Aperçu des sections
-
-
Prof. Simone Diniz
Prof. Jefferson Drezzet
Temas
- Exercício: Genograma das transições
- Introdução ao curso - Ciclos de vida, nutrição saúde pública – conceitos e aplicações
- Gênero e as transições epidemiológica, nutricional e demográfica
- Risco e vulnerabilidade
Perguntas norteadoras:
- Defina ciclos de vida e os desafios desta abordagem para a Saúde Pública e Nutrição, para as noções de prevenção e promoção da saúde
- Descreva o que mudou na distribuição da população brasileira quanto a estes ciclos / grupos etários, e por quê. Descreva as implicações para a Saúde Pública e Nutrição na mudança na pirâmide etária.
- Descreva a taxa e tendências atuais da fecundidade no país, e os fatores associados à queda da fecundidade no caso brasileiro.
- Na sua opinião, o que faz alguém querer ter, ou não querer ter filhos? Justifique (não há "resposta certa").
- Existem relações entre a transição demográfica, epidemiológica, alimentar, nutricional e de gênero? Justifique.
- Como políticas públicas podem contribuir para reduzir as desigualdades de gênero na conciliação entre trabalho produtivo / remunerado e as responsabilidades familiares, e qual seu impacto na nutrição?
- Defina risco e vulnerabilidade, usando como exemplos a desnutrição e a obesidade.
- Porque as mulheres vivem mais do que os homens? Justifique usando exemplos da Saúde Pública e Nutrição.
Tarefa para próxima aula: fisiologia sexual e reprodutiva, e métodos contraceptivos.
Bibliografia:
-
Profa. Simone Diniz
Prof. Jefferson Drezzet
Prof.ª Jamile Bussadori
PROPOSIÇÃO DE SEMINÁRIOS
OBJETIVOS: Revisão das bases biológicas do ciclo fértil / Métodos contraceptivos / Políticas de saúde e regulação da fecundidade no Brasil.
GRUPO 1: Fisiologia sexual e reprodutiva feminina e masculina (suas fases e hormônios envolvidos / explicar como uma mulher pode saber quando está ovulando e com grandes chances de engravidar).
GRUPO 2: Métodos comportamentais e de observação da fecundidade (método do muco cervical, tabela ou Ogino- Kanauss, temperatura basal, sintotérmico, método do colar, outros).
GRUPO 3: Métodos de barreira femininos e masculinos (diafragma, preservativo masculino e feminino)
GRUPO 4: Pílulas anticoncepcionais. Não incluir a anticoncepção de emergência.
GRUPO 5: Outros métodos hormonais (anticoncepcionais injetáveis, implantes subdérmicos, anel vaginal, adesivos transdérmicos, outros). Não incluir anticoncepção de emergência.
GRUPO 6: Dispositivos intrauterinos - DIU (DIU de cobre, DIU medicado com levonorgestrel, outros tipos de DIU).
GRUPO 7: Métodos cirúrgicos irreversíveis (ligadura de trompas, vasectomia)
GRUPO 8: Contracepção de emergência.
ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO PARA OS GRUPOS: Os grupos que abordarem os métodos contraceptivos devem buscar incluir em sua apresentação os seguintes aspectos:
- Explicar como o método evita a gravidez e qual sua efetividade, teórica e prática.
- Quais os potenciais benefícios do método, quais os possíveis efeitos colaterais e quais as principais contraindicações.
- Se conhece alguém que usa o método e a opinião de usuárias/os.
- Informar como é o perfil da oferta do método no SUS e no setor privado.
- Se você fosse o gestor, como organizaria um serviço que atendesse a estas demandas?
- Indicar as fontes consultadas.
Bibliografia:
-
Prof. Jefferson Drezzet
Profa. Simone Diniz
Profa. Bia FiorettiTemas:
- Programas de saúde da mulher - Integralidade, PAISM e Rede Cegonha
- Gestação normal
- Pré-natal: a caderneta da gestante
Perguntas norteadoras:
- Qual a origem dos programas de saúde da mulher no Brasil, nos últimos 30 anos?
- O que foi o PAISM, e como definir o conceito de integralidade na saúde?
- Qual é a duração média da gestação em semanas e em dias?
- Quais os principais componentes de uma consulta de pré-natal?
- Quais os principais exames solicitados no pré-natal, e qual a sua finalidade?
- Descreva as modificações ou alterações que o organismo da mulher sofre durante a gestação
- Cite as queixas digestivas mais comuns durante a gestação e suas causas
- Quais os direitos das gestantes, segundo a legislação brasileira?
- Qual a importância da educação pré-natal, e do plano de parto?
Bibliografia:
- Programas de saúde da mulher - Integralidade, PAISM e Rede Cegonha
-
Prof.ª Simone Diniz
Prof. Jefferson
TEMAS
Assistência ao parto no Brasil
- Evidências e direitos na assistência ao parto
- Assistência ao parto: impactos no curto e longo prazo na saúde e estado nutricional.
- Assistência ao parto: o Inquérito Nacional Nascer no Brasil
Perguntas norteadoras:- Quais as principais fases do trabalho de parto e parto?
- Quais os principais hormônios envolvidos no trabalho de parto e parto?
- Porque no Brasil as crianças de famílias mais ricas têm gestações mais curtas?
- Qual a diferença entre a dor do parto e a dor iatrogênica?
- Cite rotinas na assistência ao parto que devem ser estimulados, e justifique
- Cite rotinas na assistência ao parto que devem ser evitados, e justifique
- O que é e para que serve um plano de parto?
- Por que a taxa de cesárea no Brasil é tão alta?
- O que é a “hora dourada” e qual a sua importância?
- Qual o procedimento no parto que é associado à anemia na infância, e como evitá-la?
- Justifique a importância do modo de nascer para o estado nutricional dos nascidos
- Quais os efeitos de curto e longo prazo dos modos de nascer, em termos de doenças crônicas?
Bibliografia
-
Prof.ª Simone Diniz
Prof. Jefferson Drezzet
Convidadas: dra. Viviane Laudelino Vieira
Temas:
- Saúde no pós-parto e no aleitamento
- Consultoria de lactação
- Bancos de leite e a Iniciativas IHAC e IHAMC
- Promoção da relactação
Perguntas norteadoras:
- O que é puerpério e quais as suas fases
- Quais os principais desafios à saúde e ao bem-estar maternos no puerpério?
- Descreva prevenção da retenção de peso no pós-parto
- Fale sobre a assistência ao pós-parto, e sua relação com os modos de parto
- Porque a amamentação foi desestimulada durante décadas na assistência ao parto, e porque tem sido retomada
- Quais as principais vantagens da amamentação para mães e bebês
- Porque a amamentação na primeira hora é fundamental para o estabelecimento da lactação?
Bibliografia de referência
- Giugliani, Elsa RJ. "Problemas comuns na lactação e seu manejo." J Pediatr80.5 (2004): 147-54. www.scielo.br/pdf/jped/v80n5s0/v80n5s0a06.pdf
- Bueno, Lais Graci dos Santos, and Keiko Miyasaki Teruya. "Aconselhamento em amamentação e sua prática." J. pediatr.(Rio J.) 80.5, supl (2004): s126-s130. http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n5s0/v80n5s0a03.pdf
- Brasil. Decreto nº 7.272, de 25 de agosto de 2010a. Regulamenta a Lei no 11.346, de 15 de setembro de 2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada, institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - PNSAN, estabelece os parâmetros para a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e dá outras providências [decreto na internet]. [acesso em 30 dez 2010]. Disponível em: http://www.mds.gov.br/sobreoministerio/ legislacao/segurancaalimentar/ decretos/2010/Decreto%207.272-2010.pdf.
- Brasil. Constituição (1988). Emenda constitucional no 64, de 4 de fevereiro de 2010. Altera o art. 6º da Constituição Federal, para introduzir a alimentação como direito social. Diário Oficial da União. 05 dez 2010b; Seção 1:1.
- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. 184 p. : il. – (Cadernos de Atenção Básica ; n. 23)
-
Prof. Jefferson Drezett
Políticas de Imunização nos ciclos de vida
Perguntas norteadoras:
Bibliografia
-
Prof. Jefferson Drezett (matutino)
Violências contra crianças e adolescentesProf. Marcelo Neumann (noturno)
(Universidade Mackenzie)
-
Prof. Jefferson Drezett
Profa. Dafne Herrero (convidada)Desenvolvimento na infância: fatores de risco e proteção
-
Prof. Jefferson Drezett
Profa. Alina Zoqui (convidada)
Saúde mental na infância e adolescência
-
Profa. Ana Rita Souza Prata (convidada matutino)Prof. Jefferson Drezett
Profa. Tatiana Bias Fortes (convidada noturno)
Saúde e Direitos Humanos
-
Prof.ª Simone Diniz
Prof. Jefferson Drezett
Seminários e apresentação pelos alunos: a/o nutricionista na saúde da mulher e da criança