Diagrama de temas

  • AULA 1. Aula de Apresentação do curso

    Nesta primeira aula da disciplina

    Psicanálise & Desenvolvimento VIII.

    O mundo das mães e o desenvolvimento do bebê


    pretendo apresentar a proposta do curso geral (Psicanálise & Desenvolvimento VIII)

    a sua especificidade temática (O mundo das mães e o desenvolvimento do bebê)

    e descrever o plano de trabalho, especificando:

    a) o conteúdo programático da disciplina

    b) seu cronograma de execução

    c) o modo de avaliação 

    d) a infra-estrutura das aulas

    e) nosso calendário

    Abaixo, nosso Calendário:

    CROMOGRAMA

    O mundo das Mães                     

    Agosto                 ,          14,        20,        27 (Thereza Souza)                     

    Setembro            ,          11,          18,        25                                 

    Outubro             2,          09,        16,        23 (Lygia Vampré Humberg)         30

    Novembro          6,          13,             ,        27 (Tereza)


    AULAS E SEUS PROGRAMAS 

     

    Aula 01. APRESENTAÇÃO DO CURSO             14/agosto/2024

    Tema, problema, objeto

    Percurso:

    1. Preocupação Materna Primária

    2. As primeiras relações

    3. A constelação materna

    4. O nascimento de uma mãe

    5. Consequências: o desenvolvimento da psicanálise do ponto de vista da história da sua clientela... 

     

    Aula 02. A PREOCUPAÇÃO MATERNA PRIMÁRIA              20/agosto/2024

    Análise crítica da noção de preocupação materna primária na obra de Winnicott, 

     

    Aula 03. Aula Depoimento     27 / agosto / 2024

    Maria Thereza Costa Coelho de Souza (Prof. Titular do IPUSP)

     

    Aulas 04 e 05. AS PRIMEIRAS RELAÇÕES         11 e 18/setembro de 2024

    1. Análise crítica da descrição do conjunto de fenômenos descritos por 

    Stern, D. (2002). The First Relationship: Infant and Mother, With a New IntroductionHarvard University Press.  

     

    Aulas 06 e 07. A CONSTELAÇÃO MATERNA  25/setembro/2024 e 02/outubro/2024

    Aula 6. Introdução de A Constelação materna

    Stern, D. (1995). The Motherhood Constellation: A Unified View Of Parent-infant PsychotherapyBasic Books.  [Stern, D. (1997). A Constelação da Maternidade. Artes Médicas]  

    Aula 7. Análise do Capítulo 11. A Constelação da Maternidade” 

     

    Aulas 08 e 09.  O NASCIMENTO DE UMA MÃE  09 e 16 /outubro/2024 

    Stern, D., & Bruschweiler-Stern, N. (Eds.). (1998). The Birth of a Mother. How the Motherhood Experience Can Change You Forever. Basic Books.

     

    Aula 10. Aula Depoimento                                           23 / outubro/ 2024

    Lygia Vampré Humberg (Psicanalista, Doutora pela USP-PST)

     

    Aula 11. A história da psicanálise vista do ponto de vista de sua clientela      30/outubro

     

    Aula 12. Aulas de conclusão         06 e 13 /novembro / 2024

    Aula 13. Aula Depoimento                     27/novembro/2024

    Tereza Marques de Oliveira (Psicóloga, Fundadora e supervisora da Ong Habitare)


    AULA 14 


  • Aula 02. Preocupação Materna Primária

    AULAS 02. A PREOCUPAÇÃO MATERNA PRIMÁRIA              20/agosto/2024

    Análise crítica da noção de preocupação materna primária na obra de Winnicott, 

     

    Analisar o artigo de Winnicott, “Preocupação materna primária”. 

    Localizar este fenômeno no quadro da sua Teoria do Desenvolvimento do SER

    Colocar em destaque os fenômenos que

    Ocorrem com a mulher-mãe

    Ocorrem com o bebê no processo de desenvolvimento


    * Como Bibliografia Secundária, ver:

    Quatman, T. (2020). Acessing the Clinica Genius of Winnicott. A Careful rendering of Winnicott’s Twelve Most Influential clinical PapersLondon and New Yorok: Routledge.

    Quatman, T. (2020). Primitive emotional development (1945). In Acessing the Clinica Genius of Winnicott. A Careful rendering of Winnicott’s Twelve Most Influential clinical Papers (pp. 24-50). London and New Yorok: Routledge.





  • Aula 03. Aula Depoimento.

    A Profa. Dra.  Maria Thereza Costa Coelho de Souza (Prof. Titular do IPUSP)

    apresentará suas reflexões sobre o tornar-se e viver como mãe.

    Mini-Currículo:

    Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), Mestrado, Doutorado (1984; 1990) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Obteve o titulo de Livre Docente em 2007 no mesmo instituto.Realizou estágio de pesquisa no exterior na cidade de Lausanne, Suiça, em junho de 2004. Foi professora convidada do Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, Suiça, em 2006 e 2009. Desde 1997 é professora do Instituto de Psicologia da USP e desde 2016 é Professora Titular do Departamento de Psicologia da aprendizagem, do desenvolvimento e da personalidade deste instituto. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, especialmente a partir da perspectiva de Jean Piaget, com ênfase em processos cognitivos e afetivos do desenvolvimento humano, estudando principalmente os seguintes temas: afetividade, inteligência, desenvolvimento em diferentes contextos, trajetorias e transtornos de desenvolvimento, intervenções com jogos e qualidade de vida. É membro dos grupos de pesquisa Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais; Estudos em Psicologia do Desenvolvimento Moral (GPDM) e Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), cadastrados no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq. É parecerista de diversas revistas cientificas e da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Foi coordenadora de convenio acadêmico internacional entre o Instituto de Psicologia da USP e o Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, Suiça. Foi coordenadora brasileira de cooperação entre o Laboratório de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem e o Laboratoire de Psychopathologie et processus de santé, da Université Paris Descartes, Paris, de acordo com edital USP-USPC (2016-2018) . É coordenadora do Laboratório de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem (LEDA), que sedia o projeto de extensão sobre a eficácia das intervenções com jogos no desenvolvimento de crianças com dificuldades escolares; e seminários de pesquisa com pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras. É membro do GT "Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais", no âmbito da ANPEPP (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisas em Psicologia), desde 1998. Integra o grupo de pesquisadores do Núcleo Ciência pela Infância, estabelecido em cooperação entre a Faculdade de Medicina da USP, Instituto de Psicologia da USP, Instituto Insper, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Universidade de Harvard, EUA. Foi coordenadora da Comissão Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, de 2014 a 2017 e Vice Presidente da Comissão de Pós Graduação do Instituto de Psicologia, até maio/2018. É Ouvidora do IP-USP desde 2018 e membro do Conselho de Departamento, Comissão de internacionalização e Comissão de Pesquisa. É membro da Jean Piaget Society (JPS) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD).

  • Aula 04 e Aula 05. As Primeiras Relações

    Nas aulas 04 e 05 nos dedicaremos ànálise da descrição do conjunto de fenômenos descritos por Daniel Stern como sendo o conjunto das Primeiras Relações mãe-bebê

    Stern, D. (2002). The First Relationship: Infant and Mother, With a New IntroductionHarvard University Press.  

    Cap. 7 “Da interação ao relacionamento 

    Cap. 8 “Erros na dança”


  • Aula 06 & Aula 07

    Nestas duas aulas (06 & 07) nos dedicaremos à análise da descrição do conjunto de fenômenos denominados por Daniel Stern como sendo a constelação materna

    Stern, D. (1995). The Motherhood Constellation: A Unified View Of Parent-infant PsychotherapyBasic Books.  

    Stern, D. (1997). A Constelação da Maternidade. Artes Médicas.  

    Analisar criticamente 

    Capítulo 11 A Constelação da Maternidade” 

    Capítulo 12 Algumas implicações mais amplas para Outras situações clínicas” 


  • Aula 08. Aula Depoimento.

    Nesta aula 

    Lygia Vampré Humberg apresentará suas reflexões sobre ser mãe em diferentes contextos, pensando nas configurações da maternidade pensado nas necessidades de cada filho


    Psicanalista, com atividade clínica em consultório privado. Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP (2014). Mestre pela Faculdade de Medicina da USP (2004). Especialista pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1997). Formada no curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (2001) e no curso "Diagnosis, Treatment and Assessment Skills" no King's College da Universidade de Londres (2002). Membro do Núcleo Espaço Potencial e do Departamento de Psicanálise com Crianças, Professora do Curso Winnicott, Experiência e Pensamento, ambos do Instituto SEDES SAPIENTIAE. 

    Autora de

     Relacionamentos adictivos. Vício e dependência do outro (2016, CLA Editora), e de outras publicações (artigos e capítulos de livros) dedicadas à análise do problema das adicções e de seu tratamento do ponto de vista da psicanálise. 

    Fulgencio, L., & Humber, L. V. (2024). Desenvolvimento Emocional  & Prática Psicoterápica na perspectiva psicanalítica de D. W. Winnicott. São Paulo: Blucher.


    Email: lygiahumberg@gmail.com

     

     


  • Aula 09 & Aula 10. O nascimento de uma mãe.

    Nestas aulas (09 & 10) nos dedicaremos à análise das transformações pelas quais passa uma mulher quando se torna mãe, tendo como texto de base o livro 

    Stern, D., & Bruschweiler-Stern, N. (Eds.). (1998). The Birth of a Mother. How the Motherhood Experience Can Change You Forever. Basic Books.