Opções de inscrição

A proposta de curso intitulado “Educação midiática, ambiental e inclusiva: transversalidade nas práticas pedagógicas na educação superior” é uma iniciativa da Câmara das Licenciaturas e Apoio Pedagógico. Ela foi elaborada por docentes membros e indicados pela própria Câmara, constituindo-se em ação na vertente do Apoio Pedagógico para todos os cursos da universidade como parte do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD-USP). 

O curso proposto tem como compromisso a formação de docentes da Universidade de São Paulo em áreas que foram incluídas no Programa de Formação de Professores - PFP, atualizado no ano de 2023. O PFP busca consolidar princípios e objetivos da formação de professores na USP, dentre os quais têm destaque para esta proposta:

“Princípio 4: Do compromisso com a Educação Inclusiva

A formação de professoras e professores assenta-se na compreensão e reconhecimento das diferenças como construção social, e deve oferecer, às licenciandas e licenciandos, espaços para aprofundar seus conhecimentos sobre diversidade de gênero, raça, classe e deficiência, na perspectiva de uma formação fundamentada nos direitos humanos.” 

(...) Princípio 8: Do compromisso com temáticas socioambientais

A formação docente na USP deve assumir a responsabilidade com a reflexão crítica a respeito de questões socioambientais que comprometem a vida no planeta, devendo ser um compromisso assumido no projeto político-pedagógico dos diferentes cursos de Licenciatura.

(...) Princípio 9: Do papel das tecnologias da informação e comunicação

Nos processos de formação docente dos cursos de Licenciatura, a Educação Midiática, a cultura digital e os avanços tecnológicos devem responder criticamente aos desafios da sociedade contemporânea, em diálogo com os princípios da cidadania e da democracia.” (PFP, 2023)

Essas três áreas de conhecimento - Educação Midiática, Educação Ambiental e Educação Inclusiva - são relevantes para a Educação Básica, e também para a Educação Superior. A pandemia da Covid-19 deixou claro para todo o corpo docente que o conhecimento a respeito do uso pedagógico da tecnologia e das mídias é fundamental e necessário. Essa experiência também revelou as fragilidades presentes nas práticas relativas a esses usos. O compromisso com a formação ética, crítica e cidadã de qualquer futuro profissional passa pela formação de professores como sujeitos que não apenas valorizam o potencial educativo dos meios de comunicação, mas também os conheçam. As questões ambientais afetam, de diferentes maneiras, a sociedade como um todo. Elas estão presentes em nosso cotidiano e estão imbricadas nas diferentes carreiras para as quais formamos profissionais. Os temas ambientais emergentes, como as mudanças climáticas, seu enfrentamento, mitigação e resiliência demandam de todas e todos o compromisso ético da reflexão e da ação. A democratização do acesso à USP tem possibilitado o acesso de um público que não vislumbrava ingressar na universidade há duas ou três décadas. Isso, por um lado, tem reconfigurado o perfil atual dos estudantes nas diferentes carreiras e cursos; e, por outro lado, tem exigido do corpo docente conhecimentos e práticas capazes de dar sustentação à relação pedagógica com um corpo discente cada vez mais heterogêneo. 

É com base nessa compreensão que a proposta toma essas três áreas como eixos de um curso de formação para todo o corpo docente da universidade



Autoinscrição (Estudante)
Autoinscrição (Estudante)