Programação

  • SEMANA 1 (04/08) - Filme: O Doador de Memórias

    Lançamento: 11 de setembro de 2014

    Duração: 1h37min

    Direção: Phillip Noyce


    Fonte da Imagem: http://www.pipocagigante.com.br/wp-content/uploads/2014/09/o-doador-de-memorias_01.jpg

    Fonte das informações: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-195540/



  • SEMANA 2 (11/08) - 5962020 - Linguagens Documentárias. 2016.2: Conteúdo Programático

    Créditos aula: 2

    Créditos Trabalho: 1

    Tipo: Semestral


    Objetivos

    Apresentar e discutir o papel da linguagem na organização e recuperação da informação. Promover a compreensão das linguagens documentárias e suas especificidades. Apresentar e discutir novas perspectivas e aplicações das linguagens documentárias.

    Docente(s) Responsável (is): Deise Maria Antonio Sabbag

    Programa Resumido

    Formas de representação com fins documentários, estruturas, relações e avaliações.

    Programa

    A linguagem como um dos conceitos centrais nos processos de organização, representação e recuperação de informação;2) A linguagem natural, a linguagem de especialidade e a linguagem documentária: conjunções e disjunções;3) A linguagem documentária e sua dimensão comunicacional;4) Linguagens documentárias;4.1. Definição funcional e definição estrutural, elementos constituintes, objetivo e limites de uso;4.2. Aspectos lógicos, lingüísticos, terminológicos e pragmáticos;4.3. Tipologia das linguagens documentárias;5) 5 Contribuições interdisciplinares para a compreensão, desenvolvimento e avaliação de linguagens documentárias;6) 6 Perspectivas para aplicação das linguagens documentárias em novos contextos.

    Avaliação: Prova teórica (10); Apresentação e discussão de textos (10); Apresentação de seminários e ou produto da disciplina – Jogos (10).

    Método: Aulas expositivas. Aulas expositivas, leituras dirigidas, debates e seminários, exposição de filmes. Palestras de convidados externos.

    Critério: Desempenho em sala de aula; desempenho em seminários e debates e avaliação do conteúdo apresentado em sala de aula.

    Norma de Recuperação: Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.                                 


    Bibliografia

    ALVARENGA, Lídia. Representação do conhecimento no contexto da ciência da informação em tempo e espaço digitais. Enc. Bibli. R. Eletr. Ci. Inf., v.1, n.15, 2003. Disponível em: Acesso em: fevereiro de 2006.

    ALVES, Ieda Maria. Empréstimos nas línguas de especialidade: algumas considerações. Ciência da Informação, v.24, n.3, p.319-321, set./dez. 1995.

    CABRÉ, Maria Teresa. La terminología hoy: concepciones, tendencias y aplicaciones. Ciência da Informação, Brasília, v.24, n.3, p.299-307, set./dez. 1995.

    CAMPOS, M.L.de A. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói : Ed. da Universidade Federal Fluminense, 2001.

    CINTRA, A.M., KOBASHI, N.Y., LARA, M.L.G. de, TÁLAMO, M.F.G. Para entender as linguagens documentárias. 2.ed. São Paulo : Polis, 2002

    CINTRA, A.M., TÁLAMO, M.F.G., LARA, M.L.G. de, KOBASHI, N.Y. Do termo ao descritor: estudo exploratório. Rev. Comum.& Artes, v.17, n.28, p.75-82, jan./abr, 1994.

    DODEBEI, Vera Lucia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói; Rio de Janeiro: Intertexto; Ed. Interciência, 2002.

    ESPANHA GOMES, Hagar. Introdução ao estudo do cabeçalho de assunto. Brasília : IBICT, 1984. Disponível em: Acesso em: julho de 2005.

    FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Manual de cabeçalhos de assunto: normas e procedimentos. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1994.

    KOBASHI, N.Y., SMIT, J.W., TÁLAMO, M.F.G.M. A função da terminologia na construção do objeto da ciência da informação. DataGramaZero–Revista de Ciência da Informação, v.2, n.2, abr. 2001. Disponível em: Acesso em: fevereiro de 2006.

    KRIEGER, M. GRAÇA e MACIEL, A. M. Temas de terminologia. Porto Alegre/São Paulo, Ed. Universidade/UFRGS/Humanitas/USP, 2001, 455 p.

    LARA, M.L.G. de. Parâmetros lingüístico-comunicacionais para a representação e busca de informações na internet. In: Congreso Internacinal de Información. Habana, 1999.

    LARA, M.L.G.de. A representação documentária: em jogo a significação. São Paulo : ECA-USP, 1993. (Dissertação de mestrado).

    LARA, M.L.G.de. Algumas contribuições da semilogia e da semiótica para a análise das linguagens documentárias. Ciência da Informação, v.22, n.3, p.223-226, set./dez., 1993.

    LARA, M.L.G.de. Linguagem documentária e terminologia. Transinformação, v.16, n.3, p.231-240, set./dez., 2004.

    LARA, M.L.G.de. Linguagens documentárias, instrumentos de mediação e comunicação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.26, n.1/2, p.72-80, jan./jun.1993.

    LARA, M.L.G. de. Representação e linguagens documentárias: bases teórico-metodológicas. São Paulo : ECA-USP, 1999. (Tese de doutorado)

    LERAT, Pierre. Les langues spécialisées. Paris : Presses universitaires de France, 1995. 201 p.

    LIMA, Vânia Maria Alves. Terminologia, comunicação e representação documentária. São Paulo : ECA-USP, 1998. (dissertação de mestrado) Disponível em: Acesso em: julho de 2005.

  • Semana 3 (18/08): Palestra com a Profª Daniele Achilles "Perspectivas sobre Memória e Organização do Conhecimento na Contemporaneidade".

    Palestra com a Prof.ª Daniele Achilles

    “Perspectiva sobre Memória e Organização do Conhecimento na contemporaneidade”.


  • Semana 4 (25/08): Linguagem, língua e linguística

    Aula expositiva: Conhecimento, Informação e Linguagem.


  • Semana 5 (01/09)

    Destaque



    Ler o artigo "This crazy - eyed robot wants to destro humans".  

    http://www.cnet.com/news/crazy-eyed-robot-wants-a-family-and-to-destroy-all-humans/

    Aula expositiva: Conhecimento, Informação e Linguagem.

    Discussão dos textos.

    Texto 1: Linguagem, língua, linguística (todos devem ler)

    Texto 2: Comunicação Humana (Grupo 1 – Ref. 2) – ponto ponderado (1) 

    Texto 3: A variação linguística (Grupo 2 – Ref 3) – ponto ponderado (1)

    Entrega Resenha 1: Conhecimento, Informação e Linguagem.

    ATENÇÃO: O texto 2 deve ser lido pelos alunos que o nome começa pela letra A (Adonai) até a letra J (Jorgeane).

    O texto 3 deve ser lido pelos alunos que o nome continua com a letra J (José Barbosa)  até a letra V (Victor Jensen)



  • Semana 6 (15/09)

    Aula expositiva. Linguagens de Especialidade e Linguagens Documentárias

    Entrega Resenha 2



  • Semana 7 (22/09) EDICIC

    Não haverá aula

  • Semana 8 (29/09) ISKO

  • Semana 9 (06/10) SEBCID

    Entrega Resenha 3

  • Semana 10 (13/10)

    Avaliação da disciplina


  • Semana 11 (20/10)

    Aula expositiva: Sistema Nocional.

    Aula expositiva: Relações Linguísticas e Documentação.

    Entrega Resenha 4

  • Semana 12 (27/10)

    Seminário

  • Semana 13 (03/11)

    Seminário

  • Semana 14 (10/11)

    Seminário

  • Semana 15 (17/11)

    Execução de trabalho final


  • Semana 16 (24/11)

    Apresentação de Trabalho Final. Fechamento da disciplina.