A disciplina tem por objetivo oferecer aos pós-graduandos uma introdução às questões que caracterizam o exercício da docência em nível superior. Para tanto, busca-se favorecer o debate acerca das concepções de universidade, tendo em vista as transformações pelas quais esse nível de ensino tem passado, no Brasil, nas últimas décadas. Sem desconsiderar as especificidades das inúmeras áreas que compõem a Universidade de São Paulo, pretende-se fornecer elementos básicos para que o futuro professor de Ensino Superior entenda os aspectos principais de seu ofício, notadamente os processos formativos e os saberes docentes, a relação pedagógica e o espaço da sala de aula, o planejamento e a organização de sua prática, bem como a avaliação. Trata-se, portanto, de fomentar uma compreensão mais acurada de sua inserção profissional como docente no meio universitário, favorecendo práticas, com base nas quais se desenvolvam processos formativos de qualidade/excelência e que contribuam para a efetiva democratização do Ensino Superior.
A partir da história da internet, dos seus aspectos técnicos e dos parâmetros de sua governança, a presente disciplina (concebida e implementada no âmbito da Cátedra Oscar Sala, vinculada ao IEA-USP, em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o NIC.br, e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br) apresentará um panorama circunstanciado e crítico dos desafios e conflitos da vida digital que hoje afetam todas as dimensões da sociedade, em qualquer lugar do planeta. Com caráter interdisciplinar, a disciplina pretende qualificar as discussões sobre as dimensões técnicas, econômicas, políticas, jurídicas e culturais da Internet, com vistas a contribuir, também, para a construção de políticas públicas na área.
a) Fomentar criação de equipes multidisciplinares para desenvolvimento de projetos de empreendedorismo com potencial de transformação em startups a partir de tecnologias desenvolvidas pelos pós-graduandos; b) Apresentar os aspectos relacionados à criação e gestão de startup em diferentes setores de atividade econômica; c) Apresentar metodologias de elaboração e apresentação do planejamento de um negócio a partir de uma tecnologia desenvolvida pelo aluno a ser utilizado para: captar recursos financeiros para investimentos públicos ou privados ou buscar novos investidores para o negócio d) Oferecer a oportunidade de apresentação do projeto de empreendedorismo através de um PITCH para a Banca de Avaliadores formada por investidores early stage