Programação
-
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEMERM 5744 - Construção do Conhecimento em Saúde Coletiva - (2016)
-
14 as 15h
Apresentação dos participantes e dos professores
Apresentação do programa e dinâmica da disciplina, dos autores com quem se irá dialogar.
Montagem dos grupos e distribuição dos seminários15h as 18h
Leitura e discussão: ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Introdução. p. 9-15.
-
UNIDADE 1: A ciência e a construção do conhecimento científico
- O senso comum e a ciência - Mito e realidade
- O lugar da ciência – Teoria do conhecimento
- A construção do processo de produção do conhecimento14h as 18h
A ciência e a construção do conhecimento científico
Bibliografia básica:
LEOPOLDO e SILVA, Franklin. Teoria do conhecimento. In: CHAUÍ, Marilena et al. Primeira Filosofia. Lições introdutórias. 2ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p.175-195.
LUNGARZO, Carlos. O que é ciência. São Paulo. Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1989.
Bibliografia Complementar:
ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e a suas regras. 11ed. São Paulo: Loyola, 2006. 223p.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995. Unidade 4. Capítulos 1-7. p.109-178.
Trabalho em grupo e discussão-
LUNGARZO, Carlos. O que é ciência. São Paulo. Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1989. Arquivo
-
UNIDADE 2: A construção da racionalidade científica moderna
- As condições materiais de existência nas quais nasce a racionalidade moderna
- Galileu e a ciência moderna
- Indução e dedução
- A dúvida como recurso
- O universo e seu movimento14h as 18h
Preparação do Seminário: 1
ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Parte III – A ciência moderna institui-se: a transição para o capitalismo. Capítulos 8 e 9.p. 163-191Preparação do Seminário 2:
ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Parte III – A ciência moderna institui-se: a transição para o capitalismo. Capítulos 10, 11 e 12. p. 193-220Preparação do Seminário 3:
ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Parte III – A ciência moderna institui-se: a transição para o capitalismo. Capítulos 13 e 14. p. 221-253. -
-
-
Seminário: 1 - A construção do campo da saúde e da saúde coletiva (14:00 às 16:00 horas)
Seminário 2 - O sujeito das práticas e do saber (16:00 às 18:00 horas)
-
Seminário 3 - O conhecimento em saúde e em saúde coletiva, a produção de conhecimento sobre cuidado e a interdisciplinaridade (14:00 às 16:00 horas).
Discussão e construção de mapa analítico acerca da conformação do conhecimento e as práticas de saúde e em saúde coletiva (16:00 às 18:00 horas).
-
O campo da Saúde Coletiva e sua construção - participação de professora convidada.
Professora convidada: Profª. Drª. Solange L'abbate
-
Aula Solange L'Abbate: A Saúde Coletiva como instituição: aspectos da sua trajetória
-
Elaboração de uma resenha sobre uma das grandes unidades da disciplina:
UNIDADE 1: A ciência e a construção do conhecimento científico
UNIDADE 2: A construção da racionalidade científica moderna
UNIDADE 3: O campo de conhecimento e práticas em saúde e em saúde coletiva
-