Programação
-
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM2200093 - Urgência e Emergência em Enfermagem - (2016 - Turma II) - Licenciatura
-
Prezados Alunos...boa tarde!!!
Nós professores responsáveis pela Disciplina de Urgência e Emergência parabenizamos a todos pelo comprometimento e responsabilidade no desenvolvimento das atividades (20/09/2016). A participação ativa de vocês nos motiva.
Com certeza fará a diferença no cuidado ao paciente que vocês prestarão a assistência qualificada, científica e humanizada.
Att,
Profas. Aline, Kelly, Maria Celia e Renata
-
Prezado (a) aluno(a)
Consta anexo o programa da disciplina e o cronograma das atividades.
Att
professores da disciplina
-
Apresentação da Disciplina
Caro aluno!
Temos grande satisfação em tê-lo conosco na Disciplina de Urgência e Emergência.
O conhecimento na temática em questão está evoluindo constantemente e é essencial que um conteúdo sobre a assistência de enfermagem às vítimas em situações clínicas, traumatológicas, obstétricas, pediátricas e psiquiátricas seja compreendido e apreendido pelo estudante de enfermagem de forma atualizada e sustentada nas diretrizes nacionais e internacionais.
Esperemos alcançar suas expectativas quanto a esta temática e aprimorar seus conhecimentos, para melhor assistir os usuários do sistema público de saúde, bem como do privado.
Gostaríamos que neste momento de aprendizado você pudesse lembrar-se de suas vivências com pessoas, com necessidades diversas e pensasse no que você poderia melhorar seu desempenho para cuidar ainda melhor deste paciente. É com esta motivação que estaremos juntos nesse novo desafio.
Caro aluno!
A sua missão agora será estudar e aprender, para assistir as pessoas que passam por situação de urgência e emergência. Boa sorte e que os estudos possam te deixar motivado.
Um abraço e bom aproveitamento nesse processo de aprendizado conjunto.
-
Vídeo COFEN- Falando de Enfermagem- Atendimento de Urgência e Emergência
-
Aula 1- Políticas de Atenção às Urgências e Emergências
-
-
Aula 2- Sistematização da Assistência de Enfermagem junto à vítima de trauma
Caro Estudante !!!
Parabéns!!! Você já cumpriu uma etapa importante para o desenvolvimento de duas habilidades combinadas do conhecimento acerca das políticas públicas do Ministério da Saúde sobre a Rede de Atenção às Urgências.
Agora, você irá desenvolver habilidades necessárias para cuidar da vítima de trauma. Para isso, será preciso que você leia, com muita atenção, todo o material que estamos disponibilizando e apresentando acerca do "Atendimento à Vitima de Trauma".
Esse material para leitura irá proporcionar à você conhecimento científico e técnico necessário para planejar cuidados de enfermagem de maneira segura, sustentada nas melhores evidências científicas.
Certamente, desejamos prepará-lo também para as habilidades interpessoais, ético e legais, que fortalecerão suas decisões para os desafios da prática clínica atual no nosso contexto de saúde, no atendimento das emergências.
Contamos com seu empenho nos estudos e nas leituras....APROVEITE!!!
Muito mais do que nós, professores, que torcemos por você, os USUÁRIOS vítimas de trauma também contam com a sua competência e habilidade.
Bons estudos!!!
-
Este conteúdo, que estamos apresentando à você, de conhecimento científico foi produzido por professores enfermeiros e enfermeiros da prática clínica (pós-graduandos) especialistas na temática urgência e emergência da ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIADE DE SÃO PAULO (EERP-USP) em parceria com a UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Trata-se do Módulo VIII, Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Traumatológicas.
Nesse módulo, você aprenderá como avaliar, diagnosticar e intervir junto à vítima de trauma, bem como apresentar os dispositivos necessários para esse cuidado sistematizado ao longo do seu atendimento.
Trata-se de uma material atualizados que você poderá acessá-lo pelo link eletrônico em PDF que disponibilizamos para você.
Módulo VIII - Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Traumatológicas. Autores : Maria Celia Barellos Dalri; Sayonara de F. F. Barbosa; Lucieli Dias Pedreschi Chaves; Regilene Molina Zacarelli Cyrillo; Camila Rosalia Antunes Baccin. Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-Graduação em enfermagem, 2013. 182p. ISBN: 978-85-88612-61-7 ; Meio digital
-
OBJETIVOS:
- Descrever as etapas do atendimento dentro da Sala de Urgência;
- Indicar os principais aspectos do planejamento e da organização de uma sala de urgência;
- Demonstrar a seqüência de prioridades na sistematização do atendimento de emergência
-
VÍDEO 7- Slide 63 - Colocação do colar Cervical
-
VÍDEO 9 - MANOBRA DE CHIN-LIFT - em modelo manequim vivo
-
VÍDEO 11 - Manobra de jaw-thrust - EM MODELO MANEQUIM VIVO
-
VÍDEO 12 - Slide 77- INSERÇÃO CÂNULA OROFARÍNGEA (GUEDEL) - MODELO MANEQUIM VIVO
-
VÍDEO 12 - INSERÇÃO DE CÂNULA OROFARÍNGEA - NO MANEQUIM
-
VÍDEO 13 - Suporte Ventilatório- Ventilação Bolsa-Valva- Máscara
-
Sugerimos a leitura das páginas 162 a 230.
LIVRO DO ALUNO Curso de Especialização Profissional - URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.
Curso de especialização profissional de nível técnico em enfermagem - livro do aluno: urgência e emergência/ coordenação técnica pedagógica Julia Ikeda Fortes. [et al.]. São Paulo: FUNDAP, 2010. ---p. (Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para a Área da Saúde no Estado de São Paulo) ISBN 978-85-7285-127-5
I. Fortes, Julia Ikeda(coord.). II. Oliveira, Solange de Carvalho (coord.) III. Cruz, Solange Cezário GomesRibeiro (coord.). IV. Matsui, Tomoko (coord.)
V. Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP.
CDD - 610.7307
-
-
Aula 3- Aspectos de Biossegurança no atendimento à vítima de urgência e emergência
Nesta aula abordaremos aspectos referentes à biossegurança dos profissionais que atuam nos serviços de urgência, bem como relacionados com a segurança do paciente.
-
Dados sobre Tuberculose Ocupacional - Secretaria de Vigilância em Saúde - SP
-
Aula Teórico Prática- Abordagem das Vias Aéreas, Controle da coluna cervical, Ventilação e Respiração
Vias Aéreas e Assistência Ventilatória (Airway and Breathing)
OBJETIVOS- Identificar uma obstrução de vias aéreas- Escolher a melhor conduta para liberação e manutenção das vias aéreas e estabilização da coluna cervical- Realizar as condutas de liberação e manutenção das vias aéreas- Identificar a necessidade de uma via aérea definitiva e auxiliar o médico na realização das condutas definitivasVOCÊ SERÁ CAPAZ DE:Imobilizar coluna cervical; permeabilizar as vias aéreas em vítimas de trauma, utilizando manobras de "chin-lift e de Jaw-Thrust"; Instalar cânula orofaríngea; ventilar com bolsa-valva-máscara; descrever a indicação e contra-indicação para as intervenções avançadas de vias aéreas; listar os materiais e equipamentos para intervenções de vias aéreas e ventilação.Laboratório 2-
Sugerimos a leitura das páginas 29 à 73.
-
-
Aula Teórico Prática- Intervenções de Enfermagem referentes à Circulação
Caros alunos,
Neste tópico iremos abordar aspectos teórico-prático relacionados ao atendimento à vítima de trauma. Iremos discutir em laboratório as intervenções de enfermagem referentes à circulação, especificamente aos indivíduos em risco ou em choque hipovolêmico.
Esperamos que vocês aproveitem bastante este material !!
Sugerimos a leitura da Unidade 3 - Atendimento Inicial à vítima de trauma da apostila do Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem. Urgência e Emergência.
Laboratório 5
-
Acesso Venoso pela Via-Intraóssea em Urgências Médicas
-
Vídeo disponível no youtube sobre a punção intraóssea relaborado pela - The New England Medicine.
Slide 31 - Material de Apoio
-
Material de apoio sobre Intervenções de enfermagem: aplicabilidade da NIC
-
Prezado (a) aluno (a), bom dia!
Aqui estaremos no PLANTÃO DE DÚVIDAS - Trauma .
bons estudos
Maria Celia
-
Material de Apoio sobre Trauma na Gestante
Artigo que aborda tópicos principais no atendimento da gestante vítima de trauma
-
Artigo que aborda aspectos principais da gestante vítima de trauma
-
reportagem sobre o cinto de segurança
-
-
Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE)
Caro aluno!!!
Com os “Destaques das Diretrizes" da American Heart Association (AHA) você tem acesso aos principais pontos de discussão e alterações nas Diretrizes de 2010 para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).
As Diretrizes da AHA 2010 para RCP e ACE se baseiam em uma ampla revisão da literatura sobre RCP.
Portanto, caberá a somente a você ler com muita atenção os materiais que estamos disponibilizando.
Estude!!! O resultado do seu aprendizado será a qualidade e segurança que você proporcionará ao paciente e família vítima de Parada Cardiorrespiratória.
-
Diretrizes do ACE - 2010 - Resumida
-
Prezado (a) aluno(a)
Nesse link você deverá acessar a Atualização das Diretrizes de RCP e ACE 2015
https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf
Bons estudos
Maria Celia
-
-
-
-
Esta apostila resume importantes conteúdos relacionados às urgências e emergências psiquiátricas. Boa leitura...
-
-
Caros alunos, esta atividade finaliza seus estudos em Emergências Psiquiátricas.