Opções de inscrição
Neste curso introdutório serão explorados os modelos e indicadores de um novo campo voltado à avaliação econômica e financeira da transformação digital associada ao que nos últimos anos tem sido definido como “iconomia”.
Indicadores como o IDH, métricas associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)da ONU e a processos de inovação tecnológica audiovisual digital nas transversais de sustentabilidade, inclusão social e governança (ESG) e outros (de terceira e quarta geração) associados à mensuração das indústrias criativas e seu impacto sobre o desenvolvimento humano, passando pela valoração de ativos intangíveis e formas inovadoras de monetização audiovisual (tokens, NFTs e criptoativos, inteligência artificial, blockchain, metaversos, etc.) em todos os setores da economia e da organização social digital.
A Iconomia ou “economia política de ícones” é entendida sobretudo como uma Antropologia Econômica resultante da transformação digital. Seja como Sociedade do Conhecimento, como Sociedade do Espetáculo ou Economia da Atenção e da Vigilância, as teorias e modelos recentes explicitam dinâmicas iconômicas que superam a economia da informação ou setores como telecomunicações e entretenimento, combinando tecnologias da inteligência por meio de redes digitais.
Como atividade de extensão, serão realizadas atividades de avaliação e relatoria de projetos (“estudos de caso”) em indústrias criativas de alto impacto social, originários ou parceiros de redes de inclusão social e aceleração da implementação dos ODS da ONU. A atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas-trabalho do curso e está associada ao lançamento da plataforma/grupo de pesquisa/rede social/laboratório UAIFAI - Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção no Instituto de Estudos Avançados da USP.
Indicadores como o IDH, métricas associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)da ONU e a processos de inovação tecnológica audiovisual digital nas transversais de sustentabilidade, inclusão social e governança (ESG) e outros (de terceira e quarta geração) associados à mensuração das indústrias criativas e seu impacto sobre o desenvolvimento humano, passando pela valoração de ativos intangíveis e formas inovadoras de monetização audiovisual (tokens, NFTs e criptoativos, inteligência artificial, blockchain, metaversos, etc.) em todos os setores da economia e da organização social digital.
A Iconomia ou “economia política de ícones” é entendida sobretudo como uma Antropologia Econômica resultante da transformação digital. Seja como Sociedade do Conhecimento, como Sociedade do Espetáculo ou Economia da Atenção e da Vigilância, as teorias e modelos recentes explicitam dinâmicas iconômicas que superam a economia da informação ou setores como telecomunicações e entretenimento, combinando tecnologias da inteligência por meio de redes digitais.
Como atividade de extensão, serão realizadas atividades de avaliação e relatoria de projetos (“estudos de caso”) em indústrias criativas de alto impacto social, originários ou parceiros de redes de inclusão social e aceleração da implementação dos ODS da ONU. A atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas-trabalho do curso e está associada ao lançamento da plataforma/grupo de pesquisa/rede social/laboratório UAIFAI - Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção no Instituto de Estudos Avançados da USP.
- Docente: Gilson Schwartz