Programação
Geral
PROGRAMA
1. Montesquieu: a teoria da política como teoria da sociedade.
2. O Federalista: a república contra a democracia.
3. Burke: as “liberdades civis” contra a revolução.
4. A liberdade dos antigos e a liberdade dos modernos.
5. Igualdade e liberdade no pensamento de Tocqueville.
6. Liberdade e autonomia individual no liberalismo de Mill
7. Marx: entre a revolução política e a emancipação humana.
DESENVOLVIMENTO DO CURSO
O curso será dado sob a forma de aulas expositivas e exercícios com discussão coletiva de textos selecionados, de leitura obrigatória.
AVALIAÇÃO
A avaliação do aluno será feita com base em quatro exercícios sobre textos de Montesquieu, Burke, Tocqueville e Marx (nota de 0 a 2) e duas provas escritas (nota de 0 a 8).
Tópico 2
Unidade I. O liberalismo antes da Revolução Francesa:
Aula 2 (14 e 15/03). Montesquieu: formas de governo como formas de organização da vida social.
Leitura: Do Espírito das Leis, Prefácio e Livros I a IV (cap. 5), V e VIII, IX (caps. 1-5), XI (cap. 1 a 7), XII (cap. 1 a 3).
Tópico 3
Aula 3 (21 e 22/03). Montesquieu: formas de governo e o espírito geral da nação.
Leitura: Do Espírito das Leis, Livros XIV (caps. 1 a 3, 5 e 6), XV (caps. 1, 2, 6, 7, 9, 13), XVI (caps. 2, 4 e 12), XVII (caps. 1, 2 e 6), XVIII (caps. 1 a 9), XIX (caps. 1 a 7, 10, 11, 14, 15, 16, 21-27), XX (caps. 1-4), XXIV (caps. 1, 7 e 19), XXVI (caps. 1, 2, 9 e 15), e XXIX (caps. 1, 2-6, 13).
Tópico 5
Aula 4 ( 04/04 e 05/04) – O Federalista e a República em larga escala.
Leitura: O Federalista, caps. 1 a 11; 14; 35; 39; 46 a 49; 51; 62; 64; 85.
Tópico 6
Aula 5 (11/04 e 12/04). Burke e a fundação do conservadorismo moderno.
Leitura: Reflexões sobre a Revolução em França (completo).
Tópico 7
Aula 6 (18 e 19/04). Burke a fundação do conservadorismo moderno
Leitura: Reflexões sobre a Revolução em França (completo).
Tópico 8
Aula 7 (25/04 e 26/04) Benjamin Constant sobre a liberdade.
Leitura: “Da liberdade dos antigos comparada à liberdade dos modernos”.
Tópico 10
Aula 9 (09/05 e 10/05). Tocqueville e a democracia na América.
Leitura: A Democracia na América, Livro I: Introdução; 1a parte, caps. 1 a 5; 2a parte, caps. 1, 3, 4, 6 e 8.
Tópico 11
Aula 10 (16/05 e 17/05). Tocqueville e a sociedade democrática.
Leitura: A Democracia na América, Livro II: 1ª parte, caps. 2, 5; 2a parte, caps. 1 a 8, 13, 14, 16, 17; 3a parte, caps. 4 e 5; 4a parte (toda).
Tópico 15
Aula 13 (6/06 e 07/06). Marx: Revolução política e emancipação humana.
Leitura: Marx, A Questão Judaica
Tópico 17
PROVA DE POLÍTICA III (ANEXADA ABAIXO TAMBÉM EM FORMATO WORD)
Profs. Álvaro de Vita e Eunice Ostrensky
Instruções para a resolução das provas:
I) As respostas deverão ser entregues em folhas impressas, fonte 12, espaço 1,5, com cabeçalho contendo nome da/o aluna/o e turma a que pertence. Não serão aceitas provas escritas à mão;
II) As respostas deverão ocupar no mínimo 2 e no máximo de 6 laudas;
III) Atenção às regras de citação bibliográfica!
IV) Cada questão vale 4,0 (quatro) pontos e é preciso responder a 2 questões;
V) A data de entrega é o dia 28/06, até às 18h, impreterivelmente, na secretaria do Departamento de Ciência Política. Provas entregues depois desse horário, ou enviadas para o email dos professores e/ou estagiários não serão aceitas em nenhuma hipótese.
VI) Se for apurado plágio em qualquer grau, a/o aluna/o será automaticamente reprovado.
QUESTÕES:
1-- Para Tocqueville,, “o gradual desenvolvimento da igualdade [de condições] é um fato providencial” (Tocqueville, Aléxis. A democracia na América. I, Introdução. São Paulo, Martins Fontes. 2005; p. 11). Já a liberdade teria de ser perseguida de forma ativa. Explique.
2-- O argumento de Mill a favor da liberdade de expressão, em Sobre a liberdade, não se apoia primariamente em seu “Harm Principle”, segundo o qual “o único propósito de se exercer legitimamente o poder sobre qualquer membro de uma comunidade civilizada, contra sua vontade, é evitar danos aos demais” (Stuart Mill, John. A liberdade. São Paulo, Martins Fontes, 2000; p. 17), e sim no valor que a liberdade de expressão tem para a sociedade. Discuta.
3-- Comente a seguinte passagem:
"... até mesmo nos momentos do seu entusiasmo juvenil levado ao extremo pela pressão das circunstâncias, a vida política se declara como um simples meio, cujo fim é a vida da sociedade civil. É verdade que sua práxis revolucionária se encontra em flagrante contradição com sua teoria. No mesmo momento em que, por exemplo, a segurança é declarada um direito humano, põe-se a violação da correspondência publicamente na ordem do dia [...]. Isto quer dizer, portanto, que o direito humano à liberdade deixa de ser um direito assim que entra em conflito com a vida política, ao passo que pela teoria a vida política é tão-somente a garantia dos direitos humanos, dos direitos do homem individual e, portanto, deve ser abandonada assim que começa a entrar em contradição com esses fins, com esses direitos humanos" (Marx, Karl. Sobre a questão Judaica. São Paulo. Boitempo. 2010; p. 51).
Prova de recuperação- Profa. Eunice Ostrensky
I. Conforme avisado durante o semestre, os alunos que ficaram em recuperação (média entre 3,0 e 5,0) na turma da profa. Eunice Ostrensky deverão se submeter, no dia 22/07/2013, a uma prova oral, que terá o seguinte formato:
- Exposição de um dos temas abaixo listados, a critério do aluno (5 minutos);
- Resposta a duas perguntas, a critério da professora, sobre qualquer tema listado abaixo (5 minutos);
- Caso o/a aluno/o não tenha preparado de antemão uma exposição sobre um dos temas (item “1” supra), será necessário responder mais uma questão, sobre qualquer tema, a critério da professora.
II. TOTAL DA PROVA ORAL: 10 minutos para cada aluno
III. Temas:
- Leis do governo e governo sem lei n’O espírito das leis, de Montesquieu.
- Segurança do cidadão e o princípio da moderação;
- Distinção entre democracia e república nos artigos Federalistas;
- Constituição antiga e constituição moderna;
- Liberdade antiga e liberdade moderna;
- Democracia e despotismo;
- Aristocracia e igualdade de condições;
- Liberdade individual e liberdade de expressão;
- Vantagens e limitações da emancipação política n’A questão judaica, de K. Marx.
IV. A partir do dia 10/07, estará disponível na secretaria do Departamento de Ciência Política o quadro de horário abaixo, no qual os alunos deverão inscrever seus nomes para realizarem a prova.
VESPERTINO
NOTURNO
15h30min
18h
15h40min
18h10min
15h50min
18h20min
16h00min
18h30min
16h10min
18h40min
16h20min
18h50min
16h30min
19h
16h40min
19h10min
16h50min
19h20min
17h INTERVALO
19h30min INTERVALO
17h20min
19h40min
17h30min
19h50min
17h40min
20h
17h50min
20h10min
20h20min
20h30min
20h40min