Opções de inscrição
Objetivo
Discutir o papel e o valor de um texto didático de Matemática no processo escolar de ensino/aprendizagem da disciplina. Estabelecer parâmetros para a avaliação de um texto didático. Fazer a análise crítica de literatura didática de nível básico, com primazia para textos nacionais, podendo incluir textos para-didáticos. Comparar livros didáticos de matemática elementar de diferentes épocas. |
Programa
Resumido
Histórico
dos currículos de Matemática para a Educação Básica no
Brasil: concepções subjacentes e seus reflexos nos livros
didáticos. As avaliações institucionais do livro didático no
Brasil. Critérios de análise de textos didáticos para o ensino
básico. Análise crítica de textos didáticos. O papel da
mediação do professor na relação
livro-aluno-conteúdo-aprendizagem. |
Avaliação
Método |
Aulas teóricas, aulas práticas, trabalhos e discussões em grupos, seminários e apresentações. |
Critério |
Média ponderada entre trabalhos realizados, prova e seminário, sendo Média final = (3 T + 3 P + 4 S)/10 em que T é a média de trabalhos escritos, P é a nota de prova e S é a nota do capítulo de livro e sua apresentação. |
Norma de Recuperação |
A média final (pós recuperação), será a média ponderada da nota do semestre com a da recuperação com o peso igual a um (p=1). |
- Docente: David Pires Dias