Programação
-
Lançamento: 11 de setembro de 2014
Duração: 1h37min
Direção: Phillip Noyce
Fonte da Imagem: http://www.pipocagigante.com.br/wp-content/uploads/2014/09/o-doador-de-memorias_01.jpg
Fonte das informações: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-195540/
-
Créditos aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Tipo: Semestral
Objetivos
Apresentar e discutir o papel da linguagem na organização e recuperação da informação. Promover a compreensão das linguagens documentárias e suas especificidades. Apresentar e discutir novas perspectivas e aplicações das linguagens documentárias.
Docente(s) Responsável (is): Deise Maria Antonio Sabbag
Programa Resumido
Formas de representação com fins documentários, estruturas, relações e avaliações.
Programa
A linguagem como um dos conceitos centrais nos processos de organização, representação e recuperação de informação;2) A linguagem natural, a linguagem de especialidade e a linguagem documentária: conjunções e disjunções;3) A linguagem documentária e sua dimensão comunicacional;4) Linguagens documentárias;4.1. Definição funcional e definição estrutural, elementos constituintes, objetivo e limites de uso;4.2. Aspectos lógicos, lingüísticos, terminológicos e pragmáticos;4.3. Tipologia das linguagens documentárias;5) 5 Contribuições interdisciplinares para a compreensão, desenvolvimento e avaliação de linguagens documentárias;6) 6 Perspectivas para aplicação das linguagens documentárias em novos contextos.
Avaliação: Prova teórica (10); Apresentação e discussão de textos (10); Apresentação de seminários e ou produto da disciplina – Jogos (10).
Método: Aulas expositivas. Aulas expositivas, leituras dirigidas, debates e seminários, exposição de filmes. Palestras de convidados externos.
Critério: Desempenho em sala de aula; desempenho em seminários e debates e avaliação do conteúdo apresentado em sala de aula.
Norma de Recuperação: Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.
Bibliografia
ALVARENGA, Lídia. Representação do conhecimento no contexto da ciência da informação em tempo e espaço digitais. Enc. Bibli. R. Eletr. Ci. Inf., v.1, n.15, 2003. Disponível em: Acesso em: fevereiro de 2006.
ALVES, Ieda Maria. Empréstimos nas línguas de especialidade: algumas considerações. Ciência da Informação, v.24, n.3, p.319-321, set./dez. 1995.
CABRÉ, Maria Teresa. La terminología hoy: concepciones, tendencias y aplicaciones. Ciência da Informação, Brasília, v.24, n.3, p.299-307, set./dez. 1995.
CAMPOS, M.L.de A. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói : Ed. da Universidade Federal Fluminense, 2001.
CINTRA, A.M., KOBASHI, N.Y., LARA, M.L.G. de, TÁLAMO, M.F.G. Para entender as linguagens documentárias. 2.ed. São Paulo : Polis, 2002
CINTRA, A.M., TÁLAMO, M.F.G., LARA, M.L.G. de, KOBASHI, N.Y. Do termo ao descritor: estudo exploratório. Rev. Comum.& Artes, v.17, n.28, p.75-82, jan./abr, 1994.
DODEBEI, Vera Lucia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói; Rio de Janeiro: Intertexto; Ed. Interciência, 2002.
ESPANHA GOMES, Hagar. Introdução ao estudo do cabeçalho de assunto. Brasília : IBICT, 1984. Disponível em: Acesso em: julho de 2005.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Manual de cabeçalhos de assunto: normas e procedimentos. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1994.
KOBASHI, N.Y., SMIT, J.W., TÁLAMO, M.F.G.M. A função da terminologia na construção do objeto da ciência da informação. DataGramaZero–Revista de Ciência da Informação, v.2, n.2, abr. 2001. Disponível em: Acesso em: fevereiro de 2006.
KRIEGER, M. GRAÇA e MACIEL, A. M. Temas de terminologia. Porto Alegre/São Paulo, Ed. Universidade/UFRGS/Humanitas/USP, 2001, 455 p.
LARA, M.L.G. de. Parâmetros lingüístico-comunicacionais para a representação e busca de informações na internet. In: Congreso Internacinal de Información. Habana, 1999.
LARA, M.L.G.de. A representação documentária: em jogo a significação. São Paulo : ECA-USP, 1993. (Dissertação de mestrado).
LARA, M.L.G.de. Algumas contribuições da semilogia e da semiótica para a análise das linguagens documentárias. Ciência da Informação, v.22, n.3, p.223-226, set./dez., 1993.
LARA, M.L.G.de. Linguagem documentária e terminologia. Transinformação, v.16, n.3, p.231-240, set./dez., 2004.
LARA, M.L.G.de. Linguagens documentárias, instrumentos de mediação e comunicação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.26, n.1/2, p.72-80, jan./jun.1993.
LARA, M.L.G. de. Representação e linguagens documentárias: bases teórico-metodológicas. São Paulo : ECA-USP, 1999. (Tese de doutorado)
LERAT, Pierre. Les langues spécialisées. Paris : Presses universitaires de France, 1995. 201 p.
LIMA, Vânia Maria Alves. Terminologia, comunicação e representação documentária. São Paulo : ECA-USP, 1998. (dissertação de mestrado) Disponível em: Acesso em: julho de 2005.
-
Semana 3 (18/08): Palestra com a Profª Daniele Achilles "Perspectivas sobre Memória e Organização do Conhecimento na Contemporaneidade".
Palestra com a Prof.ª Daniele Achilles
“Perspectiva sobre Memória e Organização do Conhecimento na contemporaneidade”.
-
Aula expositiva: Conhecimento, Informação e Linguagem.
-
Ler o artigo "This crazy - eyed robot wants to destro humans".
http://www.cnet.com/news/crazy-eyed-robot-wants-a-family-and-to-destroy-all-humans/
Aula expositiva: Conhecimento, Informação e Linguagem.
Discussão dos textos.
Texto 1: Linguagem, língua, linguística (todos devem ler)
Texto 2: Comunicação Humana (Grupo 1 – Ref. 2) – ponto ponderado (1)
Texto 3: A variação linguística (Grupo 2 – Ref 3) – ponto ponderado (1)
Entrega Resenha 1: Conhecimento, Informação e Linguagem.ATENÇÃO: O texto 2 deve ser lido pelos alunos que o nome começa pela letra A (Adonai) até a letra J (Jorgeane).
O texto 3 deve ser lido pelos alunos que o nome continua com a letra J (José Barbosa) até a letra V (Victor Jensen)
-
Aula expositiva. Linguagens de Especialidade e Linguagens Documentárias
Entrega Resenha 2 -
Não haverá aula
-
Exercícios
-
Entrega Resenha 3
-
Avaliação da disciplina
-
Aula expositiva: Sistema Nocional.
Aula expositiva: Relações Linguísticas e Documentação.
Entrega Resenha 4
-
Seminário
-
Seminário
-
Seminário
-
Execução de trabalho final
-
Apresentação de Trabalho Final. Fechamento da disciplina.