Programação

  • Essa disciplina é destinada a alunos que já estejam exercendo atividades extracurriculares em comunidade e que desejem obter créditos por essas atividades, desde que elas ocupem no mínimo 100 horas no semestre. 

    Exemplos de atividades são auxílio no ensino de matemática em algum colégio público e cursos para a inclusão digital de adultos. Outras atividades com propósitos gerais similares serão bem-vindas.

    A disciplina é voltada para estudantes que já estejam envolvidos em algum projeto. O projeto deve ter um orientador, que poderá ser consultado quanto ao empenho e assiduidade do estudante. O orientador pode ser um docente, um aluno mais adiantado no curso que participe do projeto ou outros líderes de projeto que supervisionem diretamente a atividade do estudante.

    Os professores responsáveis pela disciplina não possuem projetos para oferecer, nem recomendarão atividades ou instituições.

    A disciplina não é presencial. A interação entre professores e estudantes é feita por e-mail e pela página da disciplina no e-Disciplinas. 

    Os professores responsáveis pela disciplina neste semestre são:

    • Leliane Nunes de Barros - leliane@usp.br
    • Flávio Soares Correa da Silva- fcs@ime.usp.br

    A avaliação se dá pela entrega de um projeto e um relatório.  A disciplina não tem recuperação. Os meios de entrega (alternativos) são:

    (1)   envio de documento em PDF via e-Disciplinas, ou

    (2)   preenchimento de formulário Google.

    A estrutura do projeto e do relatório, em qualquer dos dois casos, deve seguir o proposto no formulário Google.

    O relatório deverá reportar os resultados alcançados no projeto e apresentar um histórico detalhado das atividades feitas, deixando claro como as 100 horas de dedicação requeridas pela disciplina foram cumpridas. Ou seja, ele deve indicar como, quando e por quanto tempo cada atividade do projeto foi feita. Horas dedicadas a reuniões com o orientador e escrita do relatório não contam no total de 100 horas.

    Para facilitar a confecção do relatório, recomendamos que o aluno use algum mecanismo (à sua escolha) para registrar as atividades realizadas ao longo do semestre, bem como a duração delas. 

    O aluno deverá disponibilizar algum meio (de acesso público) para que o desenvolvimento do projeto seja acompanhado ao longo do semestre. O meio escolhido deverá ser indicado no projeto. Esse meio pode ser, por exemplo, um blog, um repositório de código, uma página web etc.

    As datas-limite para entrega do projeto e relatório deverão ser rigorosamente cumpridas. Na eventualidade de um mesmo projeto ser desenvolvido por dois ou mais estudantes, cada estudante deverá entregar seu projeto e relatório individualmente, explicitando suas atividades específicas desenvolvidas no projeto.


  • Proposta (prazo 01/04)

  • Relatório final (prazo 24/06)