Agenda do Curso
-
Bem-vindo, bem-vinda, bem-vinde !
Esta primeira seção tem informações gerais sobre nossa disciplina e canais para nossa comunicação. Em seguida, você vai encontrar uma seção para cada semana de atividades.
Estrutura deste Moodle
Este Moodle tem esta seção inicial, e uma seção para cada semana do semestre. Na seção de cada semana há um plano das atividades que serão feitas em aula, e também das atividades para fazer após a aula.
Estas atividades incluem tarefas que serão avaliadas. Todas as tarefas devem ser entregues por este Moodle, e cada tarefa tem uma indicação de seu prazo de entrega.
Estrutura da disciplina
Nossa disciplina aborda 4 grandes temas:
- Dinâmica de populações
- Estrutura de populações
- Dinâmica de comunidades
- Estrutura de comunidades
Há um módulo de 3 semanas para cada tema. A estratégia é de aprendizagem ativa. Em cada módulo estudaremos um artigo científico resultante de uma pesquisa sobre o tema, para então propor uma nova investigação, a partir do que o artigo descobriu. Cada módulo tem várias atividades para realizar este estudo do artigo e do tema de maneira mais ampla para se chegar à proposição da investigação. Cada módulo se encerra com a apresentação das propostas de investigação de cada grupo.Além dos módulos de 3 aulas por tema, teremos aulas dedicadas ao trabalho de campo e à preparação do trabalho final da disciplina. Publicaremos mais detalhes sobre estas atividades neste Moodle nas semanas correspondentes.
Quem somos
Docentes:
- Adriana Maria Zanforlin Martini, amzmartini@usp.br
- Paulo Inácio Prado, prado@ib.usp.br
- Professor colaborador: Jhonny Capichoni Massante, jhonny.massante@usp.br
- Professor colaborador: Alexandre Adalardo de Oliveira, adalardo@usp.br
Monitoria:
- Thaís Gomes Piazza Faria, thais.piazza@usp.br
- Guilherme Mores, mores783@gmail.com
-
Notícias e avisos enviados pela equipe da disciplina. Quando publicamos um aviso aqui uma cópia é enviada ao seu email cadastrado nos sistemas USP.
IMPORTANTE:
- Abra em seu primeiro acesso a esta disciplina, para ver as mensagens já enviadas.
- Para enviar seus comentários e dúvidas use o fórum ou o canal de comunicação anônima, abaixo.
-
Aqui você pode colocar qualquer tópico para discussão, identificando-se.
-
Formulário para quem quiser fazer críticas ou dúvidas sem se identificar. Estamos muito interessades no retorno de vocês sobre disciplina, usem à vontade, a qualquer momento!
-
Clique no título para ver o cronograma, ou clique aqui para a versão PDF.
Veja também os prazos das próximas tarefas no calendário.
- Dinâmica de populações
-
Atendimento aos grupos do trabalho final
-
Clique aqui para abrir a planilha e incluir seu grupo em um dos horários para a reunião de atendimento, dia 05/12.
Instruções para o atendimento:
- Os atendimentos serão todos presenciais. A cada horário, um grupo será atendido, pela equipe.
- Teremos duas rodadas (de 25 min cada) de conversa com cada grupo. Desse modo, caso na primeira rodada ainda fiquem dúvidas e/ou aspectos que os grupos precisam discutir melhor, esses tópicos poderão ser discutidos na segunda rodada. Já deixem a segunda rodada pré agendada.
- Todos os grupos podem acompanhar todas as reuniões, se quiserem. Mas em cada horário apenas o trabalho do grupo atendido será discutido. Os demais grupos podem apenas escutar a discussão sobre os outros trabalhos.
- Pedimos que cada grupo prepare uma fala para (1) resumir a proposta para os profs/monitores, seguindo os itens da instruções do trabalho final; (2) resumir as dúvidas que gostariam de discutir conosco.
-
Clique no título para as instruções.
-
Vencimento: terça-feira, 19 dez. 2023, 12:00
Use esta tarefa para subir o arquivo com os slides da apresentação do trabalho final de seu grupo. Estes serão os slides que o grupo deve usar na apresentação.
Importante:
- basta que um membro do grupo suba o arquivo. Mas é preciso registrar o grupo para fazer isto.
- Não será permitido uso de outros slides na apresentação do grupo.
-
Vencimento: terça-feira, 19 dez. 2023, 17:00
Use esta tarefa para subir o arquivo com os slides da apresentação do trabalho final de seu grupo. Estes serão os slides que o grupo deve usar na apresentação.
Importante:
- basta que um membro do grupo suba o arquivo. Mas é preciso registrar o grupo para fazer isto.
- Não será permitido uso de outros slides na apresentação do grupo.