Mostrar a importância de saber trabalhar com a variabilidade e a incerteza, elementos que permeiam a tomada de decisão em qualquer campo do conhecimento. Discutir aspectos cognitivos ligados ao ensino de Probabilidade e Estatística. Fornecer ferramentas estatísticas para que o professor possa fazer com que seus alunos desenvolvam as seguintes competências: saber observar, interpretar e usufruir os aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais disponíveis, saber utilizar diferentes fontes de informação, desenvolver capacidade crítica e realizar projetos interdisciplinares que envolvam quantificação. Discutir como a Estatística pode participar de projetos interdisciplinares no âmbito escolar.
Possibilitar ao aluno graduado, professor de Matemática de diferentes níveis, um estudo mais profundo e crítico de conceitos fundamentais sobre números reais, funções e aproximação de funções, enfatizando aspectos históricos.
Discutir dificuldades específicas do ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes à Educação Básica. Discutir documentos e programas oficiais para o Ensino Fundamental e Médio tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa Nacional do Livro Didático e suas propostas para o ensino-aprendizagem da Matemática.
Desenvolver competências para utilização e análise crítica de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de Matemática. Estudar fundamentos teóricos – relativos aos aspectos cognitivos, epistemológicos e didáticos – de propostas de integração de recursos digitais no ensino e aprendizagem de Matemática. Estudar processos de construção de conhecimento matemático mediados pelas tecnologias digitais. Estudar processos de gênese instrumental em situações que integram recursos digitais, tanto do ponto de vista das práticas matemáticas de alunos quanto das práticas didáticas de professores. Analisar e/ou conceber cenários de aprendizagem com o uso de tecnologias digitais visando subsidiar as práticas docentes de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior.