Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Odontologia
1. Introduzir os alunos de graduação no universo da pesquisa: a. Definindo pesquisa científica; b. Descrevendo as diversas etapas de uma iniciação científica; b. Discutindo desde a ideia até a redação de um projeto de iniciação científica; c. Abordando aspectos éticos e de boas práticas científicas; d. Identificando áreas de interesse e orientadores; e. Explicando ferramentas úteis para o aluno de IC, como Microsoft Office, softwares de citações (Mendeley e Endnote), sites de análise de dados e currículo lattes; f. Identificando oportunidades de bolsas de iniciação científica e de fomento para a pesquisa; g. Conhecendo bases de dados científicos; h. Reconhecendo fundamentos básicos de pesquisas in vitro e in vivo; i. Identificando os diferentes tipos de estudos científicos; j. Aprendendo como se portar em um laboratório de pesquisa.
O objetivo educacional desta disciplina é capacitar os alunos de graduação em odontologia da FOUSP para que estes: 1. Compreendam a importância de um atendimento odontológico baseado na atenção primária à saúde. 2. Experimentem o princípio da integralidade no diagnóstico, com foco na promoção de saúde e no cuidado resolutivo em saúde. 3. Sejam capazes de desenvolver ações de promoção, prevenção e preparo do meio bucal para recuperação da saúde. 4. Reconheçam a importância de estabelecer um adequado fluxo de atendimento de referência e contrarreferência, de maneira a atuarem mais resolutivamente nas necessidades dos pacientes da clínica odontológica.
Esta unidade curricular visa apresentar ao aluno os principais mecanismos gerais das doenças, com ênfase nas alterações circulatórias e nos processos inflamatórios e reparativos. É dada ênfase na microbiota oral e no processo de formação da cárie dentária. A disciplina também aborda a introdução à técnica radiográfica intraoral e extraoral, como base para o desenvolvimento do raciocínio diagnóstico na prática clínica.
Gerais 1. Capacitar o aluno a conhecer o desenvolvimento das estruturas do sistema estomatognático 2. Capacitar o aluno a denominar e identificar macroscopicamente as diferentes estruturas do sistema estomatognático 3. Capacitar o aluno a denominar e identificar microscopicamente as diferentes estruturas do sistema estomatognático 4. Associar as características anatômicas e histológicas do sistema estomatognático com os aspectos funcionais relacionados à oclusão e às disciplinas profissionalizantes Específicos 1. Conhecer e identificar a anatomia macroscópica e microscópica das estruturas do sistema estomatognático 2. Conhecer os fundamentos da oclusão dental
Fornece ao estudante a visão geral da saúde e do corpo humano, bem como garantir os conhecimentos de ciências básicas fundamentais para sua prática clínica. Exercitar o aluno a correlacionar conceitos básicos com conteúdos mais aplicados. Compreender os aspectos anatômicos, embriológicos, microscópicos, genéticos e bioquímicos do corpo humano; assim como conceitos gerais de microbiologia, com interesse para a prática profissional.
Fornece ao estudante a visão geral da saúde e do corpo humano, bem como garantir os conhecimentos de ciências básicas fundamentais para sua prática clínica. Exercitar o aluno a correlacionar conceitos básicos com conteúdos mais aplicados. Compreender os aspectos anatômicos, embriológicos, microscópicos, genéticos e bioquímicos do corpo humano; assim como conceitos gerais de microbiologia, com interesse para a prática profissional.