Opções de inscrição
Objetivos da disciplina
1. Compreender as contribuições da antropologia para a Educação Física, Esporte e Lazer, ampliando perspectivas de análise sobre corpo, cultura e sociedade.
2. Reconhecer práticas corporais, esportivas e de lazer como expressões culturais, simbólicas e políticas, oriundos de contextos históricos e sociais diversos, com intencionalidade crítica.
3. Vivenciar metodologias etnográficas, articulando trabalho de campo, registros e sistematização como recursos de análise crítica e sensível.
4. Dialogar com diferentes tradições de conhecimento (ocidentais, ameríndias, africanas, interespécies) a fim de problematizar noções de alteridade, etnocentrismo, raça, gênero, relativismo cultural, interseccionalidades, outridades, naturezacultura, entre outros.
5. Situar jogos e esportes no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, articulando teoria e campo de pesquisa em visitas técnicas e ações com instituições parceiras
- Docente: Soraia Chung Saura