Programação
-
Bem-vindos!!!
Estamos muito felizes em oferecer a disciplina Princípios da Epidemiologia para vocês!
Como fruto de nossa dedicação para envolvê-los e motivá-los ao aprendizado, a disciplina conta com atividades diversas, explicadas a seguir:
Aulas expositivas: Em geral, terão entre 1 hora e meia e 2 horas de duração. A participação dos alunos é motivada (nós queremos ouvir e dialogar com vocês!). Os slides das aulas serão disponibilizados com antecedência no dropbox sempre que possível. Aproveitando: recomendamos fortemente que, para o estudo sistemático, os alunos consultem os livros constantes nas referências bibliográficas citadas no programa da disciplina, ou seja, que não se contentem com as aulas apenas!
Resolução de exercícios: Para fixar o conteúdo, após as aulas expositivas, haverá resolução de exercícios. Os exercícios podem ser feitos individualmente ou em dupla e devem ser. Eles serão devolvidos pelas professoras na aula seguinte para que possam servir de material para estudo.
Leitura crítica de artigos: Após cada aula sobre os tipos de estudo (transversais, caso controle, coorte e experimentais), os alunos receberão um artigo científico e um guia de leitura, para a avaliação crítica. A avaliação de cada artigo deverá ser entregue em papel e discutida no início da aula seguinte.
Atividades: Além dos exercícios, durante o curso, são propostas três atividades pontuais para os alunos (as instruções para as atividades são dadas a seguir, após o programa das aulas)
Provas: Para motivá-los ao estudo e avaliar o conhecimento obtido, teremos 2 avaliações escritas. Nos dias de prova, os alunos receberão uma folha sulfite rubricada pelas professoras e terão 20 minutos para fazer quaisquer anotações e consultas a resumos, livros, etc, que desejarem (em sala de aula). Após os 20 minutos, a prova será entregue e durante a mesma apenas as anotações realizadas na folha rubricada poderão ser utilizadas para consulta. As provas terão perguntas discursivas e/ou objetivas.
-
Apresentação dos alunos e da estrutura do curso
Levantamento das expectativas dos alunos
Aula: Introdução: Conceitos, história e usos da Epidemiologia
História Natural das Doenças
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)
Exercício -
Aula: Testes diagnósticos
Divisão dos grupos que farão a atividade no dia 10/03- grupos com 4 pessoas)
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)
Exercício
-
Aula sobre Medidas de Frequência
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)
ATIVIDADE 1: VÍDEO- TESTES DIAGNÓSTICOS- (grupos de 4 pessoas)
- Os alunos deverão fazer um vídeo com tempo máximo de 8 minutos. Será atribuída nota de 0 a 10.
-Os alunos deverão se organizar em grupos de 4 pessoas. Cada pessoa será um “personagem”: 1) Sensibilidade, 2) Especificidade, 3) Valor preditivo positivo, 4) Valor preditivo negativo.
-Os personagens deverão se apresentar e dizer como são calculados. Em seguida, deverão simular um diálogo ou um debate no qual cada personagem fala de suas vantagens e aplicações, enquanto tenta mostrar as possíveis “desvantagens” dos outros personagens. Estimula-se que sejam incluídos exemplos nas falas.
-A qualidade da filmagem não será avaliada (pode ser gravação a partir de celular!) e os rostos dos participantes podem aparecer ou não (os “tímidos” podem usar fantoches, os “artistas” podem usar desenhos, etc). A voz deve ser dos alunos.
-Um dia de aula foi separado para a atividade (dia 08/03). Os alunos podem utilizar todo o espaço físico da faculdade para o vídeo (não é necessário estar em sala de aula) ou outros espaços fora da faculdade, que julgarem mais adequados. Como o período da aula foi disponibilizado para a atividade, todos que entregarem o vídeo contarão como “presença” no dia da preparação. As professoras não estarão em sala de aula nesse dia.
-O vídeo deverá ser entregue em CD na secretaria da Epidemiologia até o dia 11/03 às 15hs (A/C Profa. Tatiana), ou colocado no youtube no modo “privado”, com senha enviada para o email: eu_amo_epidemiologia@yahoo.com.br, impreterivelmente até o dia 12/03/2015. No dia 17/03, será apresentado o melhor vídeo para a classe (se os autores permitirem, claro!) e haverá uma “premiação” no início dessa aula.
-
Aula sobre Doenças infecciosas
Profa. Dra. Ana Paula Sayuri SatoIncluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)
-
Apresentação do melhor vídeo da ATIVIDADE 1
Aula: Medidas de ocorrência de doenças
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf), slides e exercícios?
Exercício -
Aula: Medidas de associação
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf) e slides
Exercício -
Aula: Doenças não transmissíveis
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf) e exercícios?
Exercício -
-
-
AVALIAÇÃO PARCIAL (matéria dada até dia 26/03)
-
Aula: Estudos transversais e ecológicos
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)
Exercício -
Discussão do artigo sobre estudos transversais
Aula: Estudos de coorte
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)
Exercício -
Discussão do artigo sobre estudos de coorte
Aula: Estudos caso-controle
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf)
Exercício -
Discussão do artigo sobre estudos caso-controle
Aula: Estudos experimentais
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf) e exercícios?
Exercício -
Discussão do artigo sobre estudos experimentais
Aula: Validade e viés
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf), slides e exercícios?
ATIVIDADE 2: VÍDEO- TIPOS DE ESTUDO- (grupos de 4 pessoas)
- Os alunos deverão fazer um vídeo com tempo máximo de 10 minutos. Será atribuída nota de 0 a 10 para a atividade.
-As regras para esse vídeo são as mesmas da atividade anterior, porém os personagens serão diferentes, a saber: 1) Estudos transversais, 2) Estudos de casos e controles, 3) Estudos de coorte e 4) Estudos Experimentais.
- Os personagens deverão se apresentar e dizer como são delineados. Em seguida, deverão simular um diálogo ou um debate no qual cada personagem fala de suas vantagens e aplicações, enquanto tenta mostrar as possíveis “desvantagens” dos outros personagens. Podem ser incluídos exemplos nas falas.
- A qualidade da filmagem não será avaliada (pode ser gravação a partir de celular!) e não necessariamente os rostos dos participantes devem aparecer (os envergonhados podem usar fantoches, os “artistas” podem usar desenhos, etc). A voz deve ser dos alunos.
- Um dia de aula foi separado para a atividade (dia 28/04). Os alunos podem utilizar todo o espaço da faculdade para o vídeo (não é necessário estar em sala de aula) ou outros espaços fora da faculdade, que julgarem melhor.
- Nesse dia, apenas a segunda parte da aula será disponibilizada para a atividade. Portanto, é importante que os alunos estejam na faculdade no início da aula.
- O vídeo deverá ser entregue em CD na secretaria da Epidemiologia até o dia 29/04 às 15hs (A/C Profa. Tatiana), ou colocado no youtube no modo “privado”, com senha enviada para o email: eu_amo_epidemiologia@yahoo.com.br, impreterivelmente até o dia 30/04/2015. No dia 03/05, será apresentado o melhor vídeo para a classe (caso os autores permitam, claro!) e haverá uma “premiação”.
-
Aula: Confusão e Interação
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf), slides e exercícios?
Exercício -
Aula: Causalidade
Incluir Cápitulo do livro de Epidemiologia (referência e pdf), slides e exercícios?
Exercícios
(Prazo final para envio do vídeo referente à ATIVIDADE 3ATIVIDADE 3: VÍDEO: “COMO EU ENSINO EPIDEMIOLOGIA!” (atividade individual ou em grupo)
-Cada aluno deve escolher um ponto de alguma das aulas e fazer um vídeo “ensinando” o assunto.
- Cada aluno terá 5 minutos.
- A atividade pode ser individual ou em grupo. O grupo terá como tempo máximo a soma do tempo dos indivíduos, ou seja, um grupo com 4 pessoas poderá fazer um vídeo de até 20 minutos.
- Pelo menos a voz de todos os alunos deve ser ouvida no vídeo. A participação deve ser equalitária.
- São aceitas quaisquer estratégias didáticas
- O vídeo deverá ser entregue em CD na secretaria da Epidemiologia até o dia 05/05 às 15hs (A/C Profa. Tatiana), ou colocado no youtube no modo “privado”, com senha enviada para o email: eu_amo_epidemiologia@yahoo.com.br.
-
Prova (toda a matéria)
ou
Elaboração de um projeto de pesquisa, e avaliação do projeto de um colega