Programação

  • Tópico 1

    24/08

    Aula 1


    Apresentação do curso

    Tópico para discussão: questões fundamentais da análise de classe

    Leitura

    WRIGHT, E. O. "Se 'classe' é a resposta, qual é a questão?" In. _____. Análise de classe, abordagens. Rio de Janeiro, Vozes, 2015.

  • Tópico 2

    31/08 - Aula 2


    As teorias clássicas da estratificação social e da análise de classe


    Leituras obrigatórias

    MARX, K. "Reprodução simples" e "Transformação da mais-valia em capital". In: O Capital (capítulos 21 e 22 do volume II). Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1998.

    WEBER, M. "A distribuição do poder dentro de comunidade: classes, estamentos, partidos". Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 2012.


    Leituras complementares

    CROMPTON, R. Class and stratification: an introduction to current debates. 2. ed. Cambridge: Polity Press, 2003 (capítulo 2).

    HIRANO, Sedi. Castas, Estamentos e Classes Sociais. Introdução ao pensamento sociológico de Marx e Weber. Campinas, Editora da Unicamp, 2006.

    SCOTT, John. Stratification and power. structures of class, status and command. Cambridge, Polity Press, 1996 

    (capítulos 2 e 3).

  • Tópico 3

    14/09 - Aula 3


    Estratificação social: o programa funcionalista


    Leitura obrigatória

    MOORE, W. e DAVIS, K. "Alguns princípios de estratificação". In: VELHO, O. et al. Estrutura de classe e estratificação social. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1971.

    SHILS, Edward. "Classe". In: _______ Centro e Periferia. Lisboa, Difel, [1974] 1992.


    Leitura complementar

    SCOTT, John. Stratification and power. structures of class, status and command. Cambridge, Polity Press, 1996 (capítulo 4).

    SHILS, E. "Deferência". In: _____. Centro e Periferia. Chicago, The University of Chicago Press, 1975.

  • Tópico 4

    21/09 - Aula 4


    A abordagem de classe neomarxista


    Leitura obrigatória

    Wright, E. O. "Fundamentos de uma análise de classe neomarxista". In: _____ Análise de classe: abordagens. Rio de Janeiro, Vozes, 2015.

    Leitura complementar

    Wright, E. O. "Varieties of marxist class analysis". Disponível em ". https://www.ssc.wisc.edu/~wright/Published%20writing/MarxistConceptsofClassStructure.pdf

    Santos, J. A. F. Estrutura de posições de classe no Brasil.  Rio de Janeiro, IUPERJ/UCAM, 2002 (capítulo 1).

  • Tópico 5

    28/09 - Aula 5

    A abordagem de classe neomarxista (segunda parte)


    Leitura obrigatória

    Santos, J. A. F. Estrutura de posições de classe no Brasil. Rio de Janeiro, IUPERJ/UCAM, 2002 (capítulo 2).

    Leitura complementar

    Santos, J. A. "Classes sociais e deslocamentos de renda no Brasil". Dados, 1 (58), 2015.

    Wright, E. O. Class consciousness and class formation in Sweden, the United States and Japan". In: _____. Class Counts,  Cambridge, Cambrige University Press, 1997.

    ____. "A general framework for studying class consciousness and class formation." In: ____. 

    Class Counts,  Cambridge, Cambrige University Press, 1997.


  • Tópico 6

    05/10

    Abordagem de classe neoweberiana (Aula 6)


    Leitura obrigatória

    BREEN, R. "Fundamentos de uma análise de classe neoweberiana". In: Wright, E. O. Análise de Classe: abordagens. Rio de Janeiro, Vozes, 2015.

    Leitura complementar

    MARSHALL, G.; GOLDTHORPE, J. "The promising future of class analysis: a response to recent critiques". Sociology, 3 (26), 1992.

    RIBEIRO, C. A. "Classes sociais e chances de vida". In: ____. Estrutura de classes e mobilidade social no Brasil. Bauru, Edusc, 2003.

  • Tópico 7

    19/10 - Aula 7
    Abordagem de classe weberiana (parte II)


    Leitura obrigatória

    Ribeiro, C. A. "Classes Sociais e chances de vida". In: _______. Estrutura de classe e mobilidade social no Brasil. Bauru, Edusc, 2007.

    Salata, A.; Scalon, M. C. "Uma nova classe média no Brasil da última década? O debate a partir da perspectiva sociológica". Sociedade e Estado, 2 (27), 2012.

    Leitura complementar

    Breen, R.; Goldthorpe, J. "Explaining educational differentials: towards a formal rational action theory". Rationality and society, 3 (9), 1997.

    Chan, T.; Goldthorpe, J. "Class and status: the conceptual distinction and its empirical relevance". American Sociological Review, 4 (72), 2007.

    Goldthorpe, J. "Class analysis and the reorientation of class theory: the case of persisting differentials in educational attainment." The British Journal of Sociology, 3 (47), 1996.

    Scalon, M. C. Mobilidade social no Brasil: padrões e tendências. Rio de Janeiro, Revan, 1999.

  • Tópico 8

    09/11 - Avaliação 

    Prova individual sem consulta.
    • Tópico 9

      16/11 - Aula 09

      - Abordagem de classe bourdieusiana


      Leitura obrigatória

      Bourdieu, Pierre. "Espaço social e gênese das 'classes'". In: ____. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005.

      Leitura complementar

      Bourdieu, P. "Espaço social e poder simbólico". In: _____. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo Papirus, [1994] 2008.

      Weininger, E. "Fundamentos de uma análise de classe de Pierre Bourdieu". In. Wright, E. O. Análise de Classe - abordagens. Rio de Janeiro, Vozes, 2015.

    • Tópico 10

      23/11 - Aula 10
      Abordagem de classe bourdieusiana


      Leitura obrigatória

      Bourdieu, Pierre. "Gostos de classe e estilos de vida". In: Ortiz, Renato. Bourdieu, Sociologia. São Paulo, Ática, Coleção Grandes Cientistas Sociais, 1983.

      Leitura complementar

      Bourdieu, Pierre. "Títulos de Nobreza Cultural." In. ______. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo, EDUSP, 2008. 



    • Tópico 11

      30/11 - Aula 11
      Abordagem de classe bourdieusiana (aplicações empíricas)


      Leitura obrigatória

      Pulici, Carolina. "A alimentação solene e parcimoniosa: práticas gastronômicas como fonte de distinção das elites brasileiras." Revista ECO-Pós, 3 (17), 2014.

      Fernandes, D.; Pulici, C. "Gosto Musical e Pertencimento de Classe: o caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo". Tempo Social, 2 (28), 2016.

      Leitura complementar

      Pereira, V. B. "Classes sociais e simbolização na cidade do Porto: elementos teóricos e resultados de pesquisa empírica."  Tempo Social, 2 (28), 2016.

      • Tópico 12

        07/12
        - Desafios da análise de classe: conectando classe e política

        Leitura obrigatório

        Bourdieu, Pierre. "Cultura e política". In: ______. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo, Edusp. 2008.



        • Tópico 13

          Instruções para a avaliação final:

          Escolha um dos três temas abaixo e, então, faça as atividades propostas, respeitando as seguintes regras:

          1. A resposta deve contemplar, ao menos, dois textos de leitura obrigatória, o que significa que a resposta deve conter citações dos textos, evidenciando a pesquisa e leitura da bibliografia;

          2. As citações e demais aspectos do trabalho devem obedecer às regras estabelecidas pela ABNT;

          3. O trabalho deve conter, no máximo, 5000 caracteres (com espaço), o que equivale a duas ou três páginas, com fonte Times New Roman, espaçamento de 1,5;

          4. A data final da entrega do trabalho é até 09/12, impreterivelmente, para meu endereço de e-mail: edison.bertoncelo@usp.br. Alternativamente, edison_ricardo@uol.com.br.

          O temas são os seguintes:

          1. A análise de classe de Pierre Bourdieu é construída a partir de três rupturas com a tradição marxista. Explique.

          2. As lutas de classe são, em grande medida, lutas em torno das classificações simbólicas. O sucesso em tais lutas depende do capital simbólico acumulado e que pode ser mobilizado pelos agentes. Discuta essa afirmação tendo como referência a situação das classes populares que, no entender de Bourdieu, funcionam apenas como contraste nas lutas em torno da distinção.

          3. Discuta alguns dos principais resultados empíricos produzidos por estudos de classe na Sociologia brasileira inspirados pela abordagem bourdieusiana.

        e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP