Kursthemen

  • Bem-vindo à farmacoepidemiologia

    Venha conhecer como utilizar o método epidemiológico para compreender o processo de utilização de medicamentos pela população e contribuir para promoção do seu uso seguro e racional.

  • Bem-vindo

    Docentes

    Professor responsável

    Prof. Dr. Fernando Mussa Abujamra Aith

    Professores convidados

    Profa. Dra. Adriane Lopes Medeiros Simone

    Profa. Dra. Patricia Aguiar

    Profa. Dra. Tatiana Toporkov

    Farm. Tatiane Bomfim Ribeiro (Doutoranda)


    Objetivos

    Capacitar o aluno a utilizar métodos epidemiológicos para compreender o processo de utilização de medicamentos pela população, com vistas à promoção do seu uso seguro e racional.


    Conteúdo

     FERIADO DE CORPUS CHRISTI
    Quinta-feira - 19 as 21 horas
    NoiteNº Aula2022Docente ResponsávelFormato
    23/mar1Introdução à farmacoepidemiologiaFernando AithPresencial
    30/mar2FarmacovigilânciaFernando AithOnline
    13/abr3Programa Nacional de Segurança do Paciente e Erros de Medicação.Marília VisacriPresencial
    20/04/20234EUM - Crianças e IdososPatrícia Melo AguiarPresencial
    27/abr5EUM - Adesão e AutomedicaçãoPatrícia Melo AguiarPresencial
    04/05/20236EUM Quantitativos: ATC/DDDAdriane Lopes MedeirosOnline
    11/05/20237EUM Quantitativos: painel de dados abertos da AnvisaAdriane Lopes MedeirosOnline
    18/05/20238EUM Quantitativos: precificação e custo de medicamentosAdriane Lopes MedeirosOnline
    25/05/20239EUM Quantitativos: indicadores do uso de medicamentosTatiane RibeiroPresencial
    01/06/202310Informações em saúde: uso do TABNETTatiana ToporkovPresencial
    08/06/202311Feriado - Corpus Christi
    15/06/202312Revisão sistemática/MetanáliseTatiana ToporkovPresencial
    22/06/202313Real-World Evidence
    Daniela MeloPresencial
    29/06/202314FarmacoeconomiaTatiane RibeiroPresencial
    06/07/202315ProvaFernando AithPresencial


    Avaliação

    A avaliação consiste em:

    • Elaboração de 1 (uma) prova final, individual, valendo 10 (dez) pontos


    Norma de recuperação: Os alunos com frequência mínima de 70% (setenta por cento) e nota final entre 3 (três) e 4,9 (quatro vírgula nove) poderão fazer uma prova escrita sobre o conteúdo integral da disciplina.

  • Aula 1

    Introdução à farmacoepidemiologia

    • Capítulo Princípios de Farmacoepidemiologia escrito pela Dra. Nicolina Silvana Romano Lieber em: Silvia Storpirtis, Eliane Ribeiro, Ana Luiza Mori. (Org.). Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 1ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007, v. , p. 37-45.

    • Epidemiologia chega à segunda edição com novos capítulos e com a revisão e atualização dos demais. Acompanha o livro um caderno de exercícios práticos que, em sua maioria, são baseados em dados epidemiológicos reais e atualizados. Este livro se propõe a servir como bibliografia de referência para o ensino nos cursos de graduação e pós-graduação em saúde e como fonte de consulta e atualização para todos os que necessitam de conhecimentos recentes associados a uma didática moderna.

  • Aula 2

    Farmacovigilância

    A Farmacovigilância relaciona-se com o atendimento clínico ao paciente e busca fazer o melhor uso possível dos medicamentos durante o tratamento, diagnóstico ou prevenção de doenças. Nenhum profissional de saúde quer machucar seus pacientes, mas, infelizmente, qualquer medicamento às vezes fará exatamente isso. As informações proporcionadas pela farmacovigilância permitem um uso inteligente baseado em evidências e tem o potencial para prevenir muitos casos de reações adversas. Um farmacêutico com bons conhecimentos em farmacovigilância poderá identificar os riscos e seus fatores no menor tempo possível para que o dano possa ser evitado ou pelo menos minimizado e, consequentemente, garantir que cada paciente receba a terapia ideal. A aula de Farmacovigilância será ministrada pelo Dr. Fernando Mussa Abujamra Aith, professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), diretor geral do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário da USP e professor visitante da Université Paris Descartes.


    • Estudo elaborado no âmbito do projeto de pesquisa Mapeamento e análise das normas jurídicas de resposta à Covid 19 no Brasil do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), atualizado mediante solicitação da Comissão Parlamentar de Inquérito criada pelos Requerimentos do Senado Federal 1371 e 1372, de 2021, por meio do Ofício 57/2021 CPIPANDEMIA.

    • Artigo de opinião publicado em 24 de abril de 2020 no jornal Folha de São Paulo pelos professores Dr. Daniel de Araujo Dourado e Dr. Fernando Aith sobre o papel do estado em atuar para garantir que os tratamentos para as doenças sejam seguros e eficazes.

    • O Boletim DIREITOS NA PANDEMIA é uma publicação de difusão científica da Conectas Direitos Humanos e do Centro de Pesquisas e Estudos de Direito Sanitário (CEPEDISA) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), com periodicidade quinzenal e duração limitada, que apresenta resultados preliminares do projeto “Mapeamento e análise das normas jurídicas de resposta à Covid-19 no Brasil”. Reunindo uma equipe multidisciplinar, o projeto compreende pesquisa documental para constituição de um banco de normas, com produção de dados para análise qualitativa de impacto potencial sobre direitos humanos, além de produção de dados para desagregação e análise quantitativa, em especial cruzamento de dados sobre as normas com indicadores epidemiológicos.

  • Aula 3

  • Aulas 4

    EUM: Crianças e Idosos


    • Considerando que não tivemos aula presencial na data de 20/04, gostaria que os grupos 1 a 4 elaborassem uma resenha crítica sobre o artigo para o qual foram designados (grupos 1 e 2 - crianças; grupos 3 e 4 - idosos), considerando especialmente a importância do tema e impactos sobre o cuidado do paciente e políticas de saúde.

      Além disso, os grupos 5 a 8  deverão elaborar seis perguntas sobre os artigos, sendo três para cada tema.

      É necessário que apenas um integrante de cada grupo adicione o(s) arquivo(s) e lembrem de adicionar o nome completo e número USP de todos do grupo. 

      Data máxima de entrega: 26/04 às 23h59min

      Boa atividade!


  • Aula 5

  • Aula 6

    EUM Quantitativos: ATC/DDD


  • Aula 7

    EUM Quantitativos: painel de dados abertos da Anvisa

    A gravação da aula está disponível em: https://drive.google.com/file/d/1I_JtT-Acmp-Qw1s4N_OXxXQJiRRHLZpv/view?usp=sharing.

  • Aula 8

    EUM Quantitativos: precificação e custo de medicamentos

  • Aula 9

    EUM Quantitativos: indicadores do uso de medicamentos

  • Aula 10

    Informações em saúde: uso do TABNET


    • O Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS é uma ferramenta de gestão que permite o acompanhamento sistemático, inclusive com série histórica, das alterações realizadas a cada competência/mês, detalhando os atributos de cada procedimento, compatibilidades e relacionamentos.
    • O DATASUS disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde.

    • O aplicativo TABNET é um tabulador genérico de domínio público que permite organizar dados de forma rápida conforme a consulta que se deseja tabular. Foi desenvolvido pelo DATASUS para gerar informações das bases de dados do Sistema Único de Saúde.

    • A coleta, processamento, análise e transmissão de informações em saúde é fundamental para uma série de atividades da farmacoepidemiologia. Como fonte de informações para as atividades da nossa disciplina, construiremos um pequeno repositório de dados com informações de preços, fornecidas pelo Banco de Preços em Saúde (BPS), e da produção ambulatorial do SUS, fornecidas pelo TABNET. O BPS é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e se destina ao registro e à consulta de informações de compras de medicamentos e produtos para a saúde realizadas por instituições públicas e privadas. O BPS é referência nacional para a pesquisa e cotação de preços de medicamentos e produtos para a saúde, podendo ser consultado de forma gratuita por qualquer cidadão, órgão ou instituição pública ou privada. TABNET é um tabulador genérico de domínio público que permite organizar dados de forma rápida conforme a consulta que se deseja tabular. Foi desenvolvido pelo DATASUS para gerar informações das bases de dados do Sistema Único de Saúde, também podendo ser consultado de forma gratuita.

  • Aula 11 - Feriado

    Avaliação de Tecnologias em Saúde


  • Aula 12 (assíncrona)

    Revisão Sistemática

  • Aula 13

    Farmacoeconomia

    Profa. Dra. Daniela Oliveira de Melo (UNIFESP - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas)


  • Aula 14

  • Notas

    Controle de frequência e notas