitas, FFLCH-USP, 1999. GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998. 38p. (Como fazer, 2) GOULART, Silvana. Patrimônio documental e história institucional. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002. (Scripta, 3) 39p. LOPEZ, André Porto Ancona. Como descrever documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 2002 MACHADO, Helena Corrêa, CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Como implantar arquivos públicos municipais. São Paulo: Arquivo do Estado, 1999. 87p.(Como fazer, 3) MENDOZA NAVARRO, Aída Luz. Apuntes para el estudio de la selección documental. Lima: Biblioteca Nacional del Peru, 1997. 218p. RAMOS, C. Da Silva, Visualização cartográfica e cartografia multimídia. Conceitos e tecnologias. São Paulo:Edit. Unesp., 2005. ROBREDO, J. Documentação de hoje e de Amanhã. Edição do do autor. Brasília, 2005 SOUZA, Renato Tarciso Barbosa de. As bases do processo classificatório em Arquivística. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002. (Scripta, 2) 23p. TESSITORE, Viviane. Os arquivos fora dos arquivos: dimensões do trabalho arquivístico em instituições de documentação. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002. (Scripta, 4)
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Descreva que tecnologia (PLATAFORMA) será utilizada para execução das atividades (exemplo: Sistema e-disciplinas da USP ou similar, Skype, Hangout Meet, Hangout, Whatsapp)
Hangout Meet
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Descreva como os alunos serão avisados e acompanhados durante as atividades (exemplo: e‑mail institucional, Sistema e-disciplinas ou similar, Whatsapp)
Os alunos serão avisados pela caixa de email da turma e no Facebook, em página criada
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Métodos de avaliação a serem utilizados (descrever de forma clara)
A avaliação terá como base na presença e nos trabalhos de leituras, resumos e trabalho final.
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Observações (se necessário, acrescente aqui informações não previstas nos campos anteriores)
Serão convidados conferencistas externos especialistas em Arquivologia |
- Docente: Silvia Maria do Espirito Santo
- Docente: Sergio Cesar da Fonseca
- Docente: Deise Maria Antonio Sabbag
- Docente: Deise Maria Antonio Sabbag
- Docente: Silvia Maria do Espirito Santo
- Docente: Joana de Jesus de Andrade
- Docente: Leonardo Guimaraes Garcia