Indice degli argomenti
-
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM2200093 - Urgência e Emergência em Enfermagem - (2016 - Turma I) - Licenciatura
-
Prezados Alunos...boa tarde!!!
Nós professores responsáveis pela Disciplina de Urgência e Emergência parabenizamos a todos pelo comprometimento e responsabilidade no desenvolvimento das atividades (02/08/2016). A participação ativa de vocês nos motiva.
Com certeza fará a diferença no cuidado ao paciente que vocês prestarão a assistência qualificada, científica e humanizada.
Att,
Profas. Aline, Kelly, Maria Celia e Renata
-
Apresentação da Disciplina
Caro aluno!
Temos grande satisfação em tê-lo conosco na Disciplina de Urgência e Emergência.
O conhecimento na temática em questão está evoluindo constantemente e é essencial que um conteúdo sobre a assistência de enfermagem às vítimas em situações clínicas, traumatológicas, obstétricas, pediátricas e psiquiátricas seja compreendido e apreendido pelo estudante de enfermagem de forma atualizada e sustentada nas diretrizes nacionais e internacionais.
Esperemos alcançar suas expectativas quanto a esta temática e aprimorar seus conhecimentos, para melhor assistir os usuários do sistema público de saúde, bem como do privado.
Gostaríamos que neste momento de aprendizado você pudesse lembrar-se de suas vivências com pessoas, com necessidades diversas e pensasse no que você poderia melhorar seu desempenho para cuidar ainda melhor deste paciente. É com esta motivação que estaremos juntos nesse novo desafio.
Caro aluno!
A sua missão agora será estudar e aprender, para assistir as pessoas que passam por situação de urgência e emergência. Boa sorte e que os estudos possam te deixar motivado.
Um abraço e bom aproveitamento nesse processo de aprendizado conjunto.
-
Vídeo COFEN- Falando de Enfermagem- Atendimento de Urgência e Emergência
-
Aula 1- Políticas de Atenção às Urgências e Emergências
Nesta unidade você vai aprender a identificar o contexto em que está inserida a Política Nacional de Redes de Atenção em Saúde, a Rede de Atenção às Urgências (RAU).
A AULA SERÁ EXPOSITIVA-DIALOGADA com a presença de enfermeiros inseridos na RAU (SAMU-REGIONAL RIBEIRÃO PRETO-SP) pontuando os princípios, as diretrizes e a vigilância em saúde naa Política da Rede de Atenção às Urgências.
-
-
ATENDIMENTO INICIAL A VÍTIMA DE TRAUMA - DIRETRIZES INTERNACIONAIS - (reserva de Sala - AUDITÓRIO I)
Aula 2- Sistematização da Assistência de Enfermagem junto à vítima de trauma
Caro Estudante !!!
Parabéns!!! Você já cumpriu uma etapa importante para o desenvolvimento de duas habilidades combinadas do conhecimento acerca das políticas públicas do Ministério da Saúde sobre a Rede de Atenção às Urgências.
Agora, você irá desenvolver habilidades necessárias para cuidar da vítima de trauma. Para isso, será preciso que você leia, com muita atenção, todo o material que estamos disponibilizando e apresentando acerca do "Atendimento à Vitima de Trauma".
Esse material para leitura irá proporcionar à você conhecimento científico e técnico necessário para planejar cuidados de enfermagem de maneira segura, sustentada nas melhores evidências científicas.
Certamente, desejamos prepará-lo também para as habilidades interpessoais, ético e legais, que fortalecerão suas decisões para os desafios da prática clínica atual no nosso contexto de saúde, no atendimento das emergências.
Contamos com seu empenho nos estudos e nas leituras....APROVEITE!!!
Muito mais do que nós, professores, que torcemos por você, os USUÁRIOS vítimas de trauma também contam com a sua competência e habilidade.
Bons estudos!!!
-
Este conteúdo, que estamos apresentando à você, de conhecimento científico foi produzido por professores enfermeiros e enfermeiros da prática clínica (pós-graduandos) especialistas na temática urgência e emergência da ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIADE DE SÃO PAULO (EERP-USP) em parceria com a UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Trata-se do Módulo VIII, Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Traumatológicas.
Nesse módulo, você aprenderá como avaliar, diagnosticar e intervir junto à vítima de trauma, bem como apresentar os dispositivos necessários para esse cuidado sistematizado ao longo do seu atendimento.
Trata-se de uma material atualizados que você poderá acessá-lo pelo link eletrônico em PDF que disponibilizamos para você.
Módulo VIII - Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Traumatológicas. Autores : Maria Celia Barellos Dalri; Sayonara de F. F. Barbosa; Lucieli Dias Pedreschi Chaves; Regilene Molina Zacarelli Cyrillo; Camila Rosalia Antunes Baccin. Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-Graduação em enfermagem, 2013. 182p. ISBN: 978-85-88612-61-7 ; Meio digital
-
OBJETIVOS:
- Descrever as etapas do atendimento dentro da Sala de Urgência;
- Indicar os principais aspectos do planejamento e da organização de uma sala de urgência;
- Demonstrar a seqüência de prioridades na sistematização do atendimento de emergência
-
VÍDEO 7- Slide 63 - Colocação do colar Cervical
-
VÍDEO 9 - MANOBRA DE CHIN-LIFT - em modelo manequim vivo
-
VÍDEO 11 - Manobra de jaw-thrust - EM MODELO MANEQUIM VIVO
-
VÍDEO 12 - Slide 77- INSERÇÃO CÂNULA OROFARÍNGEA (GUEDEL) - MODELO MANEQUIM VIVO
-
VÍDEO 12 - INSERÇÃO DE CÂNULA OROFARÍNGEA - NO MANEQUIM
-
VÍDEO 13 - Suporte Ventilatório- Ventilação Bolsa-Valva- Máscara
-
Sugerimos a leitura das páginas 162 a 230.
LIVRO DO ALUNO Curso de Especialização Profissional - URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.
Curso de especialização profissional de nível técnico em enfermagem - livro do aluno: urgência e emergência/ coordenação técnica pedagógica Julia Ikeda Fortes. [et al.]. São Paulo: FUNDAP, 2010. ---p. (Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para a Área da Saúde no Estado de São Paulo) ISBN 978-85-7285-127-5
I. Fortes, Julia Ikeda(coord.). II. Oliveira, Solange de Carvalho (coord.) III. Cruz, Solange Cezário GomesRibeiro (coord.). IV. Matsui, Tomoko (coord.)
V. Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP.
CDD - 610.7307
-
O Gabinete do ministro - MS - Aprova e institui a Linha de Cuidado ao Trauma na Rede de Atenção às Urgências e
E m e rg ê n c i a s .
-
-
Aula 3- Aspectos de Biossegurança no atendimento à vítima de urgência e emergência
Nesta aula abordaremos aspectos referentes à biossegurança dos profissionais que atuam nos serviços de urgência, bem como relacionados com a segurança do paciente.
-
Dados sobre Tuberculose Ocupacional - Secretaria de Vigilância em Saúde - SP
-
Aula Teórico Prática- Abordagem das Vias Aéreas, Controle da coluna cervical, Ventilação e Respiração
Vias Aéreas e Assistência Ventilatória (Airway and Breathing)
OBJETIVOS- Identificar uma obstrução de vias aéreas- Escolher a melhor conduta para liberação e manutenção das vias aéreas e estabilização da coluna cervical- Realizar as condutas de liberação e manutenção das vias aéreas- Identificar a necessidade de uma via aérea definitiva e auxiliar o médico na realização das condutas definitivasVOCÊ SERÁ CAPAZ DE:Imobilizar coluna cervical; permeabilizar as vias aéreas em vítimas de trauma, utilizando manobras de "chin-lift e de Jaw-Thrust"; Instalar cânula orofaríngea; ventilar com bolsa-valva-máscara; descrever a indicação e contra-indicação para as intervenções avançadas de vias aéreas; listar os materiais e equipamentos para intervenções de vias aéreas e ventilação.Laboratório 3-
Sugerimos a leitura das páginas 29 à 73.
-
Prezado aluno(a)
Envio a aula - SIMULAÇÃO E HABILIDADES - PRÁTICAS DE A e B - Trauma 2016
Trata-se de uma resumo da apostila que recomendei a leitura.
Faça a diferença ...Bons estudos e até breve.
-
-
Aula Teórico Prática- Intervenções de Enfermagem referentes à Circulação
Caros alunos,
Neste tópico iremos abordar aspectos teórico-prático relacionados ao atendimento à vítima de trauma. Iremos discutir em laboratório as intervenções de enfermagem referentes à circulação, especificamente aos indivíduos em risco ou em choque hipovolêmico.
Esperamos que vocês aproveitem bastante este material !!
Sugerimos a leitura da Unidade 3 - Atendimento Inicial à vítima de trauma da apostila do Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem. Urgência e Emergência.
Laboratório IV
-
Acesso Venoso pela Via-Intraóssea em Urgências Médicas
-
Vídeo disponível no youtube sobre a punção intraóssea relaborado pela - The New England Medicine.
Slide 31 - Material de Apoio
-
Material de apoio sobre Intervenções de enfermagem: aplicabilidade da NIC
-
Material de Apoio sobre Trauma na Gestante
Artigo que aborda tópicos principais no atendimento da gestante vítima de trauma
-
Artigo que aborda aspectos principais da gestante vítima de trauma
-
reportagem sobre o cinto de segurança
-
-
Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE)
Caro aluno!!!
Com os “Destaques das Diretrizes" da American Heart Association (AHA) você tem acesso aos principais pontos de discussão e alterações nas Diretrizes de 2010 para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).
As Diretrizes da AHA 2010 para RCP e ACE se baseiam em uma ampla revisão da literatura sobre RCP.
Portanto, caberá a somente a você ler com muita atenção os materiais que estamos disponibilizando.
Estude!!! O resultado do seu aprendizado será a qualidade e segurança que você proporcionará ao paciente e família vítima de Parada Cardiorrespiratória.
-
Diretrizes do ACE - 2010 - Resumida
-
Prezado (a) aluno(a)
Nesse link você deverá acessar a Atualização das Diretrizes de RCP e ACE 2015
https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf
Bons estudos
Maria Celia
-
-
Amiodarone or lidocaine for cardiac arrest: A systematic review and meta-analysis
- F. Sanfilippoa, , , ,
- C. Corredorb, ,
- C. Santonocitoa, ,
- G. Panarelloa, ,
- A. Arcadipanea, ,
- G. Ristagnoc, d, ,
- T. Pellisd, e,
Background
Guidelines for treatment of out-of-hospital cardiac arrest (OOH-CA) with shockable rhythm recommend amiodarone, while lidocaine may be used if amiodarone is not available. Recent underpowered evidence suggests that amiodarone, lidocaine or placebo are equivalent with respect to survival at hospital discharge, but amiodarone and lidocaine showed higher hospital admission rates. We undertook a systematic review and meta-analysis to assess efficacy of amiodarone vs lidocaine vs placebo.
-
Suporte de Vida na Parada Cardiorrespiratória ACLS 2015/2016 (SAMU)
Publicado em 5 de jul de 2016Aula sobre o tema parada cardiorrespiratória baseada no ACLS 2015.
Baseada em aula ministrada para os funcionários do SAMU Norte Pioneiro, Paraná.
Voltada para profissionais de saúde, focando especialmente o manejo pré hospitalar.
Link para ditetriz atual.
http://bit.ly/AHA2015samuCategoria
Licença
- Licença padrão do YouTube
Criado com
Vídeos de origem
-
-
-
Esta apostila resume importantes conteúdos relacionados às urgências e emergências psiquiátricas. Boa leitura...
-
-
Este material aborda o conteúdo sobre a atendimento emergencial do AVC.