Diagrama de temas

  • IPCC - Introdução ao Pensamento Científico e à Complexidade:

    O Curso tem por objetivo introduzir questões de epistemologia (filosofia do conhecimento e sociologia da ciência), buscando desenvolver uma visão crítica do discurso moderno sobre a determinação da verdade, a partir de uma abordagem centrada na História das Ideias.

    A disciplina está baseada na teoria crítica dos paradigmas e quer estimular a capacidade intelectual e analítica de reconstrução histórica de princípios conceituais relacionados à prática científica, com ênfase para os marcadores sociais de produção da diferença e a análise de controvérsias.

    Por meio da participação de convidados(as), espera-se conduzir uma reflexão coletiva sobre o campo transdisciplinar da Alimentação e Nutrição, promovendo uma discussão programática sobre as possibilidades de compreender e explicar as práticas alimentares em sua relação com a saúde coletiva e os paradigmas da ciência da Nutrição.


  • AULA 1 - Marcadores Sociais de Produção da Diferença

    1a parte - Programação do Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus - FSP/USP

    OUTUBRO NEGRO

    MANHÃ:
    Outubro Negro 2021 - Preta(o), o que você comeu hoje? Reflexões sobre a (In)Segurança Alimentar
    https://youtu.be/sNxIPoNsgpA?feature=shared

    NOITE:
    Outubro Negro 2024 - Lentes Negras na produção do cuidado: quem são os corpos invisibilizados?
    Anfiteatro Paula Souza (térreo), TER 15/10 - 18h30

    [intervalo]

    2a parte - apresentação da disciplina

    • Práticas Alimentares e os marcadores de raça, etnia, gênero, sexualidade, classe social, geração e território

    • Diferença e Desigualdades: práticas alimentares e determinantes sociais da saúde coletiva

    • Interseccionalidade em Alimentação e Nutrição


  • AULA 2 - O Conhecimento da Diferença

    1a parte - Alimentação Selvagem (conversa com Maurício Soares Leite)

    Professor na Universidade Federal de Santa Catarina, onde é coordenador do curso de graduação em Nutrição; colaborador no PPG em Nutrição e no PPG em Saúde Coletiva da UFSC.

    LEITE, MS. Transformação e persistência: antropologia da alimentação e nutrição em uma sociedade indígena amazônica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.

    Leitura Complementar:

    GUARANI, J. "Tornar-se Selvagem". PISEAGRAMA n. 14, 2020.

    LÉVI-STRAUSS, C. "A ciência do concreto". O pensamento selvagem. Campinas: Papirus Editora, 1989 [1962].


    [intervalo]


    2a parte - Conhecimento e Diferença

    • História de um conceito: apresentação para a turma da proposta de estudo dirigido em grupo

    • Fronteiras do Saber: conhecimento comum, conhecimento tradicional e o advento do conhecimento científico

    Estudo Dirigido: reconstrução histórica do conhecimento científico e estado atual dos conceitos marcadores da diferença.

    • G1 - Perspectivas sobre raça, etnia, miscigenação e contato interétnico

    • G2 - Perspectivas sobre gênero, sexualidade, norma e dissidência

    • G3 - Perspectivas sobre classe, grupo, estratificação e mobilidade social

    • G4 - Perspectivas sobre geração, infância, juventude e envelhecimento

    • G5 - Perspectivas sobre território, região, paisagem e lugar


  • AULA 3 - História das Ideias e Teoria do Conhecimento (1)

    1a parte - Conhecimento e Diferença

    - RETORNO DE ATIVIDADE -
    Estudo Dirigido: reconstrução histórica do conhecimento científico e estado atual dos conceitos marcadores da diferença.

    [intervalo]

    2a parte - L. Fleck: Gênese e desenvolvimento de um fato científico

    Leitura Obrigatória:

    FLECK, L. "Como surgiu o conceito atual de sífilis". Gênese e desenvolvimento de um fato científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010 [1935]. pp. 39-60.

    Leitura Complementar:

    SCHÄFER, L.; SCHNELLE, T. "Introdução: fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwik Fleck na teoria da ciência". R. Ribeiro; FPA. Lima (Orgs). SÉRIE - Ciência, Tecnologia e Sociedade. Gênese e desenvolvimento de um fato científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

  • AULA 4 - História das Ideias e Teoria do Conhecimento (2)

    1a parte - O simbolismo científico na luta contra a sífilis no Brasil

    Leitura Obrigatória:

    CARRARA, S. "Geopolítica simbólica da sífilis: ensaio de antropologia histórica". COC/Fiocruz: História, Ciências, Saúde – vol. III n. 3, 1996. pp. 391-408.

    Leitura Complementar:

    CARRARA, S. Tributo a vênus: a luta contra a sífilis no Brasil, da passagem do século aos anos 40. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996.

    [intervalo]

    2a parte - L. Fleck: Gênese e desenvolvimento de um fato científico

    Leitura Obrigatória:

    FLECK, L. "Consequências para a teoria do conhecimento da história apresentada de um conceito". Gênese e desenvolvimento de um fato científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010 [1935]. pp. 61-95.

    Leitura Complementar:

    KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998. pp. 57-76.

  • AULA 5 - O Círculo de Viena, Karl Popper e Thomas Kuhn

    Falsificacionismo, rupturas epistemológicas e paradigmas científicos

    Leitura Obrigatória:

    ALVES, MA. "Reflexões acerca da natureza da ciência". Kinesis – vol. V n. 10, 2013. pp. 193-211.

    CONDÉ, ML. "Paradigma versus Estilo de Pensamento na História da Ciência". ML. Condé; BG. Figueiredo (Orgs). Ciência, História e Teoria. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2005. pp. 123-146.

    Leitura Complementar:

    KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998. pp. 19-42.

    OLIVA, A. Kuhn: o normal e o revolucionário na reprodução da racionalidade científica. V. PORTOCARRETO (Org). Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 1994.

    CHALMERS, AF. O que é ciência afinal? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.
    (Caps. 4, 5, 6: O falsificacionismo – pp. 64-108; Cap. 8: Teorias como estruturas: os paradigmas de Kuhn – pp. 123-150).

  • AULA 6 - Reagregando o Social: Pensamento da Complexidade

    • Complexidade, padrão, norma e patologia no pensamento científico

    • Nutrição, ciência da modernidade: contextos de complexidade alimentar

    • História dos nutrientes: abordagens contemporâneas e para o futuro


    MANHÃ - palestra de Ísis Gois, Unifesp
    Regimes Hormonais e Nutrição Clínica Ampliada com foco em Pessoas Trans

    NOITE - ESTUDO DE CONTROVÉRSIA

    Leitura Obrigatória:

    LATOUR, B. "Como se alimentar de controvérsias". Reagregando o Social: introdução à teoria do ator-rede. Salvador: EDUFBA, 2012. pp. 41-47.

    MOZZAFARIAN, D. et al. "History of modern nutrition science—implications for current research, dietary guidelines, and food policy". The BMJ Supplement: Food for thought - The science and politics of nutrition – vol. 361: Supp1, 2018. pp. 2-8.


  • AULA 7 - Ciência em Ação: Indicadores Empíricos e Recurso às Evidências

    MANHÃ - ESTUDO DE CONTROVÉRSIA

    NOITE - palestra Claudia Moreno

    Leitura Obrigatória:

    LATOUR, B. "Abrindo a caixa-preta de Pandora". Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Ed. UNESP, 2000. pp. 11-36.

    Leitura Complementar:

    LATOUR, B. "Literatura". Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.


  • AVALIAÇÃO PARCIAL DA DISCIPLINA

    Os(as) estudantes irão realizar individualmente a tarefa referente ao conteúdo de História das Ideias e Teoria do Conhecimento, a partir exclusivamente da obra de L. Fleck apresentada nesta disciplina como leitura obrigatória.


  • AULA 8 - Aproximações Sucessivas da Realidade: Compreender e Explicar

    1a parte - ANÁLISE DE CONTROVÉRSIA: SOBRE OS TAMANHOS E AS DISTÂNCIAS DO SOL E DA LUA (REVOLUÇÃO COPERNICANA)

    Dividindo-se a turma em dois grupos, avaliem a proposição "A Terra gira em torno do sol" e assumam uma posição polarizada no debate: SIM ou NÃO, e por que?

    O debate deve se basear nos argumentos presentes no material de apoio fornecido no mesmo dia, e não em considerações próprias aos(às) estudantes cursando a disciplina.

    Leitura Complementar:

    ALVARENGA, AT. "Saúde Pública como campo de investigação interdisciplinar e a questão metodológica". Saúde & Sociedade – v. 3 n. 2, 1994. pp. 23-41.

    BOURDIEU, P. "Compreender". A miséria do mundo. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. pp. 693-713.

    [intervalo]

    2a parte - AVALIAÇÃO FINAL DA DISCIPLINA

    • Os(as) estudantes irão realizar uma avaliação de controvérsia no campo da Nutrição, em formato de texto dissertativo e por meio de um estudo de caso disponibilizado no mesmo dia, devendo necessariamente utilizar os conceitos mobilizados ao longo desta disciplina.

    • A avaliação final da disciplina poderá ser realizada em dupla ou individualmente, conforme a escolha de cada um(a).