Kursthemen
-
Prezados,
Bem vindos(as) ao semestre!!
Nesta aula assistimos ao documentário Surplus, discutimos os slides introdutórios sobre disciplina e as Questões Socioambientais.
Seguem anexados slides com o crnograma proposto para as aulas e slides de apoio ao conteúdo da primeira aula.
Um cordial abraço,
Silvia
-
Prezados(as),
Nesta aula iniciaremos um estudo de caso: A Ilha de Páscoa.
Assistiremos ao filme Hapa Nui e trabalharemos com slides discutindo as questões socioambientais em Páscoa (slides anexados a esta mensagem).
Também discutiremos e discutiremos e distribuiremos temas para aumetnar a participação dos estudantes em aula.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as),
Seguem anexados arquivos sobre as três narrativas de mundo que vêm sendo utilizadas nos estudos sobre ecologia das tecnologias (slides e texto), de Meyrowitz.
Os slides referentes ao coalapso da ilha de Páscoa foram disponibilizados em aula anterior.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados(as),
Segue arquivo de apoio referente aos colapsos Maia, atualizado com as fotos e em ppt.
O endereço:
refere-se à parte 1/5 do documentario sobre os Maias, que assisitmos em aula.
Já abre com as partes 2/5 a 5/5 aparecendo à direita.
As legendas estão em espanhol e podem ser colocadas na tela, se não estiverem.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as),
Nessa aula iniciamos o estudo de caso dos Vikings em diversas de suas colônias.
O arquivo de slides de apoio encontra-se anexado e o documentário apresentado no início da aula pode ser acessado digitando-se no youtube: "mundos perdidos os vikings".
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as),
Segue anexado arquivo de apoio ao estudo de caso da Groelândia viking.
Segue também anexada a 1a PROVA ESCRITA. Conforme explicado em aula, ela deverá ser inicialmente elaborada como atividade extra-classe, em duplas ou individualmente. No dia 1/10 para a turma da noite e 2/10 para a turma do dia, reservaremos o horário da aula para que respondam a essa mesma prova, sem consultas. Também em duplas ou individualmente.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as),
Nesta aula ocorreram as apresetnações de sete problemas socioambientais que ocorriam no passado da humanidade, em torno de mil anos atrás e ainda hoje ocorrem.
Os arquivos das apresentações seguem anexados, bem como as contribuçòes recebidas para apoio da leitura do texto da aula 01.
Não houve ocnidçòes de carregar os formatos mp4 e wmv.
Desse modo, o vídeo apresentado: La tierra es nostra e Matéria da capa - As guerras da água terão que ser localizados pelos próprios estudantes interessados.
Um cordial abraço, bom estudo, bom trabalho,
Silvia
-
1a prova escrita
-
Prezados,
Nesta aula veremos o estudo de caso contemporâneo sobre a Austrália.
Segue arquivo de apoio com slides anexado.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as),
Segue anexado arquivo de apoio à aula 10, sobre a China.
Abraços,
Silvia
-
Prezados (as),
Nesta aula abordamos como tema central a Ecotoxicologia e a Genotoxicidade.
Segue arquivo anexado.
Também está anexado a esta mensagem, relatório da ANVISA sobre contaminação de alimentos por agrotóxico - 2013.
O documenário Futuro Roubado complementa esse tópico.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as),
Nesta aula abordamos tratamentos de resíduos agroindustriais.
Seguem anexados os arquivos de apoio, bem como o arquivo da Teoria da Anêmona que aborda, no contexto da Media Ecology, como as tecnologias digitais alteram nossas percepções de tempo e espaço.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as)
Seguem arquivos complementares de apoio à 2a prova sobre:
- gases de efeito estufa
- agrotóxicos e seus modos de ação
- iniciativas no âmbito das empresas
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados,
Seguem arquivos sobre:
- Ciência e Ética
- algumas respostas já em curso aos problemas socioambientais
- 2a prova
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as)
Seguem anexados os seminários apresentados para as classes nas aulas de 12 e 13 de novembro de 2013.
Podem ser usados na elaboração da prova os seminários apresentados tanto nesta semana como em 19/11/13.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as),
Seguem anexados os seminários apresentados em 19/11/13.
Lembro que podem ser usados na elaboração da prova os seminários apresentados tanto em 12 e 13/11 como em 19/11/13.
Observação: no seminário sobre Efeitos Adversos dos Aditivos Alimentares
- As siglas significam:
DCNT: doenças crônicas não transmissíveis
IDA: ingestão diária aceitável
Antioxidantes BHA e BHT significam:
Butil hidroxianisol (BHA) e Butil hidroxitolueno (BHT)
- as referências bibligráficas deste seminário encontram-se em arquivo anexado, junto aos demais arquivos.
Cordialmente,
Silvia