Fornecer ao aluno fundamentos da Mecânica das Estruturas necessários para a análise e o projeto de estruturas de aeronaves. A ênfase é dada sobre a Teoria da Elasticidade e métodos de resolução analítica e numérica de problemas de análise estrutural.
Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos sobre mecânica dos sólidos, destacando aplicações em Engenharia Mecânica, Produção Mecânica, Mecatrônica e Materiais e Manufatura, visando prepará-los para as demais disciplinas relacionadas à área de projeto mecânico.
Permitir que o aluno consiga compreender o comportamento estático de corpos deformáveis usuais, solicitados por cargas axiais e transversais.
Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos sobre resistência dos materiais, destacando aplicações em Engenharia Civil, visando prepará-los para as demais disciplinas relacionadas à área de Estruturas.
Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos sobre a análise de estruturas hiperestáticas visando viabilizar o cálculo de esforços e deslocamentos, para os diversos tipos de solicitações que podem afetar esse tipo de estrutura, e com isso bem compreender seu comportamento. Desenvolver formulações que permitam tanto o cálculo manual quanto a programação em computador.
A disciplina pretende colocar em destaque alguns conceitos comuns aos métodos numéricos empregados para fins de análise de estruturas, tendo-se em vista que essencialmente todos objetivam a geração de soluções aproximadas dos problemas estruturais. Um segundo objetivo consiste em oferecer ao aluno uma visão mais completa e integrada do conjunto de métodos numéricos para engenharia, facilitando a sua compreensão e contribuindo para o seu uso mais criterioso.
O objetivo principal da disciplina é introduzir os alunos nos conceitos básicos da mecânica das estruturas no que diz respeito à sua análise como meio contínuo. Para isso, serão abordadas as principais variáveis da mecânica, tais como deslocamentos, tensões e deformações, e os princípios que norteiam a teoria. Serão também estudadas as equações de equilíbrio, de compatibilidade e constitutivas a serem usadas na solução dos problemas estruturais. A conceituação inicial de energia de deformação e modelos constitutivos não lineares (energia livre de Helmholz) também serão abordados.