Topic outline

  • Programa da disciplina

    • Neste arquivo estão os objetivos da disciplina neste semestre, conteúdo programático, métodos utilizados, atividades discentes, avaliação, bibliografia e cronograma com a data e tópico de cada aula.

  • Bibliografia sugerida

    • ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Editoral Elefante, 2016.

    • ASSUMPÇÃO, Maria Elena; BOCCHINI, Maria Otília. Para escrever bem. Barueri: Manole, 2006.

    • BELMONT, Mariana. Racismo ambiental e emergências climáticas no Brasil. São Paulo: Instituto Peregum, 2023. 



    • BRIANEZI, Thaís; GATTÁS, Carmen. A educomunicação como comunicação para o desenvolvimento sustentável. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 41, 2022. ps. 33-43

    • BRIANEZI, Thaís. Zona Franca de Manaus: ame-a ou deixe-a em nome da floresta. Manaus: Editora Valer, 2018.

    • BRIANEZI, Thaís. A reportagem como ponte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na escola. In: SOARES, I. O. et al. (Orgs.). Educomunicação e Educação Midiática nas Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra. São Paulo: ABPEducom, 2023, v. 1, p. 941-958.

    • BRIANEZI, Thaís. Os desafios de comunicação pública das ciências na mutação climática, Revista Matrizes, no prelo

    • CHUL-HAN, Byung. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.


    • LATOUR, Bruno. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

    • LOZOVEI, Jéssica Cristina. Estudo da Rede de Comunicadores Wayuri: espacialização e territorialidades construídas a partir da comunicação popular. Contra Corrente, ISSN 2525-4529, nº 17, 2021.2, p. 241-260.

  • Apresentações utilizadas nas aulas

  • Trabalho em grupo: materiais paradidáticos de enfrenamento ao racismo ambiental

  • Exercício individual