- Docente: Paulo Eduardo Moruzzi Marques
- Docente: Andrés Trujillo
- Docente: Fabio Mattos
- Docente: Joao Gomes Martines Filho
- Docente: José César Cruz Jr
- Docente: Pedro Valentim Marques
- Docente: Waldemar Souza
Apresentar ao estudante os conceitos básicos de economia, sua evolução e seus principais instrumentos de análise. O aluno, ao final deste curso, estará apto a discutir e entender as noções gerais de microeconomia, macroeconomia e desenvolvimento econômico que lhe ajudem a interpretar o funcionamento de uma economia, como a brasileira. A disciplina está dividida em duas partes: a primeira dedica-se à apresentação de conceitos e modelos básicos de microeconomia e a segunda parte a aspectos similares da macroeconomia.
- Docente: Joao Gomes Martines Filho
Os objetivos deste curso são: • Caracterizar o conceito e papel do marketing nas organizações e na sociedade; • Apresentar as funções estratégicas e táticas do marketing; • Fornecer a base para o processo de análise do mercado e ambiente de marketing; • Capacitar o aluno na elaboração e avaliação de um plano de marketing; • Propiciar ao aluno uma visão crítica e ética sobre os desafios atuais do marketing.
- Docente: Hermes Moretti Ribeiro da Silva
O objetivo deste curso é discutir os mais importantes modelos que os economistas usam para explicar o comportamento: dos consumidores; das firmas; equilíbrio parcial de mercados competitivos e não competitivos; equilíbrio geral; teoria dos jogos; incerteza e informação; externalidades e bens públicos.
- Docente: Joao Gomes Martines Filho
- Docente: Joao Gomes Martines Filho
- Docente: Margarete Boteon
As relações entre a sociedade, cultura e natureza constituem o foco temático das reflexões desta disciplina, cujas referências se encontram nos conceitos e debates da Sociologia e da Antropologia. De maneira privilegiada, os temas em pauta serão tratados no âmbito das modernas sociedades ocidentais, procurando familiarizar os estudantes com as contribuições das ciências sociais para o debate e a reflexão densa e crítica sobre questões contemporâneas, como aquelas em torno da degradação ambiental, da globalização, da desigualdade social ou do lugar da mídia no cotidiano humano.
- Docente: Paulo Eduardo Moruzzi Marques