Programação

  • Definição e Classificação do Problema de Estabilidade

    Neste tópico do curso discute-se a complexidade do problema de análise de estabilidade de sistemas elétricos de potência como motivação para a divisão, classificação do problema de estabilidade em diferentes tipos de estudo. Em particular discutimos brevemente os problemas de estabilidade transitória, estabilidade a pequenas perturbações e estabilidade de tensão.

  • Equação de Swing

    Neste tópico do curso, modela-se a equação diferencial que descreve o comportamento dinâmico da posição dos rotores dos geradores síncronos em função dos torques e ou potências injetadas no gerador. 

  • Sistema Uma Máquina versus Barramento Infinito

    Neste tópico do curso utilizamos um sistema bem simples, que é um sistema constituído por um gerador síncrono conectado a um grande sistema elétrico através de uma linha dupla, para estudar diferentes mecanismos de instabilização de um sistema elétrico e as diferentes ferramentas de análise para estudo de estabilidade.

  • Análise Estática do Problema de Estabilidade de Tensão

    Neste tópico do curso estudamos o problema de estabilidade de tensão que tem origem em um processo de variação lenta e previsível de carga. As variações são lentas permitindo uma análise estática do problema de estabilidade. Este problema está, do ponto de vista matemático, fortemente associado à ocorrência de bifurcações de equilíbrios do sistema dinâmico. A variação de carga pode provocar o desaparecimento do equilíbrio ou a perda de estabilidade do mesmo. Do ponto de vista físico, este problema de estabilidade de tensão está fortemente associado às limitações de transferência de energia ativa e reativa pelo sistema de transmissão. Os suportes de reativo têm um papel fundamental no processo de instabilização.

    • O objetivo desta tarefa é determinar a margem de estabilidade (Margem de carregamento) de um sistema teste de 107 barras, representativo do sistema Sul-Sudeste e Mato Grosso do Sistema Interligado Nacional, e determinar se este sistema encontra-se em um estado de operação seguro. Para ser considerado seguro, o sistema deverá suportar todas as contingências simples de perda de linha de transmissão do sistema de 500kV com margem de carregamento superior a 5%.

      O aluno deverá indicar a margem de carregamento deste sistema, as contingências críticas. No caso de existência de contingências críticas, o aluno deverá discutir ações preventivas para trazer o ponto de operação para uma condição segura.

      As cargas deverão crescer de forma proporcional, mantendo fator de potência constante. As potências geradas também deverão crescer de forma proporcional às potências do caso base.

      Os dados do sistema de 107 barras disponibilizados nesta tarefa foram extraídos de: 

      ALVES, W. F. Proposição de Sistemas-Teste para Análise Computacional de Sistemas de Potência. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) — Universidade Federal Fluminense.

      O diagrama unifilar do sistema também pode ser encontrado nesta dissertação.

  • Estabilidade Transitória

    Destaque

    Neste tópico do curso estudamos a formulação/modelagem do problema de estabilidade transitória. Modelagens preservando a estrutura da rede e com a rede reduzida são discutidas. Métodos clássicos de integração numérica das equações algébrico-diferenciais que modelam o sistema elétrico são brevemente discutidos.

  • Métodos Diretos

    Neste tópico do curso estudamos os métodos diretos de análise de estabilidade transitória em sistemas elétricos de potência. Os métodos diretos recebem este nome pois fornecem informações a respeito da estabilidade dos sistemas sem a necessidade de resolver as equações diferenciais do sistema pós-falta. Desta maneira são métodos rápidos que tem potencial para viabilizar análises de estabilidade em tempo real. Iniciamos os estudos com o critério das áreas iguais para sistemas de uma máquina contra um barramento infinito e depois estudamos os fundamentos dos métodos diretos com a apresentação dos métodos: PEBS, CUEP e BCU.

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10