Diagrama de temas

  • Essa disciplina é destinada a alunos que já estejam exercendo atividades extracurriculares em pesquisa e que desejem obter créditos por essas atividades, desde que elas ocupem no mínimo 100 horas no semestre. 

    Exemplos de atividades são participações em projetos de pesquisa ou uma iniciação científica (remunerada ou não). Outras atividades com propósitos gerais similares serão bem-vindas.

    A disciplina é voltada para estudantes que já estejam envolvidos em algum projeto. O projeto deve ter um orientador, que poderá ser consultado quanto ao empenho e assiduidade do estudante. O orientador pode ser um docente, um aluno mais adiantado no curso que participe do projeto ou outros líderes de projeto que supervisionem diretamente a atividade do estudante.

    Os professores responsáveis pela disciplina não possuem projetos para oferecer, nem recomendarão atividades ou instituições.

    A disciplina não é presencial. A interação entre professores e estudantes é feita por e-mail e pela página da disciplina no e-Disciplinas. 

    Os professores responsáveis pela disciplina neste semestre são:

    • Leliane Nunes de Barros - leliane@usp.br
    • Flávio Soares Correa da Silva- fcs@ime.usp.br

    A avaliação se dá pela entrega de um projeto e um relatório.  A disciplina não tem recuperação. Os meios de entrega (alternativos) são:

    (1)   envio de documento em PDF via e-Disciplinas, ou

    (2)   preenchimento de formulário Google.

    A estrutura do projeto e do relatório, em qualquer dos dois casos, deve seguir o proposto no formulário Google.

    O relatório deverá reportar os resultados alcançados no projeto e apresentar um histórico detalhado das atividades feitas, deixando claro como as 100 horas de dedicação requeridas pela disciplina foram cumpridas. Ou seja, ele deve indicar como, quando e por quanto tempo cada atividade do projeto foi feita. Horas dedicadas a reuniões com o orientador e escrita do relatório não contam no total de 100 horas.

    Para facilitar a confecção do relatório, recomendamos que o aluno use algum mecanismo (à sua escolha) para registrar as atividades realizadas ao longo do semestre, bem como a duração delas. 

    O aluno deverá disponibilizar algum meio (de acesso público) para que o desenvolvimento do projeto seja acompanhado ao longo do semestre. O meio escolhido deverá ser indicado no projeto. Esse meio pode ser, por exemplo, um blog, um repositório de código, uma página web etc.

    As datas-limite para entrega do projeto e relatório deverão ser rigorosamente cumpridas. Na eventualidade de um mesmo projeto ser desenvolvido por dois ou mais estudantes, cada estudante deverá entregar seu projeto e relatório individualmente, explicitando suas atividades específicas desenvolvidas no projeto.


  • Proposta (prazo 01/04)

  • Relatório final (prazo 24/06)