Aperçu des semaines

  • Bem-vindo, bem-vinda, bem-vinde !

    Esta primeira seção tem informações gerais sobre nossa disciplina e canais para nossa comunicação. Em seguida, você vai encontrar uma seção para cada semana de atividades.


    Estrutura deste Moodle

    Este Moodle tem esta seção inicial, e uma seção para cada semana do semestre. Na seção de  cada semana há  um plano das atividades que serão feitas em aula, e também das atividades para fazer após a aula. 

    Estas atividades incluem tarefas que serão avaliadas. Todas as tarefas devem ser entregues por este Moodle, e cada tarefa tem uma indicação de seu prazo de entrega.


    Estrutura da disciplina

    Nossa disciplina aborda 4 grandes temas:

    • Dinâmica de populações
    • Estrutura de populações
    • Dinâmica de comunidades
    • Estrutura de comunidades

    Há um módulo de 3 semanas para cada tema. A estratégia é de aprendizagem ativa. Em cada módulo estudaremos um artigo científico resultante de uma pesquisa sobre o tema, para então propor uma nova investigação, a partir do que o artigo descobriu. Cada módulo tem várias atividades para realizar este estudo do artigo e do tema de maneira mais ampla para se chegar à proposição da investigação. Cada módulo se encerra com a apresentação das propostas de investigação de cada grupo.

    Além dos módulos de 3 aulas por tema, teremos aulas dedicadas ao trabalho de campo e à preparação do trabalho final da disciplina. Publicaremos mais detalhes sobre estas atividades neste Moodle nas semanas correspondentes.


    Quem somos

    Docentes:

    • Adriana Maria Zanforlin Martini, amzmartini@usp.br
    • Paulo Inácio Prado, prado@ib.usp.br
    • Professor colaborador: Jhonny Capichoni Massante, jhonny.massante@usp.br
    • Professor colaborador: Alexandre Adalardo de Oliveira, adalardo@usp.br

    Monitoria:

    • Thaís Gomes Piazza Faria, thais.piazza@usp.br
    • Guilherme Mores, mores783@gmail.com
    • Notícias e avisos enviados pela equipe da disciplina. Quando publicamos um aviso aqui uma cópia é enviada ao seu email cadastrado nos sistemas USP.

      IMPORTANTE:

      1. Abra em seu primeiro acesso a esta disciplina, para ver as mensagens já enviadas.
      2. Para enviar seus comentários e dúvidas use o fórum ou o canal de comunicação anônima, abaixo.
    • Aqui você pode colocar qualquer tópico para discussão, identificando-se.

    • Clique no título para ver o cronograma, ou clique aqui para a versão PDF.

      Veja também os prazos das próximas tarefas no calendário.

  • Atendimento aos grupos do trabalho final

    • Clique aqui para abrir a planilha e incluir seu grupo em um dos horários para a reunião de atendimento, dia 05/12.

      Instruções para o atendimento:

      • Os atendimentos serão todos presenciais. A cada horário, um grupo será atendido, pela equipe.
      • Teremos duas rodadas (de 25 min cada) de conversa com cada grupo. Desse modo, caso na primeira rodada ainda fiquem dúvidas e/ou aspectos que os grupos precisam discutir melhor, esses tópicos poderão ser discutidos na segunda rodada. Já deixem a segunda rodada pré agendada.
      • Todos os grupos podem acompanhar todas as reuniões, se quiserem. Mas em cada horário apenas o trabalho do grupo atendido será discutido. Os demais grupos podem apenas escutar a discussão sobre os outros trabalhos.
      • Pedimos que cada grupo prepare uma fala para (1) resumir  a proposta para os profs/monitores, seguindo os itens da instruções do trabalho final; (2) resumir as dúvidas que gostariam de discutir conosco.
    • Clique no título para as instruções.

    • À remettre : mardi 19 décembre 2023, 12:00

      Use esta tarefa para subir o arquivo com os slides da apresentação do trabalho final de seu grupo. Estes serão os slides que o grupo deve usar na apresentação.

      Importante:

      1. basta que um membro do grupo suba o arquivo. Mas é preciso registrar o grupo para fazer isto.
      2. Não será permitido uso de outros slides na apresentação do grupo.

    • À remettre : mardi 19 décembre 2023, 17:00

      Use esta tarefa para subir o arquivo com os slides da apresentação do trabalho final de seu grupo. Estes serão os slides que o grupo deve usar na apresentação.

      Importante:

      1. basta que um membro do grupo suba o arquivo. Mas é preciso registrar o grupo para fazer isto.
      2. Não será permitido uso de outros slides na apresentação do grupo.