O objetivo geral da disciplina é o de estudar e compreender o acesso à justiça na América Latina na atualidade. Como objetivos específicos, pretende-se: a) Debater as leituras teóricas, metodológicas e políticas referentes à diferentes abordagens do acesso à justiça; b) Discutir o estado atual do acesso à justiça na América Latina, sob diferentes aspectos e abordagens; c) Analisar criticamente as legislações nacionais e sua relação com o regramento internacional sobre o acesso à justiça e sua implementação na região.
Geral Compartilhar conhecimentos específicos relativos às múltiplas dimensões (organizativa, técnica, didático-pedagógica, avaliativa e da relação entre professor e aluno) pressupostas ao processo de ensino e de aprendizagem, como fundamento da prática docente no ensino superior. Específicos Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de se abordar os conteúdos e em novas maneiras didáticas de ensiná-los. Aproximar os pós-graduandos das decisões que são pressupostas à realização das aulas, como as opções político-educacionais relativas a currículo, projetos, planejamento, organização da aula, metodologias e estratégias didáticas, disciplina, avaliação, dentre outros aspectos. Envolver os pós-graduandos com as peculiaridades da interação professor-aluno, possibilitando-lhes agir e interagir com os estudantes em formação, mediando e problematizando o contato com o mundo do conhecimento e a realidade social onde se inserirão como futuros profissionais.
A disciplina pretende apresentar um conjunto significativo de orientações metodológicas e de procedimentos técnicos que demonstrem a dimensão complexa e a versatilidade do audiovisual como estratégia para recolha de dados, objeto de análise e instrumento de registro nos processos de investigação científica. No plano específico almejamos: a) nivelar o conhecimento dos participantes no tocante às características idiossincráticas do produto audiovisual; b) contextualizar as possíveis funções do vídeo e de seus processos de produção e leitura no âmbito da pesquisa científica; c) proporcionar aos estudantes um panorama amplo das correntes metodológicas que se apoiam no emprego do audiovisual nas fases de coleta, tratamento e interpretação de dados.
O objetivo geral da disciplina é o de compreender o movimento em busca da integração latino-americana. Como objetivos específicos, pretendemos: a) Debater as leituras teóricas, metodológicas e políticas referentes à integração regional; b) Discutir a evolução histórica e o estado atual da integração da América Latina; c) Analisar criticamente a influência de correntes internacionais que caracterizam os estudos latino-americanos e ressaltar a contribuição de intelectuais latino-americanos no debate da integração regional; d) Analisar os sentidos e as direções dos processos de integração regional face ao estágio atual da globalização; e) Discutir estratégias de integração não hegemônicas e sensíveis aos contextos plurais da América Latina.
Propor uma orientação de princípios no enfoque de temas relacionados com a fundação da cultura ibero-americana ilustrada, levando em conta a teoria e a prática com ela relacionada discerníveis na literatura informativa e científica, uma amostra da qual consta da bibliografia.