Agenda do Curso
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Canto Coral II e IV. Quartas, das 10h às 12h e Sextas, das 14h às 16h.
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Favor imprimir todas as partituras para a primeira aula.
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10/0:
- Aquecimento
- Naipes: Tocando em frente; Tristeza do Jeca e Um violeiro toca
- Tutti: No rancho fundo; Eu nasci naquela serra; Luar do sertão, Penas do Tiê; Tocando em frente; Tristeza do Jeca e Um violeiro toca.
- Aquecimento
- Naipes: Aleluia, No rancho fundo; Eu nasci naquela serra; Luar do sertão, Penas do Tiê; Tocando em frente; Tristeza do Jeca e Um violeiro toca.
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17/8
- Aquecimento e pronúncias
- Naipes: Candidi facti sunt
- Tutti: Candidi, Alelluia + caipiras.
- Aquecimento e pronúncias
- Naipes: The silver swan, Candidi, Aleluia.
- Tutti: The silver swan, Candidi, Aleluia + caipiras
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XXVI Congresso da ANPPOM. Não haverá aula, nem na quarta nem na sexta.
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31/8
- Aquecimento e pronúncias
- Naipes: The silver swan e Va, pensiero
- Tutti: The silver swan, Candidi, Alelluia + Va, pensiero
- Aquecimento e pronúncias
- Naipes: Waldesnacht, The silver swan, Candidi, Aleluia + Va, pensiero.
- Tutti: Waldesncht, The silver swan, Candidi, Aleluia e Va, pensiero
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- Quinta, 8 de setembro, às 14h: ensaio do Va, Pensiero, na Tulha.
- Sexta, 9 de setembro, às 8:30h, aquecimento e passagem para o evento. Traje: preto.
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14/9
- Aquecimento e pronúncias
- Naipes: Trois beaux oiseaux du Paradis, Waldesnacht
- Tutti: Trois beaux oiseaux du Paradis, Waldesnacht
- Aquecimento e pronúncias
- Naipes: Túrót eszik a cigány
- Tutti: Túrót eszik a cigány
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21/9
- Aquecimento e pronúncias
- Naipes: Túrót eszik a cigány, Trois beaux oiseaux du Paradis, Waldesnacht
- Tutti: Túrót eszik a cigány, Trois beaux oiseaux du Paradis, Waldesnacht
- Aquecimento e pronúncias
- Tutti (todo o repertório lido até agora):
Trois beaux oiseaux du Paradis
Waldesnacht
The silver swan
Candidi facti sunt
Aleluia
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Dia 28/9
- Aquecimento
- Tutti, só Caipiras:
- No rancho fundo
- Eu nasci naquela serra
- Luar do sertão
- Penas do Tiê
- Um violeiro toca
- Tristeza do Jeca
- Tocando em frente
- Aquecimento
- Caipiras + repertório europeu
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Dia 5/10
- Aquecimento
- Tutti, Caipiras + europeias
- Aquecimento
- Tutti, Caipiras + europeias
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- Dia 19/10, quarta-feira, 10h, na Tulha: apresentação do repertório caipira com acompanhamento de viola caipira do Prof. Zé Gustavo, na abertura do VII Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto: a viola caipira na universidade. Traje: preto e/ou branco.
Programa:
No rancho fundo
Eu nasci naquela serra
Luar do sertão
Penas do Tiê
Um violeiro toca
Tristeza do Jeca
Tocando em frente- Dia 21/10: lista de presença nas atividades do VII EMRP (presença obrigatória)
- Dia 19/10, quarta-feira, 10h, na Tulha: apresentação do repertório caipira com acompanhamento de viola caipira do Prof. Zé Gustavo, na abertura do VII Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto: a viola caipira na universidade. Traje: preto e/ou branco.
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Dia 26/10: Audição de quartetos (1a avaliação): Kodaly e Ravel
Dia 28/10: Tenho reunião do projeto temático Fapesp, O musicar local, na FFLCH. Não haverá aula.
(Para quem estiver interessado em saber mais):
O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia
Coordenadora: Suzel Reily (UNICAMP); Pesquisadoras Principais: Flavia Camargo Toni (USP), Rose Satiko Gitirana Hikiji (USP).
Instituições Sede: Instituto de Artes (Música) - Unicamp; Departamento de Antropologia - USP e Instituto de Estudos Brasileiros - USP.
Resumo:
Este projeto visa reconhecer a diversidade das formas de engajamento musical – ou do musicar – em localidades diversas. Adotamos o termo “musicar” como tradução da palavra “musicking”, cunhada por Christopher Small, para descrever qualquer forma de engajamento com música. Assim, a performance musical é uma forma de musicar, mas musica-se também ao ouvir ou falar sobre música, ao fazer o download de uma música ou mesmo ao participar da organização de um show. Com efeito, Small chama atenção para o caráter social do musicar, ocorra ele numa performance em tempo real ou mediado por música gravada.
Musicar, enfim, é engajar-se num processo interativo ligado à produção e vivência da música. Ao atrelarmos o musicar ao local, buscamos investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.
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- 2/11: aula normal
- 4/11: não haverá aula, porque vou à ECA, em São Paulo, para a defesa de mestrado de minha orientanda Adriana Moraes dos Santos Dias.
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- Dia 9/11: quartetos - Waldesnacht e The Silver swan
- Dia 11/11: quartetos - Candidi facti sunt e Aleluia
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Dias 16 e 18 de novembro:
- Audição de quartetos, tanto as músicas quanto os alunos escolhidos (as) por sorteio.
- Audição de quartetos, tanto as músicas quanto os alunos escolhidos (as) por sorteio.
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Dias 23e 25 de novembro:
- Leitura de Jesus, alegria dos homens (Bach); Aleluia de Händel e Noite Feliz (Gruber), para o dia 11/12 (dom) com USP-Filarmônica.
- + Tutti misturado com todo o repertório da avaliação (europeias e caipiras).
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Dia 30/11
- Ensaio geral para a avaliação (caipiras e europeias)
- Passagem de Bach, Händel e Gruber (para o dia 11/12
Dia 2/12
- Avaliação com banca. Tulha, 14h (aquecimento) e 14:30h apresentação de todo o programa (caipiras e europeias).
- Traje: preto e/ou branco
- Ensaio geral para a avaliação (caipiras e europeias)
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- Dia 7/12: aula com o Prof. Rubens
- Dia 9/12: aula com o Prof. Rubens