Kursthemen
-
Avaliação: resumo dos textos indicados para leitura em cada aula, questões elaboradas para os textos indicados em cada aula, participação em aula, ensaio, seminários (todo mundo tem que ler os textos do seminário!).
Resumo: deve ter uma página, com letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5, 3cm de margem. Se houver mais de uma página, só a primeira será considerada.
Questionamentos/comentários: Serão usadas como ponto de partida para debate. Podem trazer discussões e críticas, ou dúvidas sobre conceitos e procedimentos apresentados do texto. Não há limite mínimo ou máximo para número de questões.
Ensaio: deve ter de oito a 15 páginas (sem as referências), letra Times New Roman 12, espaço duplo, margens de 3cm. Referências: padronização APA. Se houver mais do que 15 páginas, apenas as 15 primeiras serão consideradas.
OS TRABALHOS QUE NÃO ESTIVEREM DENTRO DESTAS NORMAS SERÃO DEVOLVIDOS PARA REELABORAÇÃO
Temas sugeridos para ensaios (mas vocês podem sugerir outros)Aprendizagem social e aquisição da linguagem Aprendizagem social em não humanos (aves, primatas, cães, elefantes, golfinhos) Aprendizagem social, etologia e pensamento decolonial Bem-estar animal, aprendizagem e comportamento social Contribuições da abordagem de sistemas em desenvolvimento para a aprendizagem Empatia pela perspectiva etológica Etologia, desenvolvimento, aprendizagem e escola Imitação neonatal Neurônios espelho e desenvolvimento Bem-estar animal e decolonização Brincadeira e aprendizagem (em humanos e não-humanos) Cognição corporeada, situada e distribuída Comportamento pró social: desenvolvimento, origens evolutivas, psicologia comparada Psicologia Evolucionista do Desenvolvimento Redes sociais e desenvolvimento humano Socialidade e evolução da inteligência -
Apresentação do curso:Humanos e macacos-prego no Sertão do Brasil:https://www.youtube.com/watch?v=QirIvon1wS0
-
Aprendizagem social, Psicologia comparada, Decolonização
Leituras
Questões (Reflita sobre o que esse texto traz para a Etologia e Psicologia Evolucionista, ou para sua área de pesquisa, e elabore um comentário/questionamento):
Ferrari, H. DOMINUS DIXIT (EL OJO DEL AMO ENGORDA EL CONOCIMIENTO) (2024). Anais do XL Encontro Anual de Etologia. pag 24 a 29.
Orellano, C. M., & González, S. G. (2015). Acerca de la opción decolonial en el ámbito de la psicología. Perspectivas en Psicología, 12(2), 1-8Seminários
1) Radhakrishna, S. (2018). Rethinking Animal-Human Boundaries: Insights from Primatology. NMML OCCASIONAL PAPER PERSPECTIVES IN INDIAN DEVELOPMENT New Series 36. Bia Paes
2) Chaudhary, N., & Sriram, S. (2020). Psychology in the “backyards of the world”: Experiences from India. Journal of Cross-Cultural Psychology, 51(2), 113. Ingrid -
Biologia das tradições
Leituras
Questões: Em D. Fragaszy e S, Perry (Eds.) The biology of traditions: models and evidence. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. Cap 1: Towards a biology of traditions
Seminários
1) Cardoso, R. M., & Ottoni, E. B. (2016). The effects of tradition on problem solving by two wild populations of bearded capuchin monkeys in a probing task. Biology letters, 12(11), 20160604.Guilbert
2) Matsuzawa, T., & Yamagiwa, J. (2018). Primatology: the beginning. Primates, 59(4), 313-326.
-
Sistemas de Herança e aprendizagem social
Leituras
Resumo: Fragaszy et al (2013). The fourth dimension of tool use: temporally enduring artifacts aid primates learning to use tools. Phil. Trans. Royal society B, 368.
Questões: Jablonka, E. (2003). Systems of inheritance. In OYAMA, Susan; GRIFFITHS, Paul E.; GRAY, Russell D. (ed.). Cycles of Contingency: Developmental systems and evolution. Mit Press.
Seminários
1) Resende, B., Ballesteros-Ardilla, A., Fragaszy, D., Visalberghi, E., & Izar, P. (2021). Revisiting the fourth dimension of tool use: how objects become tools for capuchin monkeys. Evolutionary Human Sciences, Gabriela
2) Aplin, L. M., Sheldon, B. C., & Morand-Ferron, J. (2013). Milk bottles revisited: social learning and individual variation in the blue tit, Cyanistes caeruleus. Animal Behaviour, 85(6), 1225-1232. Jennifer
-
Construção de Nicho e aprendizagem social
Resumo: Huffman, M. A., Nahallage, C. A., & Leca, J. B. (2008). Cultured monkeys: social learning cast in stones. Current Directions in Psychological Science, 17(6), 410-414.
Videos de Stone Handling:https://www.youtube.com/watch?v=ZfDXbd3yAPohttps://www.youtube.com/watch?v=wjml9iYgnQ0Questões: Laland, K. N., & O’brien, M. J. (2011). Cultural niche construction: An introduction. Biological Theory, 6(3), 191-202.
Seminários:
1)
Boksar, R. B., Duarte, C., Gutiérrez, O., Clara, M., & Panario, D. (2021). Reflexiones sobre montículos, técnicas de procesamiento de alimentos y construcción de nichos. Arqueología, 27(2), 109-130. Eric2) CAD Nahallage, JB Leca, MA Huffman, Stone handling, an object play behaviour in macaques: welfare and neurological health implications of a bio-culturally driven traditionBehaviour 153 (6-7), 845-869. Lohraynne -
Construção de Nicho e Nicho de desenvolvimento
Leituras
Resumo: Flynn,E., Laland,K., Kendal, R., Kendal, J.(2013). Developmental niche construction. Developmental Science 16:2 (2013), pp 296–313Questões: Resende, B. (2019). Capítulo 2: Desenvolvimento motor, construção de nicho e nicho de desenvolvimento. Leitura obrigatória: pags 32 a 48.
Seminários
1)
Ma, J., Duncan, M. J., Chen, S. T., Eyre, E. L., & Cai, Y. (2021). Cross-cultural comparison of fundamental movement skills in 9-to 10-year-old children from England and China. European Physical Education Review, 1356336X211055585. Carla
2) Hsu, H. C., & Fogel, A. (2003). Social regulatory effects of infant nondistress vocalization on maternal behavior. Developmental Psychology, 39(6), 976. Tiago
-
Percepção/Ação e Imitação
Leituras
Resumo: Lockman, J. J. (2000). A perception-action perspective on tool use development. Child Development, 71(1), 137-144.
Questões: von Hofsten, C. (2009). Action, the foundation for cognitive development. Scandinavian Journal of Psychology; 50(6), 617-23.
Seminários
1) Kahrs, B. A., Jung, W. P., & Lockman, J. J. (2013). Motor origins of tool use. Child Development. v. 84, 810-816. Mariana
-
Imitação neonatal
Leituras
Resumo (Fazer um resumo juntando os dois textos):
1) Oostenbroek et al.(2016), Comprehensive Longitudinal Study Challenges the Existence of Neonatal Imitation in Humans Current Biology 26, 1334–1338.
2) Meltzoff, A. Murray, L. et al. (2017). Re‐examination of Oostenbroek et al. (2016): evidence for neonatal imitation of tongue protrusion. Developmental Science · September 2017 DOI: 10.1111/desc.12609
Questões: Jones, S. S. (2009). The development of imitation in infancy. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 364(1528), 2325-2335.
Seminários
1) Simpson, E., Miller, G., Ferrari, P., Suomi, s., Paukner, A. (2016). Neonatal imitation and early social experience predict gaze following abilities in infant monkeys. Scientific RepoRts | 6:20233 | DOI: 10.1038/srep20233
2)Koehne, S., Schmidt, M., Dziobek, I. (2016). The role of interpersonal movement synchronisation in empathic functions: Insights from Tango Argentino and Capoeira. International Journal of Psychology, 51 (4), 318–322, DOI: 10.1002/ijop. 12213. Jennifer
-
Empatia e Neurônios Espelho
Leituras
Resumo: Otta, E. & Bussab, V. (2021). Empatia, Altruísmo e Comportamento Pró-social. Estados Afetivos. EDUSPQuestões: Gallese, V., Eagle, M. N., & Migone, P. (2007). Intentional attunement: Mirror neurons and the neural underpinnings of interpersonal relations. Journal of the American psychoanalytic Association, 55(1), 131-175.
Os outros textos anexados são sugestões de leitura complementar.
Seminários
1) Palagi E, Nicotra V, Cordoni G. (2015) Rapid mimicry and emotional contagion in domestic dogs. R. Soc. open sci. 2: 150505. http://dx.doi.org/10.1098/rsos.150505 Tiago
2) Mancini, G., Ferrari, P., Palagi, E. (2013). Rapid facial mimicry in Geladas. SCIENTIFIC REPORTS | 3 : 1527 | DOI: 10.1038/srep01527
-
Socialidade e evolução da Inteligência
Leituras
Questões: Hrdy, Sarah Blaffer. Meet the alloparents: Shared child care may be the secret of human evolutionary success. Natural history, 2009, 118.3: 24-29.Resumo:Moll, H., & Tomasello, M. (2007). Cooperation and human cognition: the Vygotskian intelligence hypothesis. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 362(1480), 639-648.Seminários
1) Lavelli, M., & Fogel, A. (2005). Developmental changes in the relationship between the infant's attention and emotion during early face-to-face communication: the 2-month transition. Developmental Psychology, 41(1), 265. Letícia
2) Ribeiro-Accioly, A. C. L., Seidl-De-Moura, M. L., Mendes, D. M. L. F., & Mesman, J. (2018). Maternal sensitivity in mother-infant interactions in Rio de Janeiro–Brazil. Attachment & human development, 1-8. Leonardo
-
Aquisição e Evolução da Linguagem
Leituras
Resumo: Ingold, T. (2000). Evolving skills. Alas, poor Darwin: Arguments against evolutionary psychology, 273-297.
Questões: Barret, L. (2011). Babies and bodies. Chapter 10. Em
Beyond the brain: How body and environment shape animal and human minds. Princeton University Press. pag 175-192.Seminários
1)
Kolmogorova, A. V. Coupling Cognitive Expectations and Anticipations in Dialogue (as Based on Russian Mother-Child Interaction).Lorenza
2)
Carvalho, M. E. S., Justo, J. M., Gratier, M., Tomé, T., Pereira, E., & Rodrigues, H. (2019). Vocal responsiveness of preterm infants to maternal infant-directed speaking and singing during skin-to-skin contact (Kangaroo Care) in the NICU. Infant Behavior and Development, 57, 101332.
-
CULTURA
Leituras
Resumo: Fogel, A. (1993). Developing through relationships: origins of communication, self, and culture. Pp 10-25.
Questões: Ingold, T. (2010). Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, 33(1).
Seminários
1) Lucena, J. M. F., & Pedrosa, M. I. (2014). Stability and change in the construction of shared routines in playgroups. Psicologia, Reflexão e Crítica, 27(3), 556.Yago
2) Hoehl, S., Keupp, S., Schleihauf, H., McGuigan, N., Buttelmann, D., & Whiten, A. (2019). ‘Over-imitation’: A review and appraisal of a decade of research. Developmental Review, 51, 90-108. Thales
-
Criação e Educação/ encerramento
Leituras
Questões: Rogoff, B. (2003). Development as Transformation of Participation in Cultural Activities. In The cultural nature of human development. Oxford University Press. cap 2
Questões: . Freire, P. (1996). Não há docência sem discência. In Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra. cap1
Seminários
1) Nunes, P., Giraldi, P., & Cassiani, S. (2021). Decolonialidade na educação em ciências: o conceito de bem-viver como uma pedagogia decolonial. Revista Interdisciplinar Sulear, 199-219. Gabi
2) Lancy, D. F. (2016). Playing With Knives: The Socialization of Self‐Initiated Learners. Child development, 87(3), 654-665.
3) Salazar, G., Ramakrishna, I., Satheesh, N., Mills, M., Monroe, M. C., & Karanth, K. K. (2021). The challenge of measuring children’s attitudes toward wildlife in rural India. International Research in Geographical and Environmental Education, 1-17.
-
Entrega dos ensaios: colocar na pastinha do estudante (ver abaixo)
Avaliação da Disciplina
Indicação de Filmes
Babies,
https://vimeo.com/67691334Para ver Paulo Freire - Entrevistas na época em que era Secretário da Educação da prefeitura de São Paulo:Programa Matéria Prima, TV Cultura, 1993https://www.youtube.com/watch?v=c9cNJF2bo88Paulo Freire Contemporâneo, TVT: Centenário do Nascimento de Paulo Freirehttps://www.youtube.com/watch?v=WrUVnc7TPq8Programa Escola Viva, TV Cultura, 1993 -
Entrega do ensaio