Programação

  • Campo Girante e Enrolamentos do Estator de Máquinas Elétricas Trifásicas

    Máquinas de Indução e Síncronas Polifásicas funcionam sob o princípio de campo girante.

    Neste tópico do curso, estudaremos a configuração tradicional de enrolamentos típicos de dupla camada de estatores de máquinas trifásicas e a forma da força magnetomotriz produzida por estes enrolamentos. Estudaremos como estes enrolamentos produzem um campo magnético girante e o efeito das harmônicas da força magnetomotriz no campo girante.

  • Representação Fasorial de Forças Magnetomotrizes

    Forças Magnetomotrizes de máquinas elétricas possuem uma componente fundamental que tem distribuição senoidal ao longo do entreferro da máquina. Estudaremos como a técnica fasorial pode ser utilizada para representar estas forças magnetomotrizes e sua relação com os fasores de correntes elétricas. 

  • Princípio de Funcionamento do Motor de Indução

    Estudaremos neste tópico do curso o princípio de funcionamento do motor de indução trifásico. Entenderemos o mecanismo de indução de correntes elétricas no circuito do rotor definiremos o conceito de escorregamento. Estudaremos também a forma da força magnetomotriz produzida pelas correntes no rotor.

  • Princípio de Funcionamento da Máquina Síncrona

    Estudaremos neste tópico do curso o princípio de funcionamento do motor/gerador síncrono. Veremos os detalhes construtivos de rotores com pólos salientes e pólos lisos e a forma da força magnetomotriz produzida pelas correntes no enrolamento de campo no rotor.

  • Tensões Induzidas no Enrolamento Estatórico

    Neste tópico de pesquisa estudaremos as tensões induzidas no enrolamento do estator de uma máquina trifásica com enrolamento de dupla camada devido a componente fundamental do campo girante.

  • Modelo de Circuitos de um Motor de Indução Trifásico

    Neste tópico do curso desenvolveremos o modelo de circuitos em regime permanente de um motor de indução trifásico. Estudaremos as relações entre o campo magnético girante e as tensões e correntes induzidas no estator e rotor. Estudaremos também o diagrama fasorial das tensões e correntes de um motor de indução operando em regime permanente. 

  • Potência, Rendimento e Torque no MIT

    A partir do modelo de regime permanente obtido anteriormente desenvolvemos expressões para as Potências, Rendimento e Torque no Motor de Indução Trifásico.

  • Testes para Determinação de Parâmetros de Motores de Indução Trifásicos

    Neste tópico do curso investigaremos testes que podem ser realizados em laboratório para a determinação experimental dos parâmetros do modelo de circuito de um motor de indução trifásico.

  • Partida e Controle de Velocidade de Motores de Indução

    Os objetivos deste tópico do curso são: (i) compreender o comportamento da corrente do motor durante a partida, (ii) estudar os principais métodos de redução de corrente de partida: reostato de partida, partida estrela-triângulo, compensador de partida e soft-starter, (iii) compreender a dificuldade de controle de velocidade pela variação da tensão terminal (comparação com a máquina de corrente contínua); (iv) estudar o princípio de funcionamento de inversores e o controle de velocidade por variação de frequencia de alimentação.

  • Modelo de Circuitos de Máquinas Síncronas

    Neste tópico do curso deduzimos, a partir das leis de Eletromagnetismo e Circuitos Elétricos, um modelo de circuitos equivalente para análise de máquinas síncronas em regime permanente. Estudamos a operação como motor, compensador síncrono e gerador. Verifica-se como a máquina síncrona pode oferecer controle do fator de potência via ajuste da corrente de campo.

  • Testes para Determinação dos Parâmetros de Máquinas Síncronas

    Neste tópico do curso discutimos os testes experimentais que podem ser realizados para determinar os parâmetros do modelo de regime permanente de máquinas síncronas. Em particular estudamos (i) o teste em circuito aberto e o levantamento da curva de saturação da máquina, (ii) o teste em curto-circuito, e (iii) o método de Potier para determinação da reatância de dispersão.


    Estudamos também como determinar a corrente de campo necessária para colocar a máquina síncrona em uma determinada condição de operação desejada.

  • Geradores Operando em Paralelo e a Curva de Capabilidade

    Discutimos neste tópico do curso o problema de sincronização de geradores para operação em paralelo, o problema de controle de carga frequência e a curva de capabilidade.

  • Teoria de Máquinas Síncronas com Pólos Salientes

    Destaque

    Neste tópico do curso utilizamos a decomposição da FMM, sugerida por Blondel, em duas componentes para modelar uma máquina síncrona de pólos salientes. Discutimos o diagrama fasorial de operação em regime permanente e o modelo de circuitos destas máquinas. O método experimental de determinação das reatâncias de eixo direto e em quadratura pelo método do escorregamento é apresentado. A curva de potência destas máquinas é deduzida e appresenta-se um algoritmo para determinar a corrente de campo necessária para colocar a máquina em uma determinada condição de operação desejada.

  • Máquinas de Indução Monofásicas

    O objetivo deste tópico do curso é apresentar o princípio de funcionamento das máquinas de indução monofásicas e desenvolver o modelo de circuitos elétricos para análise das mesmas em regime permanente.

  • Máquinas de Indução operando no modo gerador

    O objetivo deste tópico do curso é apresentar o princípio de funcionamento das máquinas de indução operando no modo gerador conectado à rede e operando de forma isolada.