Programação

  • Bem-vindos!!!


    Estamos muito felizes em oferecer a disciplina Princípios da Epidemiologia para vocês!


    Como fruto de nossa dedicação para envolvê-los e motivá-los ao aprendizado, a disciplina conta com atividades diversas, explicadas a seguir:


    1. Aulas expositivas: Em geral, terão entre 1 hora e meia e 2 horas de duração. A participação dos alunos é motivada (nós queremos ouvir e dialogar com vocês!). Os slides das aulas serão disponibilizados com antecedência no dropbox sempre que possível. Aproveitando: recomendamos fortemente que, para o estudo sistemático, os alunos consultem os livros constantes nas referências bibliográficas citadas no programa da disciplina, ou seja, que não se contentem com as aulas apenas!


    1. Resolução de exercícios: Para fixar o conteúdo, após as aulas expositivas, haverá resolução de exercícios. Os exercícios podem ser feitos individualmente ou em dupla e devem ser. Eles serão devolvidos pelas professoras na aula seguinte para que possam servir de material para estudo.


    1. Leitura crítica de artigos: Após cada aula sobre os tipos de estudo (transversais, caso controle, coorte e experimentais), os alunos receberão um artigo científico e um guia de leitura, para a avaliação crítica. A avaliação de cada artigo deverá ser entregue em papel e discutida no início da aula seguinte.


    1. Atividades: Além dos exercícios, durante o curso, são propostas três atividades pontuais para os alunos (as  instruções para as atividades são dadas a seguir, após o programa das aulas)


    1. Provas: Para motivá-los ao estudo e avaliar o conhecimento obtido, teremos 2 avaliações escritas. Nos dias de prova, os alunos receberão uma folha sulfite rubricada pelas professoras e terão 20 minutos para fazer quaisquer anotações e consultas a resumos, livros, etc, que desejarem (em sala de aula). Após os 20 minutos, a prova será entregue e durante a mesma apenas as anotações realizadas na folha rubricada poderão ser utilizadas para consulta. As provas terão perguntas discursivas e/ou objetivas.



  • Aula 1 - 01/03/15 (3ª feira)

    Apresentação dos alunos e da estrutura do curso

    Levantamento das expectativas dos alunos


    Aula: Introdução: Conceitos, história e usos da Epidemiologia

    História Natural das Doenças


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)


    Exercício

  • Aula 2 - 03/03/15 (5ª feira)

    Aula: Testes diagnósticos

    Divisão dos grupos que farão a atividade no dia 10/03- grupos com 4 pessoas)


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)


    Exercício



  • Aula 3 - 08/03/15 (3ª feira)

    Aula sobre Medidas de Frequência


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)


    ATIVIDADE 1: VÍDEO- TESTES DIAGNÓSTICOS- (grupos de 4 pessoas)

    1. - Os alunos deverão fazer um vídeo com tempo máximo de 8 minutos. Será atribuída nota de 0 a 10.



    -Os alunos deverão se organizar em grupos de 4 pessoas. Cada pessoa será um “personagem”: 1) Sensibilidade, 2) Especificidade, 3) Valor preditivo positivo, 4) Valor preditivo negativo.

    -Os personagens deverão se apresentar e dizer como são calculados. Em seguida, deverão simular um diálogo ou um debate no qual cada personagem fala de suas vantagens e aplicações, enquanto tenta mostrar as possíveis “desvantagens” dos outros personagens. Estimula-se que sejam incluídos exemplos nas falas.

    -A qualidade da filmagem não será avaliada (pode ser gravação a partir de celular!) e os rostos dos participantes podem aparecer ou não (os “tímidos” podem usar fantoches, os “artistas” podem usar desenhos, etc). A voz deve ser dos alunos.

    -Um dia de aula foi separado para a atividade (dia 08/03). Os alunos podem utilizar todo o espaço físico da faculdade para o vídeo (não é necessário estar em sala de aula) ou outros espaços fora da faculdade, que julgarem mais adequados.  Como o período da aula foi disponibilizado para a atividade, todos que entregarem o vídeo contarão como “presença” no dia da preparação. As professoras não estarão em sala de aula nesse dia.

    -O vídeo deverá ser entregue em CD na secretaria da Epidemiologia até o dia 11/03 às 15hs (A/C Profa. Tatiana), ou colocado no youtube no modo “privado”, com senha enviada para o email: eu_amo_epidemiologia@yahoo.com.br, impreterivelmente até o dia 12/03/2015. No dia 17/03, será apresentado o melhor vídeo para a classe (se os autores permitirem, claro!) e haverá uma “premiação” no início dessa aula.





  • Aula 4 - 10/03/15 (5ª feira)

  • Aula 5 - 15/03/15 (3ª feira)

    Apresentação do melhor vídeo da ATIVIDADE 1


    Aula: Medidas de ocorrência de doenças


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf), slides e exercícios?


    Exercício

  • Aula 6 - 17/03/15 (5ª feira)

    Aula: Medidas de associação 


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf) e slides 


    Exercício

  • Aula 7 - 22/03/15 (3ª feira)

    Aula: Doenças não transmissíveis


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf) e exercícios?


    Exercício

  • Aula 8 - 24/03/15 (5ª feira)

    Aula: Epidemiologia descritiva


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)


    Não haverá exercícios sobre essa aula.


  • 28 a 02 de abril - Semana da Páscoa- Não haverá aula

  • Aula 9 - 05/04/15 (3ª feira)

    AVALIAÇÃO PARCIAL (matéria dada até dia 26/03)


  • Aula 10 - 07/04/15 (5ª feira)

  • Aula 11- 12/04/15 (3ª feira)

    Discussão do artigo sobre estudos transversais

    Aula: Estudos de coorte


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)


    Exercício

  • Aula 12 - 14/04/15 (5ª feira)

    Discussão do artigo sobre estudos de coorte

    Aula: Estudos caso-controle


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)


    Exercício

  • Aula 13 - 19/04/15 (3ª feira)

    Discussão do artigo sobre estudos caso-controle

    Aula: Estudos experimentais


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf) e exercícios?


    Exercício

  • Aula 14 - 26/04/15 (3ª feira)

    Discussão do artigo sobre estudos experimentais

    Aula: Validade e viés


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf), slides e exercícios?



    ATIVIDADE 2: VÍDEO- TIPOS DE ESTUDO- (grupos de 4 pessoas)

     

    - Os alunos deverão fazer um vídeo com tempo máximo de 10 minutos. Será atribuída nota de 0 a 10 para a atividade.

    -As regras para esse vídeo são as mesmas da atividade anterior, porém os personagens serão diferentes, a saber: 1) Estudos transversais, 2) Estudos de casos e controles, 3) Estudos de coorte e 4) Estudos Experimentais.

    - Os personagens deverão se apresentar e dizer como são delineados. Em seguida, deverão simular um diálogo ou um debate no qual cada personagem fala de suas vantagens e aplicações, enquanto tenta mostrar as possíveis “desvantagens” dos outros personagens. Podem ser incluídos exemplos nas falas.

    - A qualidade da filmagem não será avaliada (pode ser gravação a partir de celular!) e não necessariamente os rostos dos participantes devem aparecer (os envergonhados podem usar fantoches, os “artistas” podem usar desenhos, etc). A voz deve ser dos alunos.

    - Um dia de aula foi separado para a atividade (dia 28/04). Os alunos podem utilizar todo o espaço da faculdade para o vídeo (não é necessário estar em sala de aula) ou outros espaços fora da faculdade, que julgarem melhor. 

    - Nesse dia, apenas a segunda parte da aula será disponibilizada para a atividade. Portanto, é importante que os alunos estejam  na faculdade no início da aula.

    - O vídeo deverá ser entregue em CD na secretaria da Epidemiologia até o dia 29/04 às 15hs (A/C Profa. Tatiana), ou colocado no youtube no modo “privado”, com senha enviada para o email: eu_amo_epidemiologia@yahoo.com.br, impreterivelmente até o dia 30/04/2015. No dia 03/05, será apresentado o melhor vídeo para a classe (caso os autores permitam, claro!) e haverá uma “premiação”.


  • Aula 15 - 28/04/15 (5ª feira)

    Aula: Confusão e Interação


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf), slides e exercícios?


    Exercício

  • Aula 16 - 03/05/15 (3ª feira)

    Aula: Causalidade


    Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf), slides e exercícios?


    Exercícios

    (Prazo final para envio do vídeo referente à ATIVIDADE 3


    ATIVIDADE 3:  VÍDEO: “COMO EU ENSINO EPIDEMIOLOGIA!” (atividade individual ou em grupo)

     

     

                -Cada aluno deve escolher um ponto de alguma das aulas e fazer um vídeo “ensinando” o assunto.

                - Cada aluno terá 5 minutos.

                - A atividade pode ser individual ou em grupo. O grupo terá como tempo máximo a soma do tempo dos indivíduos, ou seja, um grupo com 4 pessoas poderá fazer um vídeo de até 20 minutos.

                - Pelo menos a voz de todos os alunos deve ser ouvida no vídeo. A participação deve ser equalitária.

                - São aceitas quaisquer estratégias didáticas

    - O vídeo deverá ser entregue em CD na secretaria da Epidemiologia até o dia 05/05 às 15hs (A/C Profa. Tatiana), ou colocado no youtube no modo “privado”, com senha enviada para o email: eu_amo_epidemiologia@yahoo.com.br. 


  • Aula 17 - 05/05/15 (5ª feira)

    Prova (toda a matéria)

    ou

    Elaboração de um projeto de pesquisa, e avaliação do projeto de um colega