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O objetivo da disciplina é promover reflexão crítica sobre as práticas de ensino dos profissionais de saúde em situações reais de ensino na e para a saúde, tomando-se como referência as necessidades de saúde das pessoas e das comunidades onde atuam, bem como na formação, capacitação e educação permanente de profissionais de saúde.

Partindo da problematização do processo de trabalho, visando a qualidade do mesmo, é que são identificadas as necessidades de capacitação dos alunos. Os cenários de práticas dos serviços de saúde permitem estabelecer a relevância dos conteúdos e tecnologias a serem utilizadas para o enfrentamento criativo das situações de saúde que se apresentam rotineiramente. A utilização de metodologias pedagógicas que estimulem a participação dos alunos, a reflexão crítica, o trabalho em equipes multiprofissionais tem grande potencial para promover a qualidade do cuidado à saúde, por estimularem o desenvolvimento de práticas críticas, éticas e humanísticas, com vistas à integralidade e humanização do cuidado em saúde e adequadas ao contexto onde são desenvolvidas.

A prática de ensino supervisionada nos locais de trabalho dos alunos a partir de problemas sentidos por eles nos mesmos, possibilitará a aproximação da universidade com os serviços dos alunos.


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