Diagrama de temas
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IPCC - Introdução ao Pensamento Científico e à Complexidade:
O Curso tem por objetivo introduzir questões de epistemologia (filosofia do conhecimento e sociologia da ciência), buscando desenvolver uma visão crítica do discurso moderno sobre a determinação da verdade, a partir de uma abordagem centrada na História das Ideias.
A disciplina está baseada na teoria crítica dos paradigmas e quer estimular a capacidade intelectual e analítica de reconstrução histórica de princípios conceituais relacionados à prática científica, com ênfase para os marcadores sociais de produção da diferença e a análise de controvérsias.
Por meio da participação de convidados(as), espera-se conduzir uma reflexão coletiva sobre o campo transdisciplinar da Alimentação e Nutrição, promovendo uma discussão programática sobre as possibilidades de compreender e explicar as práticas alimentares em sua relação com a saúde coletiva e os paradigmas da ciência da Nutrição.
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1a parte - Programação do Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus - FSP/USP
OUTUBRO NEGRO
MANHÃ:
Outubro Negro 2021 - Preta(o), o que você comeu hoje? Reflexões sobre a (In)Segurança Alimentar
https://youtu.be/sNxIPoNsgpA?feature=sharedNOITE:
Outubro Negro 2024 - Lentes Negras na produção do cuidado: quem são os corpos invisibilizados?
Anfiteatro Paula Souza (térreo), TER 15/10 - 18h30
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2a parte - apresentação da disciplinaPráticas Alimentares e os marcadores de raça, etnia, gênero, sexualidade, classe social, geração e território
Diferença e Desigualdades: práticas alimentares e determinantes sociais da saúde coletiva
Interseccionalidade em Alimentação e Nutrição
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1a parte - Alimentação Selvagem (conversa com Maurício Soares Leite)
Professor na Universidade Federal de Santa Catarina, onde é coordenador do curso de graduação em Nutrição; colaborador no PPG em Nutrição e no PPG em Saúde Coletiva da UFSC.
LEITE, MS. Transformação e persistência: antropologia da alimentação e nutrição em uma sociedade indígena amazônica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.
Leitura Complementar:
GUARANI, J. "Tornar-se Selvagem". PISEAGRAMA n. 14, 2020.
LÉVI-STRAUSS, C. "A ciência do concreto". O pensamento selvagem. Campinas: Papirus Editora, 1989 [1962].
[intervalo]
2a parte - Conhecimento e DiferençaHistória de um conceito: apresentação para a turma da proposta de estudo dirigido em grupo
Fronteiras do Saber: conhecimento comum, conhecimento tradicional e o advento do conhecimento científico
Estudo Dirigido: reconstrução histórica do conhecimento científico e estado atual dos conceitos marcadores da diferença.
G1 - Perspectivas sobre raça, etnia, miscigenação e contato interétnico
G2 - Perspectivas sobre gênero, sexualidade, norma e dissidência
G3 - Perspectivas sobre classe, grupo, estratificação e mobilidade social
G4 - Perspectivas sobre geração, infância, juventude e envelhecimento
G5 - Perspectivas sobre território, região, paisagem e lugar
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1a parte - Conhecimento e Diferença
- RETORNO DE ATIVIDADE -
Estudo Dirigido: reconstrução histórica do conhecimento científico e estado atual dos conceitos marcadores da diferença.[intervalo]
2a parte - L. Fleck: Gênese e desenvolvimento de um fato científico
Leitura Obrigatória:
FLECK, L. "Como surgiu o conceito atual de sífilis". Gênese e desenvolvimento de um fato científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010 [1935]. pp. 39-60.
Leitura Complementar:
SCHÄFER, L.; SCHNELLE, T. "Introdução: fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwik Fleck na teoria da ciência". R. Ribeiro; FPA. Lima (Orgs). SÉRIE - Ciência, Tecnologia e Sociedade. Gênese e desenvolvimento de um fato científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. -
1a parte - O simbolismo científico na luta contra a sífilis no Brasil
Leitura Obrigatória:
CARRARA, S. "Geopolítica simbólica da sífilis: ensaio de antropologia histórica". COC/Fiocruz: História, Ciências, Saúde – vol. III n. 3, 1996. pp. 391-408.
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2a parte - L. Fleck: Gênese e desenvolvimento de um fato científico
Leitura Obrigatória:
FLECK, L. "Consequências para a teoria do conhecimento da história apresentada de um conceito". Gênese e desenvolvimento de um fato científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010 [1935]. pp. 61-95.
Leitura Complementar:
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998. pp. 57-76. -
Falsificacionismo, rupturas epistemológicas e paradigmas científicos
Leitura Obrigatória:
ALVES, MA. "Reflexões acerca da natureza da ciência". Kinesis – vol. V n. 10, 2013. pp. 193-211.
CONDÉ, ML. "Paradigma versus Estilo de Pensamento na História da Ciência". ML. Condé; BG. Figueiredo (Orgs). Ciência, História e Teoria. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2005. pp. 123-146.Leitura Complementar:
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998. pp. 19-42.
OLIVA, A. Kuhn: o normal e o revolucionário na reprodução da racionalidade científica. V. PORTOCARRETO (Org). Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 1994.
CHALMERS, AF. O que é ciência afinal? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.
(Caps. 4, 5, 6: O falsificacionismo – pp. 64-108; Cap. 8: Teorias como estruturas: os paradigmas de Kuhn – pp. 123-150). -
Complexidade, padrão, norma e patologia no pensamento científico
Nutrição, ciência da modernidade: contextos de complexidade alimentar
História dos nutrientes: abordagens contemporâneas e para o futuro
Leitura Obrigatória:
LATOUR, B. "Como se alimentar de controvérsias". Reagregando o Social: introdução à teoria do ator-rede. Salvador: EDUFBA, 2012. pp. 41-47.
MOZZAFARIAN, D. et al. "History of modern nutrition science—implications for current research, dietary guidelines, and food policy". The BMJ Supplement: Food for thought - The science and politics of nutrition – vol. 361: Supp1, 2018. pp. 2-8.
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Os(as) estudantes irão realizar individualmente uma tarefa referente ao conteúdo de História das Ideias e Teoria do Conhecimento.
As questões serão formuladas a partir exclusivamente da obra de L. Fleck apresentada nesta disciplina como leitura obrigatória.
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1a parte - ANÁLISE DE CONTROVÉRSIA
Dividindo-se a turma em dois grupos, avaliem a proposição:
O faraó Ramsés 2º morreu de tuberculose em 1213 a.C.
e assumam uma posição polarizada no debate: SIM ou NÃO, e por que?
* O debate deve se basear nos argumentos presentes na bibliografia do curso, e não em considerações próprias aos(às) estudantes.
Leitura de referência:
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. São Paulo: ed. 34, 1991. (capítulo 1 - Crise)
CICERO, A. A tuberculose do faraó. Ilustrada - Folha de São Paulo, 14 de novembro de 2009.
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2a parte - AVALIAÇÃO FINAL DA DISCIPLINA
Os(as) estudantes irão realizar uma avaliação de controvérsia no campo da Nutrição, em formato de texto dissertativo e por meio de um estudo de caso disponibilizado no mesmo dia, devendo necessariamente utilizar os conceitos mobilizados ao longo desta disciplina.
A avaliação final da disciplina poderá ser realizada em dupla ou individualmente.