O objetivo geral da disciplina é o de estudar e compreender o acesso à justiça na América Latina na atualidade.
Como objetivos específicos, pretende-se:
a) Debater as leituras teóricas, metodológicas e políticas referentes à diferentes abordagens do acesso à justiça;
b) Discutir o estado atual do acesso à justiça na América Latina, sob diferentes aspectos e abordagens;
c) Analisar criticamente as legislações nacionais e sua relação com o regramento internacional sobre o acesso à justiça e sua implementação na região.
- Docente: Luciana Romano Morilas
Geral
Compartilhar conhecimentos específicos relativos às múltiplas dimensões (organizativa, técnica, didático-pedagógica, avaliativa e da relação entre professor e aluno) pressupostas ao processo de ensino e de aprendizagem, como fundamento da prática docente no ensino superior.
Específicos
Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de se abordar os conteúdos e em novas maneiras didáticas de ensiná-los.
Aproximar os pós-graduandos das decisões que são pressupostas à realização das aulas, como as opções político-educacionais relativas a currículo, projetos, planejamento, organização da aula, metodologias e estratégias didáticas, disciplina, avaliação, dentre outros aspectos.
Envolver os pós-graduandos com as peculiaridades da interação professor-aluno, possibilitando-lhes agir e interagir com os estudantes em formação, mediando e problematizando o contato com o mundo do conhecimento e a realidade social onde se inserirão como futuros profissionais.
- Docente: Jane Aparecida Marques
- Docente: Júlio César Suzuki
- Docente: Marilene Proenca Rebello de Souza
- Docente: Paulo Antonio de Almeida Sinisgalli
- Docente: Rita de Cassia Marques Lima de Castro
A disciplina pretende apresentar um conjunto significativo de orientações metodológicas e de procedimentos técnicos que demonstrem a dimensão complexa e a versatilidade do audiovisual como estratégia para recolha de dados, objeto de análise e instrumento de registro nos processos de investigação científica.
No plano específico almejamos:
a) nivelar o conhecimento dos participantes no tocante às características idiossincráticas do produto audiovisual;
b) contextualizar as possíveis funções do vídeo e de seus processos de produção e leitura no âmbito da pesquisa científica;
c) proporcionar aos estudantes um panorama amplo das correntes metodológicas que se apoiam no emprego do audiovisual nas fases de coleta, tratamento e interpretação de dados.
- Docente: Marciel Aparecido Consani
O objetivo geral da disciplina é o de compreender o movimento em busca da integração latino-americana.
Como objetivos específicos, pretendemos:
a) Debater as leituras teóricas, metodológicas e políticas referentes à integração regional;
b) Discutir a evolução histórica e o estado atual da integração da América Latina;
c) Analisar criticamente a influência de correntes internacionais que caracterizam os estudos latino-americanos e ressaltar a contribuição de intelectuais latino-americanos no debate da integração regional;
d) Analisar os sentidos e as direções dos processos de integração regional face ao estágio atual da globalização;
e) Discutir estratégias de integração não hegemônicas e sensíveis aos contextos plurais da América Latina.
- Docente: Amaury Patrick Gremaud
- Docente: Edgard Monforte Merlo
Propor uma orientação de princípios no enfoque de temas relacionados
com a fundação da cultura ibero-americana ilustrada, levando em conta a teoria e a
prática com ela relacionada discerníveis na literatura informativa e científica, uma
amostra da qual consta da bibliografia.
- Docente: Luiz Antonio Lindo