Programação

  • CALENDÁRIO DA DISCIPLINA

    Calendário 2º Semestre de 2024

    • Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de SMM0325 - Projeto Final de Curso para alunos regulares: 16/09/2024;
    • Data máxima para entrega dos documentos para realização da defesa do SMM0325 - Projeto Final de Curso: 15 dias antes da data da defesa;
    • Data máxima para defesa do SMM0325 - Projeto Final de Curso  12/12/2024;

    *alunos que ficaram por qualquer motivo sem matrícula em alguma disciplina por um semestre, precisa cumprir este prazo para não caracterizar abandono do curso. O não cumprimento leva ao desligamento automático do aluno junto à USP. Legislação: Resolução Nº 3745, de 19 de outubro de 1990 (artigo 75, §2º,III), alterada pela Resolução Nº 5434, de 05 de março 2008.


  • MATRÍCULA

    O aluno deverá consultar um docente da USP para ser seu orientador.


    O aluno deverá solicitar à secretaria a sua matrícula na disciplina, através do “Formulário para Matrícula”.

    Após o preenchimento do formulário, será encaminhado por e-mail um documento em PDF. O aluno deverá assinar e coletar a assinatura do seu orientador (podem ser digitais) e então entregar o documento na secretaria do SMM (pode ser por e-mail).


    Após a matrícula, o aluno será inserido em um ambiente no E-disciplinas. Todas as demais informações da disciplinas estarão neste ambiente.

    Utilização de dados sigilosos

    Caso o aluno deseje desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso utilizando dados obtidos junto à empresas, deverá preencher e coletar a assinatura de um responsável administrativo da empresa e entregar o documento para a Secretaria do SMM.

    Boas Práticas Científicas

    A Pró-Reitoria de Pesquisa constituiu, em 29/08/2017, um Comitê de Boas Práticas Científicas que atuará para promover a disseminação de boas práticas de pesquisa e a prevenção de incidentes de má conduta científica. O objetivo do Comitê será promover a cultura da integridade ética da pesquisa por meio de ações regulares, acessíveis a todos os alunos, docentes e pesquisadores, tais como cursos on-line, curadoria de documentos, palestras, entre outras.

    Conforme estabelecido na Portaria PRP nº 595/2017, o Comitê é composto pelo Pró-Reitor de Pesquisa, pela Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e por três docentes indicados pelo Pró-Reitor.

    Fontes: 

    https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/

    https://prp.usp.br/boas-praticas/


    🎓LISTA DE POSSÍVEIS ORIENTADORES🎓


  • Estrutura do TCC

    O trabalho escrito deve seguir as normas de elaboração e redação estabelecidas pela biblioteca da EESC, disponível no site da Biblioteca da EESC e no site do SMM. É obrigatório no trabalho a ficha catalográfica e sua estrutura deverá conter: 

    ·          O tema e sua importância. 

    ·          Os objetivos. 

    ·          Uma revisão bibliográfica. 

    ·          A metodologia Científica e Tecnológica. 

    ·          O desenvolvimento do projeto. 

    ·          Análise dos resultados. 

    ·          As conclusões e as recomendações para trabalhos futuros. 

    ·          Bibliografia consultada.


    • Link para o preenchimento da ficha catalográfica

    • A Biblioteca oferece o serviço de orientação para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) e especialização (TCE) de acordo com as normas técnicas da ABNT.

      Para elaboração do trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC), você deve seguir as orientações da Comissão de Coordenação do Curso. O trabalho de conclusão de curso de especialização (TCE) deve seguir as orientações de cada curso.

      A Biblioteca disponibiliza templates:

      TCC (Word e Latex)

      Trabalhos de especialização (Português e Espanhol)

      Se você deseja precisar de orientação para o seu trabalho, procure o serviço com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência. Antes da defesa, na versão impressa e digital, é obrigatória a inclusão da ficha catalográfica na página seguinte à folha de rosto, que pode ser solicitada à Biblioteca ou elaborada eletronicamente aqui.

      Para trabalhos em outros idiomas, o usuário deve solicitar a ficha para a Biblioteca.

      Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

      Informações
      tel.: (16) 3373-9208, 3373-8860, com Elena, Eduardo e Flávia
      biblioteca.atendimento@eesc.usp.br

      Link para a página da Biblioteca

      Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

      Informações
      tel.: (16) 3373-9208, 3373-8860, com Elena, Eduardo e Flávia
      biblioteca.atendimento@eesc.usp.br

      Link para a página da Biblioteca

    • Sugestão de leitura: livro Metodologia Científica.


  • DEFESA DO TCC: orientações gerais

    O aluno deverá seguir as orientações abaixo.

    O aluno deverá fazer o upload dos seguintes documentos no sistema e-disciplinas com no mínimo quinze dias de antecedência da data da defesa:

    • monografia e; 
    • o formulários gerado através do preenchimento do “Formulário de Defesa do TCC”, com indicação da data e hora da defesa, devidamente preenchido e assinado (pode ser assinatura digital).   

    Data máxima para defesa: 12/12/2024.

    O aluno deverá entrar em contato com a secretaria para a reserva de uma sala para a realização da defesa. Não é permitida a defesa do TCC fora do Departamento de Engenharia de Materiais. 

    É permitida a defesa via Google Meet. A secretaria do SMM é responsável por abrir a sala virtual para defesa.


    Avaliação:

    O aluno será avaliado por sua capacidade científica, tecnológica e de comunicação e expressão através de monografia e defesa perante banca, com apresentação oral com duração máxima de 20 minutos. A banca terá 1 hora e 40 minutos para fazer questionamentos ao aluno e atribuir uma nota ao aluno.

    O cálculo da nota final deverá ser feita da seguinte forma: (0,6 x Média aritmética das notas de cada membro da banca para a Monografia) + (0,4 x Média aritmética das notas de cada membro da banca para a Apresentação Oral) igual ou superior a 5,0 para aprovação.

    Não há recuperação.


  • Formação da Banca

    A banca de defesa do TCC deverá ser formada por três membros, sendo obrigatório que dois membros da banca sejam: o orientador e um docente da USP, independente da Unidade ou Departamento deste último. 

    O terceiro membro poderá ser:

    • Docente, de qualquer instituição de ensino suplerior com no mínimo título de mestre ou;
    • Um especialista externo à USP, com no mínimo título de mestre ou;
    • Aluno de doutorado ou pós-doutorado.

    É responsabilidade do aluno consultar os membros para marcar a data e horário para defesa.


    Consulta de horários disponíveis para defesa de TCC para defesas presenciais:


  • Após a Defesa - nota e biblioteca

    A divulgação do Projeto Final de Curso está condicionada ao upload da versão final da monografia no sistema e-disciplinas, com as correções sugeridas pela banca caso necessário, em arquivo PDF  na  até 30 dias após a defesa, com  a folha de aprovação inserida na versão final do TCC (conforme template disponibilizado no e-disciplinas).