Diagrama de temas
-
Nesta primeira aula da disciplina
Psicanálise & Desenvolvimento VIII.
O mundo das mães e o desenvolvimento do bebê
pretendo apresentar a proposta do curso geral (Psicanálise & Desenvolvimento VIII)
a sua especificidade temática (O mundo das mães e o desenvolvimento do bebê)
e descrever o plano de trabalho, especificando:
a) o conteúdo programático da disciplina
b) seu cronograma de execução
c) o modo de avaliação
d) a infra-estrutura das aulas
e) nosso calendário
Abaixo, nosso Calendário:CROMOGRAMA
O mundo das Mães
Agosto , 14, 20, 27 (Thereza Souza)
Setembro , 11, 18, 25
Outubro 2, 09, 16, 23 (Lygia Vampré Humberg) 30
Novembro 6, 13, , 27 (Tereza)
AULAS E SEUS PROGRAMAS
Aula 01. APRESENTAÇÃO DO CURSO 14/agosto/2024
Tema, problema, objeto
Percurso:
1. Preocupação Materna Primária
2. As primeiras relações
3. A constelação materna
4. O nascimento de uma mãe
5. Consequências: o desenvolvimento da psicanálise do ponto de vista da história da sua clientela...
Aula 02. A PREOCUPAÇÃO MATERNA PRIMÁRIA 20/agosto/2024
Análise crítica da noção de preocupação materna primária na obra de Winnicott,
Aula 03. Aula Depoimento 27 / agosto / 2024
Maria Thereza Costa Coelho de Souza (Prof. Titular do IPUSP)
Aulas 04 e 05. AS PRIMEIRAS RELAÇÕES 11 e 18/setembro de 2024
- Análise crítica da descrição do conjunto de fenômenos descritos por
Stern, D. (2002). The First Relationship: Infant and Mother, With a New Introduction. Harvard University Press.
Aulas 06 e 07. A CONSTELAÇÃO MATERNA 25/setembro/2024 e 02/outubro/2024
Aula 6. Introdução de A Constelação materna
Stern, D. (1995). The Motherhood Constellation: A Unified View Of Parent-infant Psychotherapy. Basic Books. [Stern, D. (1997). A Constelação da Maternidade. Artes Médicas]
Aula 7. Análise do Capítulo 11. “A Constelação da Maternidade”
Aulas 08 e 09. O NASCIMENTO DE UMA MÃE 09 e 16 /outubro/2024
Stern, D., & Bruschweiler-Stern, N. (Eds.). (1998). The Birth of a Mother. How the Motherhood Experience Can Change You Forever. Basic Books.
Aula 10. Aula Depoimento 23 / outubro/ 2024
Lygia Vampré Humberg (Psicanalista, Doutora pela USP-PST)
Aula 11. A história da psicanálise vista do ponto de vista de sua clientela 30/outubro
Aula 12. Aulas de conclusão 06 e 13 /novembro / 2024
Aula 13. Aula Depoimento 27/novembro/2024
Tereza Marques de Oliveira (Psicóloga, Fundadora e supervisora da Ong Habitare)
AULA 14
-
AULAS 02. A PREOCUPAÇÃO MATERNA PRIMÁRIA 20/agosto/2024
Análise crítica da noção de preocupação materna primária na obra de Winnicott,
Analisar o artigo de Winnicott, “Preocupação materna primária”.
Localizar este fenômeno no quadro da sua Teoria do Desenvolvimento do SER
Colocar em destaque os fenômenos que
Ocorrem com a mulher-mãe
Ocorrem com o bebê no processo de desenvolvimento
* Como Bibliografia Secundária, ver:
Quatman, T. (2020). Acessing the Clinica Genius of Winnicott. A Careful rendering of Winnicott’s Twelve Most Influential clinical Papers. London and New Yorok: Routledge.
Quatman, T. (2020). Primitive emotional development (1945). In Acessing the Clinica Genius of Winnicott. A Careful rendering of Winnicott’s Twelve Most Influential clinical Papers (pp. 24-50). London and New Yorok: Routledge.
-
A Profa. Dra. Maria Thereza Costa Coelho de Souza (Prof. Titular do IPUSP)
apresentará suas reflexões sobre o tornar-se e viver como mãe.
Mini-Currículo:
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), Mestrado, Doutorado (1984; 1990) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Obteve o titulo de Livre Docente em 2007 no mesmo instituto.Realizou estágio de pesquisa no exterior na cidade de Lausanne, Suiça, em junho de 2004. Foi professora convidada do Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, Suiça, em 2006 e 2009. Desde 1997 é professora do Instituto de Psicologia da USP e desde 2016 é Professora Titular do Departamento de Psicologia da aprendizagem, do desenvolvimento e da personalidade deste instituto. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, especialmente a partir da perspectiva de Jean Piaget, com ênfase em processos cognitivos e afetivos do desenvolvimento humano, estudando principalmente os seguintes temas: afetividade, inteligência, desenvolvimento em diferentes contextos, trajetorias e transtornos de desenvolvimento, intervenções com jogos e qualidade de vida. É membro dos grupos de pesquisa Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais; Estudos em Psicologia do Desenvolvimento Moral (GPDM) e Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), cadastrados no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq. É parecerista de diversas revistas cientificas e da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Foi coordenadora de convenio acadêmico internacional entre o Instituto de Psicologia da USP e o Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, Suiça. Foi coordenadora brasileira de cooperação entre o Laboratório de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem e o Laboratoire de Psychopathologie et processus de santé, da Université Paris Descartes, Paris, de acordo com edital USP-USPC (2016-2018) . É coordenadora do Laboratório de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem (LEDA), que sedia o projeto de extensão sobre a eficácia das intervenções com jogos no desenvolvimento de crianças com dificuldades escolares; e seminários de pesquisa com pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras. É membro do GT "Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais", no âmbito da ANPEPP (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisas em Psicologia), desde 1998. Integra o grupo de pesquisadores do Núcleo Ciência pela Infância, estabelecido em cooperação entre a Faculdade de Medicina da USP, Instituto de Psicologia da USP, Instituto Insper, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Universidade de Harvard, EUA. Foi coordenadora da Comissão Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, de 2014 a 2017 e Vice Presidente da Comissão de Pós Graduação do Instituto de Psicologia, até maio/2018. É Ouvidora do IP-USP desde 2018 e membro do Conselho de Departamento, Comissão de internacionalização e Comissão de Pesquisa. É membro da Jean Piaget Society (JPS) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD).
-
Nas aulas 04 e 05 nos dedicaremos ànálise da descrição do conjunto de fenômenos descritos por Daniel Stern como sendo o conjunto das Primeiras Relações mãe-bebê
Stern, D. (2002). The First Relationship: Infant and Mother, With a New Introduction. Harvard University Press.
Cap. 7 “Da interação ao relacionamento
Cap. 8 “Erros na dança”
-
Nestas duas aulas (06 & 07) nos dedicaremos à análise da descrição do conjunto de fenômenos denominados por Daniel Stern como sendo a constelação materna
Stern, D. (1995). The Motherhood Constellation: A Unified View Of Parent-infant Psychotherapy. Basic Books.
Stern, D. (1997). A Constelação da Maternidade. Artes Médicas.
Analisar criticamente
Capítulo 11 “A Constelação da Maternidade”
Capítulo 12 “Algumas implicações mais amplas para Outras situações clínicas”
-
Nesta aula
Lygia Vampré Humberg apresentará suas reflexões sobre ser mãe em diferentes contextos, pensando nas configurações da maternidade pensado nas necessidades de cada filho
Psicanalista, com atividade clínica em consultório privado. Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP (2014). Mestre pela Faculdade de Medicina da USP (2004). Especialista pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1997). Formada no curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (2001) e no curso "Diagnosis, Treatment and Assessment Skills" no King's College da Universidade de Londres (2002). Membro do Núcleo Espaço Potencial e do Departamento de Psicanálise com Crianças, Professora do Curso Winnicott, Experiência e Pensamento, ambos do Instituto SEDES SAPIENTIAE.
Autora de
Relacionamentos adictivos. Vício e dependência do outro (2016, CLA Editora), e de outras publicações (artigos e capítulos de livros) dedicadas à análise do problema das adicções e de seu tratamento do ponto de vista da psicanálise.
Fulgencio, L., & Humber, L. V. (2024). Desenvolvimento Emocional & Prática Psicoterápica na perspectiva psicanalítica de D. W. Winnicott. São Paulo: Blucher.
Email: lygiahumberg@gmail.com
-
Nestas aulas (09 & 10) nos dedicaremos à análise das transformações pelas quais passa uma mulher quando se torna mãe, tendo como texto de base o livro
Stern, D., & Bruschweiler-Stern, N. (Eds.). (1998). The Birth of a Mother. How the Motherhood Experience Can Change You Forever. Basic Books.