Opções de inscrição

Objetivo

Discutir o papel e o valor de um texto didático de Matemática no processo escolar de ensino/aprendizagem da disciplina. Estabelecer parâmetros para a avaliação de um texto didático. Fazer a análise crítica de literatura didática de nível básico, com primazia para textos nacionais, podendo incluir textos para-didáticos. Comparar livros didáticos de matemática elementar de diferentes épocas.

Programa Resumido

Histórico dos currículos de Matemática para a Educação Básica no Brasil: concepções subjacentes e seus reflexos nos livros didáticos. As avaliações institucionais do livro didático no Brasil. Critérios de análise de textos didáticos para o ensino básico. Análise crítica de textos didáticos. O papel da mediação do professor na relação livro-aluno-conteúdo-aprendizagem.
Enriquecimentos possíveis: palestras de especialistas ou autores de textos didáticos convidados; análise de textos para-didáticos; o uso da internet e de hiper-textos no apoio à sala de aula

Avaliação

Método

Aulas teóricas, aulas práticas, trabalhos e discussões em grupos, seminários e apresentações.

Critério

Média ponderada entre trabalhos realizados, prova e seminário, sendo

Média final = (3 T + 3 P + 4 S)/10

em que T é a média de trabalhos escritos, P é a nota de prova e S é a nota do capítulo de livro e sua apresentação.

Norma de Recuperação

A média final (pós recuperação), será a média ponderada da nota do semestre com a da recuperação com o peso igual a um (p=1).


Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.