Topic outline

  • 1a aula - 11 de agosto

    1ª. 11 de agosto –Apresentação da Disciplina e nossos pactos

    Apresentação de proposta de programa, atividades e avaliação da disciplina

    Introdução à Promoção da saúde

    Divisão dos alunos em 6 grupos

    Avaliação

    Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas, relato da caminhada, elaboração de um portfólio individual e relatório de visita

    Pesos: Portfólio 5,5, apresentação da caminhada 1,0, relatório e apresentação da visita 2,5, participação em aula 1,0

    Portfólio individual, deverá ser enviado via moodle até dia 29 de setembro e ao término da disciplina


  • 2a aula - 18 de agosto

    2ª. 18 de agosto – Observação do espaço urbano, do ambiente, das pessoas e os sinais de promoção da saúde (atividade em grupo)

    Em seu caminhar, observem a paisagem, as condições do entorno, conversem com as pessoas, registrem o que consideram sinais de promoção da saúde ou de sua ausência. 

    Registrem também sinais contraditórios, isto é, que podem impedir a promoção da saúde

    Entrevistem algumas pessoas: quem são? (idade, sexo, orientação sexual, raça/cor autodeclarada, escolaridade, ocupação/profissão, no que trabalha?

    O que elas consideram que seja promoção da saúde? O que fazem para promovê-la? Que dificuldades encontram para promover a própria saúde e a de seus familiares?

    Em grupo, preparem uma pequena apresentação. Discutiremos isso em sala de aula dia 30 de agosto

    LEITURA

    Jolé M. Reconsiderações sobre o “andar” na observação e compreensão do espaço urbano. CADERNO CRH, 18(45): 423-429, 2005. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/3476/347632238007.pdf

    Grupos

    • Centro Cultural: Giulia, Tainá, Sabryna, Thais, Ana Julia, Andrielli

    • Mercado de Pinheiros: Victoria, Damilly, Luiza, Anna e Fernanda

    • Mercado Municipal da Lapa: Geovanna S, Giovanna M, Thiago, Isabelle, Gabriela

    • Ibirapuera (fim de semana): Vitor N; Davi C; Enzo; Pablo

    • Cidade Universitária: Ana Beatriz, Gabrielle, Lúcia, Thabata e Raiana

    • Vila Lobos (durante a semana): Isabela, Laura, Amanda e Letícia

  • 3a aula - 25 de agosto

    3ª. 25 de agosto- -      Promoção da saúde: antecedentes, pressupostos e conceitos

    Princípios e campos da Promoção de Saúde

    Apresentação das experiências do caminhar pelos grupos

    Discussão em sala e aula dialogada

    Leituras indicadas

    Buss PM. Uma introdução ao conceito de Promoção de Saúde. In: Czeresnia D, Freitas CM. (orgs.) Promoção da Saúde: conceitos, reflexões e tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 15-38.

    Carvalho FFB, Cohen SC, Akerman M. Refletindo sobre o instituído na Promoção da Saúde para problematizar ‘dogmas’. Saúde debate 41 (spe 3) Set 2017. Disponível em https://doi.org/10.1590/0103-11042017S320

    Sicoli JL, Nascimento PR. Promoção da saúde: concepções, princípios e operacionalização. Interface: comunicação, saúde e educação. 2003; 7(12): 101-22.  Disponível em https://www.scielo.br/j/icse/a/9DHVfVMbDV9WcdVtwPGMwHw/?format=pdf&lang=pt

    Sugestão de leitura complementar

    Czeresnia, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: Czeresnia D, Freitas CM (org.). Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2003. p.39-53.

    Ferreira VA, Magalhães R. Nutrição e promoção da saúde: perspectivas atuais. Cad Saúde Pública. 2007; 23(7): 1674-81. disponível em https://www.scielo.br/j/csp/a/cdRNJphP6CZZyqGkdLRWBWj/abstract/?lang=pt


  • 4ª aula - 1º de setembro

    4ª. 1º de setembro - Determinação social da saúde-doença  e equidade

    Determinação social 

    1.      Garbois JA, Sodré F, Dalbello-Araujo M. Da noção de determinação social à de determinantes sociais da saúde. Saúde debate 41 (112) Jan-Mar 2017 Disponível em https://doi.org/10.1590/0103-1104201711206

    Para aprofundar

    1.      Almeida-Filho N. A problemática teórica da determinação social da saúde (nota breve sobre desigualdades em saúde como objeto de conhecimento). Saúde em debate 33(83): 349-70, 2009 disponível em https://www.redalyc.org/pdf/4063/406345800003.pdf

    Equidade

    Leitura indicada

    1.      Goldschmidt IL, Bonett OPi, E Matielo E. Promoção da equidade no SUS: o direito à diversidade. Curso de Aperfeiçoamento em Educação popular em Saúde. FIOCRUZ, 2016. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/39426/2/Curso%20de%20Aperfei%C3%A7oamento%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Popular%20em%20Sa%C3%BAde%20-%20Promo%C3%A7%C3%A3o%20da%20equidade%20no%20SUS.pdf

    2. Lemos ANLE. Efetivação dos direitos sociais com enfoque na segurança alimentar. Especiaria - Cadernos de Ciências Humanas. 2015, 14(26): 141-164. Disponível em http://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/1055/958

    Sugestão de leitura para aprofundar

    1.      ALMEIDA, SL. Racismo e ideologia. In:__________ O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018. p 45-64.

    3.      BARROS, FPC; SOUSA, MF. Equidade: seus conceitos, significações e implicações para o SUS. Saúde Soc. São Paulo, v.25, n.1, p.9-18, 2016. https://doi.org/10.1590/S0104-12902016146195

    4.      Siqueira SAV, Hollanda E, Motta JIJ. Políticas de Promoção de Equidade em Saúde para grupos vulneráveis: o papel do Ministério da Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 22(5):1397-1406, 2017. Disponível em https://doi.org/10.1590/1413-81232017225.33552016

    5.       Figueroa-Pedraza D. Crescimento linear das crianças brasileiras: reflexões no contexto da equidade social. Rev. Nutr., Campinas, 29(2):287-296, mar./abr., 2016. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732016000200287&script=sci_arttext

    6. Ghiggino LT et alii. Iniquidades raciais em estudos populacionais de alimentação e nutrição. Research, Society and Development, v. 11, n. 12, e397111234610, 2022. Disponível em : http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34610




  • 5ª aula - 15 de setembro

    5ª. 15 de setembro - Comunicação e educação em saúde

    O que é comunicação? Como nos comunicamos?

    Nossas experiências de educação. Onde aprendemos? Como aprendemos? Com quem aprendemos? Quando aprendemos? A gente ensina? Como ensinamos?

    Leitura

    1.      Coriolano-Marinus MWL, Queiroga BAM, Ruiz Moreno L, Lima LS. Comunicação nas práticas de saúde: revisão integrativa da literatura. Saúde e soc. 23(4): 1356-69. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/v4qzCcwMMwyyz5TtztQ9sMg/abstract/?lang=pt

    2.      Teixeira RR. Modelos comunicacionais e práticas de saúde. Interface: comunic , Saúde, Educ 1 (1): 7-40. 1997. Disponível em https://www.scielo.br/j/icse/a/rVXdv4ybFSXZmXwXXMGrvkh/?format=pdf&lang=pt

    Leitura complementar

    1.      Carvalho DBN, Freire VP, Linhares RN. Educação e meios de comunicação social: reflexões para compreender as novas relações comunicacionais no espaço escolar. Cad. graduação ciências humanas e sócia 5(3): 147-60. 2019

    2.      Almeida CV. Modelo de comunicação em saúde ACP: as competências de comunicação no  cerne de uma literacia em saúde transversal, holística e prática. In: Lopes C, Almeida CV,  editors. Literacia em saúde na prática. Lisboa: Edições ISPA; 2019. p. 43-52. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353446118_MODELO_DE_COMUNICACAO_EM_SAUDE_ACP_AS_COMPETENCIAS_DE_COMUNICACAO_NO_CERNE_DE_UMA_LITERACIA_EM_SAUDE_TRANSVERSAL_HOLISTICA_E_PRATICA

    Orientação para o Juri simulado de 29 de setembro
    Distribuição dos grupos nos locais de visita


    Tendências pedagógicas e educação em saúde

    1.      Pereira ALF. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad Saúde Pública 2003; 19(5): 1527-34.

    2.      Silva, CMC et al. Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Ciênc. saúde coletiva, 2010; 15(5). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000500028&lng=en&nrm=iso

    3.      Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos, implicações para a saúde coletiva. Cien Saude coletiva. 19(3): 847-52, 2014.

    Leitura complementar

    1.      Cavalcanti Peixoto de Vasconcelos AC, Magalhães R. Práticas educativas em Segurança Alimentar e Nutricional: reflexões a partir da experiência da Estratégia Saúde da Família em João Pessoa, PB, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação: 2016, 20 Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180142937009

    2.      Berbigier MC, Magalhães CR. Educação nutricional em universitários e estratégias para promoção de saúde institucional: revisão integrativa. Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza, 30(2): 264-274, abr./jun., 2017

    3.      Oliveira, SRG, Wendhausen, ALP. (Re)significando a educação em saúde: dificuldades e possibilidades da Estratégia Saúde da Família. Trabalho, Educação e Saúde, 2014, 12(1), 129-147. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100008&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S1981-77462014000100008


  • 6ª aula 20 de outubro

    6ª 20 de outubro – 

    Readequação do cronograma da disciplina

    Política Nacional de Promoção da Saúde

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNaPS: revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância à Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_pnaps.pdf

    Rocha DR, Alexandre VP, Marcelo VC, Resende R, Nogueira JD, Akerman, M. Processo de revisão da Política Nacional de Promoção da Saúde: múltiplos movimentos simultâneos. Ciência & Saúde Coletiva, 19(11):4313-4322, 201. DOI: 10.1590/1413-812320141911.11232014

    Campos, GW; Barros, RB; Castro, AM. Avaliação de política nacional de promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva,2004; 9(3), 745-749. Disponível em

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000300025&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S1413-81232004000300025

    Traverso-Yepez MA. Dilemas na promoção da saúde no Brasil: reflexões em torno da política nacional. Interface Comunic., Saúde, Educ. 2007; 11(22): 223-38. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832007000200004&script=sci_arttext.

     Advocacia em saúde 

    Texto recomendado

    Germani ACCG, Aith FA. Advocacia em promoção da saúde: conceitos, fundamentos e estratégias para a defesa da equidade em saúde. R.Dir. Sanit, 2013; 14(1): 34-59. DOIhttps://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v14i1p34-59





  • 7ª - 27 de outubro

    7ª. 27 de outrubro – 

    Intersetorialidade – prof Marco Akerman

    Akerman M.  Intersetorialidade? IntersetorialidadeS!  Ciência & Saúde Coletiva, 19(11):4291-4300, 2014.  Disponível em

    https://www.scielo.br/j/csc/a/LnRqYzQZ63Hr5G4Hb7WPQLD/?format=pdf&lang=pt

    Beck AL, Bartos MSH, Lotta G. Só a saúde resolve? A urgência de ações intersetoriais na crise do COVID-19. Estadão 3 de maio de 2020. Disponível em https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-e-sociedade/so-a-saude-resolve-a-urgencia-de-acoes-intersetoriais-na-crise-do-covid-19/

    Alves KPS, Jaime PC. A Política Nacional de alimentação e Nutrição e seu diálogo com a Política Nacional de Segurança alimentar e Nutricional. Ciênc. saúde coletiva 19 (11), 2014. Disponível em https://doi.org/10.1590/1413-812320141911.08072014


  • 8a aula- 31 de outubro - terça feira

    8ª. aula - Participação social

    Juri simulado

    1.      COELHO, Juliana Sousa. Construindo a participação social no SUS: um constante repensar em busca de equidade e transformação. Saude soc., São Paulo, 21 (supl. 1); May 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902012000500012&lng=en&nrm=iso>.

    2.       Moeckel Amaral Lustosa, M., Peiter, G. M. C., & de Oliveira, J. C. (2019). Soberania alimentar, movimentos sociais, cidadania e processo emancipatório. Revista Scientiarum. Disponível em https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.41

    3.      Martins, PC; Cotta, RMM; Mendes, FF; Franceschinni, SCC; Priore, SE; Dias, G; Siqueira-Batista, R. Conselhos de saúde e a participação social no Brasil: matizes da utopia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 2008; 18(1), 105-121. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312008000100007&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S0103-73312008000100007

    4.      Rocha NC, Doria NG, Boia JM, Bógus CM. Organização e dinâmica do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo: implicações para sua atuação na construção da política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Rev Nutr. 2012; 25(1): 133-46. Disponível em: http://www.nutricaoemfoco.com.br/NetManager/documentos/artigo-organizacao.pdf

    Sugestão de leitura complementar

    1.      Burlandy, L. A atuação da sociedade civil na construção do campo da Alimentação e Nutrição no Brasil: elementos para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, 2011; 16(1), 63-72. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000100010&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S1413-81232011000100010.

    2.      Milani CRS. O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e europeias. Rev. Adm. Pública. 42(3)2008 Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122008000300006

    3.      Silva FB, Jaccoud L, Beghin N. Políticas sociais no Brasil: participação social, conselhos e parcerias. In: Jacoud L (org). Questão Social e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo - versão 2009. IPEA, 2005. Cap 8 Disponível em https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/Livro_Questao_Social.pdf



  • 9a aula - 10 de novembro

    9ª. 10 de novembro -  Políticas Públicas em Segurança Alimentar e Nutricional 

    Documentário - Antes do Prato - Mestrando João Paulo Padula Furgeri

    Bortolini GA, Pereira TN, Nilson EAF, Pires AC, Moratori MF, Ramos MKP, et alii. Evolução das ações de nutrição na atenção primária à saúde nos 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição no Brasil. Cad. Saúde públ. 2021. Sup1: e00152620. https://doi.org/10.1590/0102-311X00152620

    Jaime PC, Delmué DCC, Campello T, Silva DO, Santos LMP. Um olhar sobre a agenda de alimentação e nutrição nos trinta anos do Sistema Único de Saúde.  Ciênc. saúde colet. 23 (6), 2018. Disponível em  https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.05392018

    Carvalho SM, Bezerra I, Rigon AS, Cassarino JP. Feiras Orgânicas enquanto política de abastecimento alimentar e promoção da saúde: um estudo de caso. SAÚDE DEBATE 46( N. Especial 2): 542-554, 2022 disponível em https://www.scielo.br/j/sdeb/a/py7FSkCmpNGmBZw4yzNnhVc/?format=html&lang=pt

    Moraes DV, Machado CV, Magalhães R. Governança e coordenação intersetorial de políticas públicas: a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional. SAÚDE DEBATE 45(130): 575-589, 2021. Disponível em https://doi.org/10.1590/0103-1104202113002

    Leitura Complementar

    Rodrigues de Assis SC, Priore SE, Castro Franceschini SC. Impacto do Programa de Aquisição de Alimentos na Segurança Alimentar e Nutricional dos agricultores. Ciência & Saúde Coletiva. 2017, 22.  Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=63049587029

    Almeida, AM, Dantas JNS, Pellenz Guareschi A. JLV, Análise dos efeitos das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional a partir de indicadores da FAO. Braz. J. of Develop. 4(2): 642-54 2018. Disponível em https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/139

    Video Interamerican Development Bank. “Inclusive, Sustainable and Resilient Food Systems: Challenges and Opportunities for Latin America and the Caribbean”, Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lUoKk7P3mS4



  • 10ª. aula 14 ou 17 de novembro - Visitas

    10ª.  Promoção da saúde na prática

    Centro de Referência do Idosos do Mandaqui- Nosso contato  Dra Ana Paula Maeda  HORÁRIO 9h Rua Voluntários da Pátria 4301 o CRI fica na casa amarela (ou pelo menos era...)

    Centro de Referência de Cidadania do Idoso- Nosso contato - Dra Cláudia Alencar - HORÁRIO    10h30  - Rua Formosa, 215 em baixo do viaduto do Chá

    CRESAN DIA 14/11 Nosso contato - Profa Jéssica Vaz -  Rua Nella Murari Rosa, 40 - HORÁRIO - 10h

    Ponto de Economia Solidária do Butantã -10/11 às 13 horas  Nosso contato - Dra Denise - Av. Corifeu de Azevedo Marques, 250 

    CECCO Bacuri  -  Av Sumaré, 67 Nosso contato Dra Rita ou Christiane - Horário 10 horas

    Bom Prato da Lapa - Nosso contato - Dr Enéas. -  R. Afonso Sardinha, 245 HORÁRIO 8h30   ATENÇÃO -Levar avental, touca e máscara para poderem entrar na cozinha Nutricionista - Thaís  
    Cozinha comunitária - contato realizado pelas alunas

  • 11ª. aula - 24de novembro

    11ª. 24 de novembro 

    Mesa Redonda: o papel educador dos nutricionistas

    Dra Andrea Catalani Wong

    Dra Amanda Christovam Ribeiro

    Dra Viviane Laudelino


    Apresentação de visita


  • 12ª aula 1 de dezembro - TERÇA FEIRA

    12a - apresentação de visitas
    Cada grupo terá cerca de 20 minutos para a apresentação, seguido de perguntas.
    A avaliação das apresentações considerará: 

    • Uso do tempo
    • Qualidade do material de apoio utilizado 
    • Didática de apresentação
    • Análise crítica e profundidade

    Avaliação da Disciplina

    Caros alunos gostaria que avaliassem a disciplina de promoção da saúde nos seguintes itens

    • Conteúdo
    • Uso do moodle, material disponibilizado
    • Metodologias utilizadas: observação do espaço urbano aulas expositivas, roleplay, júri simulado, visitas, mesa redonda
    • Avaliação através do portfólio
    • Monitoria
    • Relação docente-discente
    • Sua participação em aula
    • Sugestões


  • 13ª aula - 05 de dezembro

    13ª aula - 05 de dezembro