Programação

  • SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO À GEOGRAFIA

    Código da disciplina: FLG0244

    Professor responsável: Reinaldo Paul Pérez Machado

    I – OBJETIVOS

    1. Fornecer os principios básicos do Sensoriamento Remoto enquanto técnica de obtenção, registro e interpretação de dados para análise geográfica.
    2. Avaliar o potencial das imagens obtidas através de plataformas aéreas ou orbitais como subsidios à análise temporal e espacial dos fenômenos geográficos.

    II. CONTEÚDO

    1. Histórico.
    2. Conceito e elementos do Sensoriamento Remoto.
    3. Principios Físicos do Sensoriamento Remoto.
    4. Interação da Energia Eletromagnêtica com os alvos.
    5. Sensores Multiespectrais.
    6. Sensor Fotográfico.
    7. Elementos de reconhecimento da imagem fotográfica.
    8. Sistemas Sensores.
    9. Resolução espectral e espacial dos sistemas sensores.
    10. Interpretação visual e automática das imagens nos estudos geográficos.

    III. MÉTODOS UTILIZADOS

    Aulas expositivas, exercícios práticos, discussão de textos.

    IV. ATIVIDADES DISCENTES

    Trabalhos práticos e leituras programadas.

    V. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

    Prova: 100%

    Primeira metade de setembro de 2013 (aprox. 6ta aula)

    VI. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

    Baker, R. D.; deSteiguer, J. E.; Grant, D. E.; Newton, M. J. Land-use/Land Cover mapping from aerial photographs. Photogrammetric Engineering and remote sensing, 45 (5): 661-668, 1979.

    Campbell, J. B. Mapping the land: aerial imagery for land use information. Washington, D.C., Association of American Geographers, 1983. 97 p.

    CERON, A. O.; DINIZ, J. A. F. “O uso das fotografias aéreas na identificação das formas de utilização agrícola da terra”. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, n. 2, p. 65-77, abril-junho de 1966.

    CRÓSTA, A. P. 1992. Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto. Campinas, Instituto de Geociências da Universidade de Campinas, 170p.

    FLORENZANO, T. Imagens de Satélite para Estudos Ambientais. São Paulo, Oficina de Texto, 2002.

    Foresti, C. Avaliação e monitoramento ambiental da expansão urbana do setor oeste da área metropolitana de São Paulo: análise através de dados e técnicas de sensoriamento remoto. São Paulo, FFLCH-USP, 1986. (Tese de Doutoramento).

    IBGE Manual técnico de Uso da Terra. Rio de Janeiro, FIBGE, 2006. 91 p. (Manuais técnicos em Geociências, nº7) <http://biblioteca.ibge.gov.br/>

    IBGE Introdução ao processamento digital de imagens. Rio de Janeiro, FIBGE, 2001, 94 p. (Manuais técnicos em Geociências, nº 9). <http://biblioteca.ibge.gov.br/>

    KAWAKUBO, Fernando Shinji, MORATO, Rúbia Gomes e PÉREZ MACHADO, Reinaldo Paul: “Sistema de Informação Geográfica: O uso de software livre na sala de aula.” En: Luis Antonio Bittar Venturi. (Organizador): Praticando Geografia. Práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo, 2011. Pág. 271-286. Editora Sarandi. <http://www.praticandogeografia.com.br/> [ISBN: 978-85-99018-94-1].

    KELLER, E. C. de S. Projeto do Mapeamento da Utilização da Terra. Aerofotogeografia, (3):1–16, 1969

    JENSEN, J. R. Remote Sensing of the environment: an Earth perspective. Upper Saddle River, NJ, Prentice Hall, 2000. 544 p.

    JENSEN, J. R. SENSORIAMENTO REMOTO DO AMBIENTE: uma perspectiva em recursos terrestres. 2da Edição traduzida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. São Paulo, Parêntese, 2009. 672 p. ISBN: 9788560507061

    LILLESAND, T. M.; KIEFER, R. Remote Sensing and Image Interpretation. New York, John Willey, 2000.

    LUCHIARI, Ailton, KAWAKUBO, Fernando Shinji, e MORATO, Rúbia Gomes: “Técnicas de Sensoriamento Remoto” En: Luis Antonio Bittar Venturi. (Organizador): Praticando Geografia. Práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo, 2011. Pág. 231-254. Editora Sarandi. <http://www.praticandogeografia.com.br/> [ISBN: 978-85-99018-94-1].

    NOVO, E. M. L. M. 1992. Sensoriamento Remoto: princípios e aplicações. São Paulo, Edgard Blücher, 2ª. ed., 308p.

    VII. MATERIAL

    - régua de acrílico (= > 30 cm);

    - calculadora;

    - canetas para retroprojetor ponta fina (= < 1 mm). Mínimo quatro cores (preto, azul, vermelho, verde);

    - tesoura ou estilete;

    - contact (brilho ou anti-reflexo);

    - cópia xerox dos exercícios e textos;

    - "overlay" de acetato, ou ultraphan (cronaflex), ou papel vegetal grosso (tamanho A3).

  • Tópico 1

    Aula 1: 16 de agosto

    Apresentação do Programa:

    • Histórico e conceito

  • Tópico 2

    Aula 2: 23 de agosto

    Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto:

    • Energia radiante. Como a energia é transmitida
    • Radiação eltromagnética
    • Comprimento e frequência das ondas eltromagnéticas
    • Espectro eltromagnético
    • Interação da energia eletromagnética com a atmosfera e com a superficie terrestre
    • Reflexão, absorção e transmissão da energia.
  • Tópico 3

    Aula 3: 30 de agosto

    Características das Imagens:

    • Sensores orbitais. Tipos de resolução
    • Comportamento Espectral dos Alvos
    • Assinaturas Espectrais ou Curvas de Reflectância
    • Teoria das Cores
    • Plataformas orbitais. Órbita dos Satélites
  • Tópico 4

    SEMANA DA PÁTRIA: 01 - 07 de setembro (não haverá aula).

  • Tópico 5

    Aula 4: 13 de setembro

    Sensor fotográfico:

    • Características do sensor fotográfico
    • Tipos de filmes
    • Fotografias aéreas. Elementos da câmera
    • Estereoscopia. O modelo estereoscópico
  • Tópico 6

    Aula 5: 20 de setembro

    Interpretação de imagens e confecção de mapas:

    • Interpretação visual e tratamento digital
    • Etapas do processo de interpretação
    • Leitura, análise e interpretação
    • Elementos da interpretação visual
    • Características dos mapas
  • Tópico 7

    PROVA: 27 de setembro

  • Tópico 8

    Aula 8: 30 de novembro

    Aerofotogrametria e fotointerpretação:

    • Confecção do mosaico
    • Referências geográficas. A carta topográfica
    • Uso e cobertura da terra. Categorias identificadas
    • Elaboração da chave de interpretação
    • Legenda proposta
    • Exercício: Elaboração da chave de interpretação
    • Legenda proposta

    Atenção não esquecer de trazer na próxima aula (dia 06/12) as quatro fotos (disponíveis no xerox), contact (1 m), tesoura ou estilete para cortá-lo, régua e as canetas para retroprojetor de ponta fina. (ver material do curso).

  • Tópico 9

    Aula 9: 6 de dezembro

    Fotointerpretação:

    • Preparação das fotos aéreas. Orientação
    • Colocação do "contact"
    • Localização do Ponto Principal e Ponto Conjugado
    • Determinação da Área Útil
    • Visão estereoscópica. Teste funcional
    • Montagem do par estereoscópico
    Atenção: Comunicação das notas e frequências disponíveis na porta da sala G3 a partir das 14:00 do dia 06/12/2013.
    Atenção não esquecer de trazer na próxima aula (dia 13/12) as quatro fotos já encapadas com contact. Também acetato, ou ultraphan (cronaflex), ou papel vegetal grosso (tamanho A3) e as canetas para retroprojetor de ponta fina (ver descrição do material do curso acima).
  • Tópico 10

    Aula 10: 13 de dezembro

    Fotointerpretação:

    • Traçado da rede de drenagem
    • Traçado da rede de transportes
    • Categorias da legenda
    • Levantamento de polígonos de uso da terra
    • Legenda provisória
    • Preparação do "overlay" (tamanho A3)
  • Tópico 11

    Aula 11: 14 de dezembro (sábado 14:00)

    Prova apenas para quem ficou abaixo de cinco e frequência superior a 70 %.

    A matéria avaliada será a mesma da prova anterior.

    (os alunos serão avisados por e-mail no dia 06/12)

  • Tópico 12

    Aula 12: 20 de dezembro

    Fotointerpretação:

    • Formato e requerimentos do Mapa de uso da terra
    • Redação cartográfica
    • Conclusão