Topic outline

  • Prezados,

    Sejam todos bem-vindos à disciplina ZAZ2328- Forragicultura II


    Objetivos

    Nossos objetivos neste curso serão apresentar os princípios que direcionam o uso e manejo sustentável de ambientes pastoris, bem como os princípios que regem a produção de forragem e produção animal em sistemas baseados em pastagens. Para tanto, serão abordados aspectos do controle de pragas e plantas daninhas, etapas do preparo de solo, visando a conservação do solo e da água, implantação de pastagens e princípios do dimensionamento, planejamento e orçamentação forrageira, incluindo estratégias de produção de forragem para fornecimento em épocas de escassez de alimentos.

    Metodologia de ensino

    a.                  Aulas prático expositivas, com a construção de esquemas no quadro, a partir de situações práticas. Durante a construção desta exposição alguns conceitos teóricos serão incluídos no desenvolvimento do raciocínio da situação.

    b.                  O conteúdo teórico será disponibilizado em videoaulas e/ou em materiais de consulta, tais como apostilas e artigos.

    c.                   As estratégias de suporte para acompanhamento de aprendizagem pelo aluno serão disponibilizadas através de listas de exercícios e situações práticas respondidas.

     

    Avaliação

    Método

     - 3 Provas escritas, cuja realização é individual e sem consulta, em data previamente estipulada e descrita no programa da disciplina. A nota final semestral será calculada através de média ponderada das avaliações, conforme segue: NF= AV1*30% = AV2*30*AV3*40%.

    - Haverá possibilidade de modificação dos critérios de avaliação, tipos de avaliação e pesos, caso haja apresentação formal e por escrito direcionadas aos docentes, onde conste a concordância de todos os alunos matriculados na disciplina.

    Alternativa

    Quizzes e relatórios = 50% (a serem realizados ao longo do semestre)

    Avaliação teórico prática = 25% 

    Atividade Prática = 25% 


    Critérios

    A nota final semestral será calculada através de média ponderada das avaliações. Os critérios de aprovação são descritos na Seção V - Da Avaliação do Rendimento Escolar, artigos 81 a 84, do Regimento Geral da Universidade de São Paulo.

    Frequência

    A frequência será monitorada através da assinatura, em cada aula, da lista de presença. Os critérios para concessão de abono ou justificativa de faltas do corpo discente e atividades compensatórias à presença nos cursos de graduação oferecidos nesta Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – FZEA/USP são descritos pela Resolução FZEA Nº 19/2019, de 18 de novembro de 2019.

     

    Dúvidas e questionamentos devem ser feitos pelo Moodle.


    Observação: Poderá haver ajuste nos temas a serem discutidos em cada aula, conforme for requerido ou necessário.