Programação

  • Conteudo programático e bibliografia geral

    1 - Apresentação

    2 - A era do imperialismo: Teorias e Debates sobre o Capital Monopolista, Capital Financeiro e Exportação de Capital

    3 – A Revolução Russa de 1917 e a Economia Planificada como matriz alternativa ao mercado

    4 - A Economia Mundial no Entre Guerras: da Prosperidade à Crise

    5 - Os Capitalismos Tardios: Alemanha, Itália e Japão

    6 – A revolução espanhola

    7 – Fascismos e a Segunda Guerra Mundial

    8 - Os Processos de Descolonização no Segundo Pós-Guerra

    9 - Da revolução chinesa à revolução cultural

    10 – A Desagregação do Império Otomano e a Formação do Oriente Médio

    Contemporâneo

    11 - O Desenvolvimento Capitalista nos Trinta Anos Gloriosos” (1945-1975)

    12 – Entre a revolução cubana e o Maio de 1968

    13 - Globalização e ajustes estruturais na América Latina: Desigualdades e Conflitos contemporâneos

    14 – A queda do muro de Berlim e o fim da URSS: interpretações e perspectivas para a história contemporânea

    15 - Avaliação


    Bibliografia:


    Práticas de ensino de História:

    Bittencourt, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

    Fonseca, Thaís Nívea de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

    Monteiro, Ana Maria, Gasparello, Arlete, Magalhães, Marcelo de Souza (orgs.) Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad/Faperj, 2007.


    Geral:

    Anderson, P. O fim da história: de Hegel a Fukuyama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1992.

    Arantes, Paulo. Zero à esquerda. São Paulo: Conrad, 2004 (coleção Baderna).

    Arrigh, Giovani. O longo século XX, São Paulo: Contraponto/Unesp, 2003.

    _____________ Adam Smith em Pequim – origens e fundamentos do século XX, São Paulo: Boitempo, 2008.

    Arrizabalo M., Xabier. Capitalismo e economia mundial, Madrid: IME (Instituto Marxista de Economia), 2014.

    Bandeira, Luiz Alberto Moniz. A reunificação da Alemanha, São Paulo: ed. Uneso, 2009.

    Barraclouugh, Geoffrey, Introdução à História contemporânea, São Paulo: Círculo do livro, sd

    Broué, Pierre. A primavera dos povos começa em Praga, São Paulo: Kairós, 1979.

    ___________ A revolução espanhola, São Paulo: Perspectiva, 1992.

    Chesneaux Jean. China - A Revolta dos Camponeses (1840-1949). Lisboa, Editora Ulisseia, s/d.

    Chomsky, Noam. Contendo a democracia, São Paulo: Record, 2003.

    Coggiola, Osvaldo. O capital contra a história. São Paulo: Xamã, 2002.

    Furet, F. O passado de uma ilusão: ensaios sobre a ideia comunista do século XX. São Paulo: Siciliano, 1995.

    Godement François, “A China depois de Mao”, in Hobsbawm, Eric (org), História do Marxismo, v. 11, Rio: paz e terra, 1991]

    Hobsbawm, Eric J.. A Era dos Extremos. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005, 11º ed.

    Hobsbawm, Eric J.. Nações e Nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

    Jamenson, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2002.

    Kurz, R. O colapso da modernização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

    Marx, Karl. O capital, São Paulo: Abril cultural, 1984.

    Martins, Carlos Eduardo. Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina, São Paulo: Boitempo, 2011.

    Negri, T. Cinco lições sobre Império. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

    Pedrosa, Mário. A Opção imperialista, Rio de Janeiro: civilização brasileira, 1966.

    Polanyi, Karl. A grande transformação, Rio de Janeiro: Campus, 2012.

    Schnaiderman, Boris. Caderno Italiano, São Paulo: Perpspectiva, 2015.

    Trotsky, Leon. A revolução traída, São Paulo: Sundermann, 2005.

    ___________ O imperialismo e a crise da economia mundial, São Paulo: Sundermann, 2008.

    Visentini, Paulo Fagundes. As revoluções africanas, São Paulo: Unesp, 2012.

    Wolf. Eric R. Guerras Camponesas do Século XX. São Paulo, Global Editora, 1984.

    Zizek, Slavoj. Em defesa das causas perdidas, São Paulo: Boitempo, 2011.


  • Cronograma e temas das aulas

    1- 15 e 16/09 - Apresentação - A crise de 1893 e a era do imperialismo

    2- 22 e 23/09 - A guerra imperialista (1914-1918) e as revoluções na Rússia e Alemanha

    3 – 29 e 30/09 - A União Soviética e o início da planificação econômica socialista

    4 – 6 e 7/10 – Da prosperidade à Crise de 1929 e os capitalismos tardios: Alemanha, Itália e Japão

    5 – 13 e 14/10 - A revolução espanhola

    6 – 20 e 21/10 - Fascismos e a Segunda Guerra Mundial

    7 – 27 e 28/10 - O Desenvolvimento Capitalista nos Trinta Anos Gloriosos” (1945-1975)

    8 – 3 e 4/11 - Da revolução chinesa à revolução cultural

    9 – 10 e 11/11 - Simpósio

    10 – 17 e 18/11 - Entre a mitológica Sierra Maestra e o Maio de 1968: onde estava a classe operária

    11 – 24 e 25/11 - Os Processos de Descolonização na África e a revolução dos Cravos

    12 – 1 e 2/12 - A Formação do Oriente Médio Contemporâneo

    13 – 8 e 9/12/2016 – Entre a crise de 1971 e a queda da URSS: Globalização e conflitos contemporâneos (entrega de avaliações)

    14 – 19 e 20/01/2017 – divulgação do resultado das avaliações

    15 – 2-3/02/2017 - recuperação


  • A crise econômica de 1873 e o imperialismo

  • A guerra imperialista (1914-1918) e as revoluções na Rússia e Alemanha

  • A União Soviética e o início da planificação econômica socialista

  • Da prosperidade à crise de 1929 e os capitalismos tardios: Alemanha, Japão e Itália

  • A revolução espanhola

  • O fascismo e a segunda guerra mundial

  • Os "trista gloriosos" entre 1945-1975

  • Palestra de Antonio Negri

  • A revolução chinesa

  • A descolonização da África e a revolução dos cravos

  • Entre a mitológica sierra Maestra e o Maio de 1968: onde estava a classe operária

  • Avaliação final

    • Questões para avaliação

      História contemporânea II – 2° semestre de  2017

       

      Escolha um dos temas abaixo:

       1 -  As crises do capitalismo no século XX e suas consequências políticas e sociais

       2 - URSS, China e Cuba: experiências socialistas, impasses e perspectivas

       3 - As reações conservadoras: a derrota da revolução espanhola e os fascismos europeus

       4 - África, Oriente e América Latina: da descolonização do pós-Segunda Guerra à mundialização

       

      Orientações:

       Dissertar e produzir um paper a partir de um dos temas acima com base na bibliografia e aulas do curso:

       a - problematizar o tema e elaborar possíveis hipóteses

      b - analisar e comparar argumentos e pontos de vista desde a bibliografia e/ou documentação do curso

      c - respeitar as normas técnicas da ABNT para a elaboração de um paper

      d - Textos digitados: limite de 6 páginas (Times new roman, 12, espaço 1,5 e margens 2x2x2x2, notas no rodapé e bibliografia ao final do texto)

      e - entrega do texto digitado ou escrito (em folha oficial) na próxima aula. Não serão aceitas provas enviadas por e-mail!

       

      Para dúvidas sobre as normas e orientações ver:  http://trabalhoacademico.fflch.usp.br/

  • A formação do Oriente Médio contemporâneo

    Destaque
  • Aula de reposição: Revolução dos Cravos e lutas de libertação nacional em África

    O Laboratório de Economia Política e História Econômica (LEPHE-USP) e o Programa de História Econômica da USP convidam para aula aberta com o Prof. Dr. Lincoln Secco (DH-USP) sobre o tema: "Revolução dos Cravos e lutas de libertação nacional em África", objeto de seu estudo de doutoramento.
    Esta é uma atividade da disciplina de graduação “História Contemporânea II”, ministrada pelo Prof. Dr. Everaldo de Oliveira Andrade.
    Leituras recomendadas (ambos de autoria do ministrante): 
    “A Revolução dos Cravos” (Ed. Alameda)
    “Revolução dos Cravos. A dinâmica militar” (disponível online)

    Quarta-Feira
    14/12/2016
    18:30

    Auditorio de História 
    FFLCH-USP

  • Da crise de 1971 à queda da URSS: globalização e conflitos contemporâneos

  • Tópico 17

  • Tópico 18