Instruções gerais:

Considerando o conjunto de informações que estão disponíveis em parcelas permanentes, cada grupo deve elaborar um projeto de pesquisa visando responder uma pergunta científica relacionada a algum dos tópicos estudados na disciplina.

A pergunta do projeto deve ter o nível equivalente a uma proposta de projeto para uma Iniciação Científica ou para a disciplina Pesquisa em Biologia. O projeto deve ser exequível. Apesar de não haver um limite hipotético de recursos financeiros e equipamentos a serem utilizados, o provável custo do projeto deve ser coerente com a pergunta a ser respondida (mas o custo não precisa ser apresentado).


Sobre a formação dos grupos:

Os grupos devem ser compostos de 2 ou 3 estudantes da mesma turma.


Sobre o formato do projeto a ser apresentado:

O único produto a ser enviado será o arquivo com os slides da apresentação (ver abaixo formatos e prazos). Ou seja, não será necessário entregar o projeto na forma de texto.


Para os slides e a apresentação, a seguinte sequência deve ser observada:

1 - Introdução:

Apresentar o contexto teórico e sua relevância e organizar a cadeia argumentativa para chegar à(s) pergunta(s) e hipótese(s)

2 - Pergunta(s)/Objetivo(s)

Esse item pode ser colocado na forma de pergunta ou de afirmativa (objetivo) e pode ser dividido em Pergunta geral e Perguntas específicas (ou Objetivo geral e Objetivos específicos)

3 - Hipótese(s)

Definir claramente a(s) hipótese(s) do trabalho, que deve(m) estar embasada(s) na introdução

4 - Métodos

Explicar qual(is) parcela(s) permanente(s) e quais dados irão utilizar para responder a(s) pergunta(s). Se forem realizar experimentos, explicar os procedimentos de forma clara e concisa. Definir claramente quais medidas serão utilizadas para responder a(s) perguntas(s).

5 - Análise de dados

Explicar, em linhas gerais, quais análises serão realizadas.

6 - Predições

Apresentar os resultados esperados na forma de gráficos hipotéticos.

Os gráficos de predição devem mostrar qual a tendência esperada para as variáveis que serão medidas, sem se importar com o valor propriamente dito.

Basta que sejam apresentadas as diferenças e/ou as tendências esperadas caso a(s) hipótese(s) seja(m) corroborada(s). Entretanto, os títulos dos eixos e os nomes das variáveis que serão utilizadas devem estar claramente descritos nos eixos.

Veja exemplos no final dessa página.

7 - Referências

Listar os trabalhos utilizados na elaboração do projeto.


-----------------------------------------------------------------------

Sobre a apresentação:

- Nos dias 07/11 e 05/12, (além dos dias 25 e 26/11 durante a viagem de campo) estaremos à disposição para conversar com cada dupla sobre as ideias do projeto.

- A apresentação e defesa dos projetos será realizada no dia 19/12/2023, com início às 14:00hs para a turma do Integral e às 19:00hs para a turma do Noturno. Todos os grupos devem estar presentes desde o início da aula.

- Todas as pessoas de cada grupo devem apresentar. Fica a critério do grupo dividir as partes que cada um/uma irá paresentar.

- Cada grupo terá no máximo 15 minutos para sua apresentação. Ao final de cada apresentação, haverá mais 10 minutos para o debate com a turma.

- O arquivo com os slides que serão apresentados deverão ser postados em formato .pdf na tarefa correspondente no Moodle, no dia 19/12/2023 até as 12:00h para a turma do Integral (link aqui) e até as 17:00h para a turma do Noturno (link aqui). Para subir os slides no Moodle, é preciso primeiro cadastrar seu grupo, aqui.


-----------------------------------------------------------------------

Critérios de avaliação:

1 - Originalidade, pertinência e fundamentação dos objetivos

2 - Adequação dos métodos para responder as perguntas/objetivos propostos

3 - Impacto potencial dos resultados esperados para promover avanços e/ou resolver questões relevantes do tema de estudo


-----------------------------------------------------------------------

Alguns exemplos de gráficos de predições:










Obs. Nesse gráfico hipotético, a sigla SLA significa Specific Leaf Area (Área Foliar Específica), que é uma medida que relaciona a área da folha à massa seca da folha.