Agenda do Curso
-
- Apresentação do programa da disciplina e do livro didático
- Agendamento dos seminários sobre o livro didático
- Adriana: orientação sobre os estágios e Música na Escola (Práticas)
- FV01: Koellreuter - documentário
-
- Leitura da introdução do livro didático
- Adriana
- FV02: Os alquimistas do som
-
- Adriana (Práticas)
- Rafael: pp. 29-37 (funções)
- Bianca: pp. 38-47 (I Idade)
- Chomsky: (vídeo)
- Adriana (Práticas)
-
- ANPPOM (não haverá aula)
-
- Adriana (práticas)
- Mateus: pp. 47-56 (funções na I Idade)
- FV 03: Chomsky (continuação - 40':46")
-
- Semana da Pátria. Não haverá aula.
- Semana da Pátria. Não haverá aula.
-
- Adriana (práticas) + conversa sobre estágios.
- Vitória: pp. 56-67 (II Idade).
- FV04: música e inclusão.
-
- Adriana (práticas e conversa sobre as oficinas)
- http://yogui.co/critica-social/
- Sítio do artista
- Vitória: pp. 68-75 (funções na II Idade) - virou ET01 (VITÓRIA FALTOU)
- FV05: Programa Iº Encontro Internacional de Educação Musical
-
-
-
- Exame de aptidão FUVEST. Não haverá aula.
- Exame de aptidão FUVEST. Não haverá aula.
-
- VII EMRP - lista de presença nas atividades do evento (presença obrigatória). Consultem a programação no sítio do evento
- VII EMRP - lista de presença nas atividades do evento (presença obrigatória). Consultem a programação no sítio do evento
-
- Tenho reunião do projeto temático Fapesp, O musicar local, na FFLCH. Não haverá aula.
(Para quem estiver interessado em saber mais):
O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia
Coordenadora: Suzel Reily (UNICAMP); Pesquisadoras Principais: Flavia Camargo Toni (USP), Rose Satiko Gitirana Hikiji (USP).
Instituições Sede: Instituto de Artes (Música) - Unicamp; Departamento de Antropologia - USP e Instituto de Estudos Brasileiros - USP.
Resumo:
Este projeto visa reconhecer a diversidade das formas de engajamento musical – ou do musicar – em localidades diversas. Adotamos o termo “musicar” como tradução da palavra “musicking”, cunhada por Christopher Small, para descrever qualquer forma de engajamento com música. Assim, a performance musical é uma forma de musicar, mas musica-se também ao ouvir ou falar sobre música, ao fazer o download de uma música ou mesmo ao participar da organização de um show. Com efeito, Small chama atenção para o caráter social do musicar, ocorra ele numa performance em tempo real ou mediado por música gravada.
Musicar, enfim, é engajar-se num processo interativo ligado à produção e vivência da música. Ao atrelarmos o musicar ao local, buscamos investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.
-
- Adriana: práticas e estágios
- Minha exposição: Musicking (Christopher Small)
- Renato: ABEM 2004 p. 1002. A EDUCAÇÃO MUSICAL FRENTE AOS MITOS QUE ENVOLVEM O MÚSICO.
-
- Práticas (Coelho/Favaretto)
- Luciene: Anais da ABEM ou Música na escola (favor informar à classe, a tempo de ser lido por cada um/uma com antecedência, para que a discussão seja mais rica)
- Caio: Anais da ABEM ou Música na escola (favor informar à classe, a tempo de ser lido por cada um/uma com antecedência, para que a discussão seja mais rica)
-
- Práticas (Coelho/Favaretto)
- Bárbara: Anais da ABEM ou Música na escola (favor informar à classe, a tempo de ser lido por cada um/uma com antecedência, para que a discussão seja mais rica).
- Luciene: Anais da ABEM ou Música na escola (favor informar à classe, a tempo de ser lido por cada um/uma com antecedência, para que a discussão seja mais rica) .
- Práticas (Coelho/Favaretto)
-
- Práticas: escolher entre Coelho/Favaretto, Storms (NOVO! ver anexo) ou JORDÃO, ALLUCCI, MOLINA, TERAHATA (COORDENADORES)
- FV 09 (parte 1):
- Ana Carolina: ESCOLHA DE REPERTÓRIO
-
- Musicalização da Terceira Idade (apresentação da oficina da Bárbara).
- Nicoli (SE)
-
- Entrega do portfólio.
- Prova escrita: ET final sobre o livro de Bellard-Freire (favor terminar de lê-lo individualmente). Produzir em classe uma resenha do livro, considerando o ET abaixo. Trazer computador para consultar o livro de Bellard-Freire.
FV 9 x 0,25 = 2,25
ET 1 x 0,75 = 0,75
SE 1 x 1,0 = 1,0
PF 1 x 2,0 = 3,0
AV 1 x 2,0 = 3,0
TOTAL = 10,0