Programação

  • Aula 08

    Estudo Dirigido Especial - I

    • Esta lista de exercícios está dividida em duas partes, e permite o estudo das questões trabalhadas durante a primeira parte do curso.

      No primeiro bloco são reapresentadas as questões de controle de presença, e no segundo bloco as questões dos quizes.

      As notas eventualmente atribuidas a este questionário são apenas informativas e não contam para o seu quadro geral de notas. 


    • Aproveite novamente os dados coletados em uma área de floresta amazônica, que registra dados sobre todas as árvores com DAP (diâmetro à altura do peito, 1,30m) maior do que 40 cm. A planilha com esses dados pode ser obtida aqui.  Proponha um estudo de regressão, avaliando a possibilidade de estimar o volume individual de árvores de uma determinada espécie a partir do seu DAP ou altura.

      Por exemplo,  filtre os dados escolhendo apenas os registros de uma única espécie, por exemplo, o roxinho.  Copie os dados de DAP, altura e volume para uma nova planilha.  Explore graficamente a relação entre essas variáveis. Seguindo as regras sugeridas na aula passada, veja se há necessidade de transformação das variáveis.  Proponha um modelo de regressão linear e avalie estatisticamente a qualidade dessa proposta.

      Apresente os seus resultados para o resto da classe.