A realização do Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade de síntese e integração do conhecimento obtido pelo aluno ao longo do curso. A disciplina oferece uma oportunidade do aluno compreender o contexto envolvido com esta atividade. Por que é importante? Como surgiu? Como podemos aproveitá-la de forma a potencializar a nossa carreira como engenheiro e como participante ativo na construção da sociedade em que vivemos. O objetivo desta disciplina é desenvolver os conhecimentos e habilidades que capacitem o aluno para a realização de um trabalho de conclusão de curso e o apoie na escolha e delimitação do tema a ser desenvolvido.
- Docente: Daniel Capaldo Amaral
Fornecer oportunidade do aluno realizar um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Treinar e desenvolver as aptidões do futuro formando no que se refere à resolução, abordagem ou tratamento de problemas práticos comuns à Engenharia Ambiental.ok
- Docente: Marcelo Zaiat
Trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Desenvolver as aptidões do futuro profissional quanto à identificação, abordagem e resolução de problemas práticos da Engenharia Civil.
- Docente: Fernando Luiz Lavoie
Apresentar ao aluno o campo profissional da engenharia civil. Fornecer as características históricas da engenharia civil, especificando-as em relação ao Brasil. Introduzir os métodos de trabalho do Engenheiro Civil através do relato de estudos de caso.
- Docente: Maria Mercedes Gamboa Medina
Proporcionar conhecimentos sobre as atribuições do Engenheiro Biomédico, mercado de trabalho e ética profissional. Apresentação da estrutura curricular do certificado de Estudos Especiais em Engenharia Biomédica, visando fornecer ao aluno uma visão global multidisciplinar dos conteúdos a serem estudados e suas relações com as diferentes áreas de atuação Engenheiro Biomédico.
- Docente: Jonas de Carvalho
(Incluir os objetivos de aprendizagem ou o que o estudante deverá ser capaz de realizar ao final da disciplina, sempre vinculados às habilidades e às atitudes às quais se relacionam)
Orientar o/a aluno/aluna no início de sua trajetória universitária no curso de graduação em Engenharia na EESC/USP de modo que ele/ela seja capaz de a) identificar as oportunidades acadêmicas e as particularidades do seu curso; b) reconhecer, sob acompanhamento de um tutor, eventuais dificuldades ao longo do curso e compreender mecanismos para que estas sejam superadas, conduzindo o curso com o sucesso desejado; c) desenvolver habilidades técnicas e emocionais, ampliando as perspectivas de formação profissional por meio de atividades e encontros sistematizados.
- Docente: Davi Gasparini Fernandes Cunha
- Docente: Ricardo Afonso Angelico
- Docente: Simone do Rocio Senger de Souza
(Incluir os objetivos de aprendizagem ou o que o estudante deverá ser capaz de realizar ao final da disciplina, sempre vinculados às habilidades e às atitudes às quais se relacionam)
Orientar o/a aluno/aluna no início de sua trajetória universitária no curso de graduação em Engenharia na EESC/USP de modo que ele/ela seja capaz de a) identificar as oportunidades acadêmicas e as particularidades do seu curso; b) reconhecer, sob acompanhamento de um tutor, eventuais dificuldades ao longo do curso e compreender mecanismos para que estas sejam superadas, conduzindo o curso com o sucesso desejado; c) desenvolver habilidades técnicas e emocionais, ampliando as perspectivas de formação profissional por meio de atividades e encontros sistematizados.
- Docente: Jefferson Lins da Silva
- Docente: Luciana Montanari
- Docente: Marcel Andreotti Musetti
- Docente: Vilma Alves de Oliveira
Proporcionar meios para adaptação psicológica e social do estudante visando a sua futura atividade profissional. Complementar a formação profissional do estudante. Treinar o estudante visando facilitar a absorção de conhecimentos tecnológicos na profissão. Orientar o estudante na escolha de sua especialização. Atuar nos diferentes cenários da prática profissional.
Competências que podem ser desenvolvidas dependendo das atividades realizadas e que são aderentes ao perfil do estudante de Engenharia:
Planejar e gerir estrategicamente;
Atuar em equipes multidisciplinares;
Comunicar de modo mais eficiente, escrita, oral e graficamente;
Exercer a cidadania como engenheiro;
Aplicar conhecimentos de matemática, ciência e engenharia;
Analisar e compreender fenômenos físicos e químicos;
Projetar e conduzir experimentos, bem como analisar e interpretar dados;
Formular, analisar e resolver problemas;
Conceber soluções de Engenharia, analisando e compreendendo a necessidade dos usuários e seu contexto;
Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos compreendendo o impacto das soluções nos setores global, econômico, ambiental e contexto social;
Criar, projetar e implementar soluções tecnológicas e inovadoras para os problemas de Engenharia;
Acompanhar o ritmo de desenvolvimento técnico-científico do setor e adaptar-se às constantes transformações estimulando o aprendizado autônomo.
- Docente: Marcelo Zaiat
- Docente: Luciana Montanari
- Docente: Rosane Aparecida Aranda
- Docente: Vilma Alves de Oliveira